O LOBISOMEM TUPINIQUIM. (PRIMEIRA PARTE.)

O LOBISOMEM TUPINIQUIM.

POR BETO RAMI.

(Meu nome é João Quinta, sou investigador policial, e não sei por que os casos mais estranhos sempre acabam em minha escrivaninha.)

ERA QUARTA FEIRA E EU TRABALHAVA EM UM CASO DE SEQUESTRO.

JÁ ESTÁVAMOS FECHANDO O CERCO QUANDO O DELEGADO ME CHAMOU A SUA SALA E DISSE.

-PARE COM TUDO QUE ESTA FAZENDO E VÁ ATE A ESSE ENDEREÇO, VOCÊ VAI MUDAR DE CASO.

-ESPERA AI DELEGADO LOGO AGORA, RALEI MUITO ATE AQUI. JÁ ESTAMOS FINALIZANDO ESSE CASO, VEJA FALTA MUITO POUCO AGORA, HOJE MESMO ESTARÁ TUDO RESOLVIDO.

ESTAMOS EM CAMPANA A UMA SEMANA E LOGO...

MAIS ENQUANTO EU AINDA FALAVA O DELEGADO SE DEBRUÇOU NA MESA, AJEITOU BEM OS ÓCULOS E FEZ SINAL PARA QUE ME APROXIMASSE.E DE DEDO EM RISTE ARREMATOU.

- VOU REPETIR, POIS ACHO QUE NÃO OUVIU.

ENTÃO PRESTE ATENÇÃO!

FALAREI PAUSADAMENTE PARA NÃO HAVER DUVIDAS, LARGUE TUDO E VÁ A ESSE ENDEREÇO, HOUVE UM ASSASSINATO E QUEREM QUE VOCÊ INVESTIGUE E VÁ AGORA!

FUI CLARO?

-SIM SENHOR.FALEI CONTRARIADO .

AH, LEVE O PEREIRA COM VOCÊ.

-PERA AI, ESSE ENDEREÇO FICA EM ITAQUA, FORA DO DE NOSSA JURISDIÇÃO ELES PODEM NÃO GOSTAR DA INTERFERÊNCIA DO NOSSO DEPARTAMENTO!

-FORAM ELES QUE SOLICITARAM SUA PRESENÇA.POIS E JOÃO, ESSE É O PREÇO DA FAMA, VÁ LOGO, ESSE È UM DOS SEUS.

-QUE QUER DIZER COM ISSO?

-VÁ LOGO E VEJA POR SI MESMO. RESPONDEU O DELEGADO FAZENDO SINAL COM A MÃO PARA QUE EU SAÍSSE LOGO. -VÁ ,VÁ,VÁ!

CHEGAMOS A ITAQUAQUECETUBA DEPOIS DO ALMOÇO, ANTES TIVÉSSEMOS ALMOÇADO.

A CENA ERA BIZARRA HAVIA SANGUE POR TODA PARTE, O CORPO FORA TODO DILACERADO PARECIA OBRA DE UM ANIMAL.

O DELEGADO DO DISTRITO VEIO A NOSSO ENCONTRO.

-O SENHOR É O INVESTIGADOR JOÃO QUINTA? PERGUNTOU ENQUANTO ESFREGAVA O ROSTO E ASSOPRAVA AS MÃOS COM O OLHAR FIXO A CENA.

- SIM E ESSE È O SOLDADO PEREIRA, QUE HOUVE AQUI? E PORQUE PRECISAM DE MINHA AJUDA?

-OUVIMOS MUITO SOBRE O SENHOR E SEUS CASOS, DIGAMOS ASSIM UM TANTO BIZARROS E ACHO QUE ESSE SE ENQUADRA COM O PERFIL.

DEVERÍAMOS TER UMA DIVISÃO PARA ESSES CASOS FORA DO COMUM ASSIM COMO ESSE. MAIS JÁ QUE NÃO TEMOS O SENHOR È O MAIS INDICADO.

SOU O DELEGADO DO DISTRITO E NUNCA VI ALGO ASSIM E OLHA QUE ESSA CIDADE È VIOLENTA.

VIU A CENA?(JÁ.)AGORA OUÇA O LEGISTA.

ESSE ESTAVA CALADO E EU O ENCONTREI DEBRUÇADO SOBRE UMA MESA PARECIA EM CHOQUE ELE ESTAVA DE OLHAR FIXO AO CADÁVER QUE JAZIA ENTRE OS CANTEIROS E CADA ANOTAÇÃO EM SEU CADERNO ESFREGAVA OS OLHOS POR BAIXO DOS ÓCULOS.

APRESENTAMO-NOS ELE CONTINUOU EM SILENCIO, DEPOIS DISSE QUE ESSE ERA UM CASO SINGULAR.

JÁ TINHA VISTO VÁRIOS CORPOS ATACADOS POR ANIMAIS E TINHA CERTEZA QUE ESSE NÃO ERA O CASO.

HAVIAM SINAIS DE MORDIDA E SEGUNDO ELE ERA HUMANA APESAR DOS CANINOS SEREM COMO OS DOS CÃES ELE TAMBÉM ENCONTRARA UMA UNHA QUEBRADA NO MEIO DO SANGUE E SEGUNDO ELE FOI A CAUSADORA DOS CORTES NA CARNE.

JÁ O DONO DO SITIO MOSTRAVAS-SE APREENSIVO E AFIRMOU ESTAR NO SEU ESCRITÓRIO QUANDO O FATO SE DEU. (SEU ÁLIBI FOI CONFIRMADO POR CINCO TESTEMUNHAS.)

E NÃO IMAGINAVA O QUE ACONTECERA JÁ QUE NADA FOI ROUBADO.

O NOME DA VITIMA ERA CHEMPI DA SILVA NATURAL DO CEARÁ.

MORAVA Há TRÊS ANOS NO SITIO ONDE ERA CASEIRO.

NÃO ERA CASADO E NUNCA FALOU SOBRE TER TIDO UMA FAMÍLIA.

QUANDO CHEGOU A SÃO PAULO NÃO TINHA NENHUM DOCUMENTO ERA ANALFABETO E NÃO SABIA OS NOMES DOS PAIS, POIS FALECERAM QUANDO AINDA ERA PEQUENO.

O DONO DO SITIO NADA MAIS ACRESCENTOU QUERIA APENAS QUE LEVASSEM RÁPIDO O CORPO PARA SER FEITO LOGO A LIMPEZA.

(O SITIO JÁ ESTAVA ALUGADO)

DE VOLTA AO DEPARTAMENTO PEDI AO SOLDADO PEREIRA QUE FOSSE AO CARTÓRIO BUSCAR MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O MORTO.

ASSIM QUE RETORNOU FOI ME PROCURAR JÁ FORAM LOGO DIZENDO QUE EU ME ENCONTRAVA NA SALA DO DELEGADO RELATANDO O CASO.

ASSIM QUE ENTROU TODOS OS OLHARES FORAM DIRIGIDOS A ELE .

-ENTÃO, DESCOBRIU ALGO? PERGUNTOU O DELEGADO E JÁ SE AJEITANDO MELHOR MELHOR NA CADEIRA PARA OUVIR O RELATÓRIO .

-POUCA COISA, APENAS QUE QUANDO FOI TIRAR O DOCUMENTO ELE SÓ SABIA SEU PRIMEIRO NOME E QUE ERA DO CEARÁ.

UM TABELIÃO QUE TRABALHA LA Há DEZ ANOS DISSE SE LEMBRAR BEM DO CASO.

E QUE ISSO ERA ATE CORRIQUEIRO E COMO DE COSTUME O SEGURANÇA DO CARTÓRIO CHAMOU A POLICIA PARA AVERIGUAR A ESTÓRIA.

TIRARAM SUAS DIGITAIS E SEGUNDO AS LEIS O CARA NÃO EXISTIA.

E CONFORME O CONFIRMOU ATENDENTE È NORMAL CHEGAREM PESSOAS DO NORTE OU NORDESTE SEM CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU QUALQUER OUTRO DOCUMENTO.

ALGUNS TRAZEM SÓ UM BATISTÉRIO OUTROS NADA.

BEM FIZERAM ENTÃO SEUS DOCUMENTOS E LHE DERAM UM SOBRENOME, SILVA.

-SENHOR, POSSO FALAR SOBRE ALGO CURIOSO.INQUERIU UM DOS INVESTIGADORES QUE SE ENCONTRAVA NA SALA.

-È ALGO SOBRE O CASO. PERGUNTOU O DELEGADO.

-SIM, OS REPÓRTERES O CHAMAM DE LOBISOMEM TUPINIQUIM. VEJA O ARTIGO DESSE JORNAL.(TODOS VIRARAM SEUS OLHOS PARA O JORNAL.)

SEGUNDO ELE HOUVE UM ATAQUE SEMELHANTE NO PARANÁ A VITIMA SOFREU AS MESMAS ATROCIDADES.

O NOME DA VITIMA ERA CANRLEI FERNANDES NATURAL DO CEARÁ.

NISSO O INSPETOR MARIO QUE OUVIA CALADO ATE AQUELE MOMENTO SOLTOU UMA GARGALHADA QUE ESTREMECEU A SALA.

-PODEMOS SABER O MOTIVO DO SEU MÓRBIDO HUMOR?

PRAGUEJOU O DELEGADO IRRITADO COM A FALTA DE RESPEITO E EMENDANDO UM PALAVRÃO.

-DESCULPE-ME MAIS ONDE ELES ARRUMAM ESSES NOMES. CURLY, SHEMP

PARECE ATE Os NOMES DAQUELES COMEDIANTES AMERICANOS. (O TRIO MAIS BIRUTA DA TERRA.)OS TRÊS PATETAS.

-ATE ONDE ESTOU ENTENDENDO ESTA SUGERINDO QUE PODEMOS TER UMA TERCEIRA VITIMA. INDAGOU O DELEGADO INTERESSADO NA TEORIA.

-OU MAIS ATÉ, POIS OS TRÊS PATETAS ERAM SEIS NO TOTAL. MOE, LARRY, CURLY, SHEMP, JOE E CURLY JOE.

SOU UM GRANDE FÃ NUNCA PERDI UM EPISODIO.MUITO BOM,ENGRAÇADO DE MAIS...

-TA BOM, ENTENDEMOS E JÁ TEMOS COM O QUE TRABALHAR. PROCUREM SABER COMO FOI O ASSASSINATO DO PARANÁ SEGUNDO A TEORIA DO MARIO TEM MAIS UMA PROVÁVEL VITIMA OU QUATRO.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOVAMENTE OS JORNAIS SAÍRAM NA FRENTE DE NOVO E ANUNCIARAM MAIS UM ASSASSINATO DO TAL LOBISOMEM TUPINIQUIM, DESSA VEZ NO CEARÁ

A VITIMA AGORA ERA MOU UM CIDADÃO LOCAL.

O DELEGADO ENTÃO ME CHAMOU NA SALA E DISSE.

-VEJA ESSE JORNAL, ACONTECEU DE NOVO. ATÉ RECEBI UMA LIGAÇÃO DO SECRETARIO DA JUSTIÇA QUE ME DEIXOU COM CALOS NO PÉ DO OUVIDO.

ESSE CASO ESTA ME DANDO NOS NERVOS, HOJE MESMO VOCÊ EMBARCA PRO CEARÁ E LEVE O SOLDADO PEREIRA COM VOCÊ.

SE MOE MORREU PODEM HAVER MAIS VITIMAS OU TERMINAR AI.

TUDO MUITO CONFUSO. OLHA JOÃO ESSA ESTÓRIA È ESQUISITA DEMAIS ATÉ PRA VOCÊ.

BEM, E ESPERO QUE DESSA VEZ O CRIMINOSO ACABE NA CADEIA E SEJA JULGADO.

QUANDO UM CRIME CAI NO NOTICIÁRIO O SECRETARIO DE JUSTIÇA NÃO SAI DO MEU PÉ.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUANDO CHEGAMOS A PEQUENA CIDADE DO CEARÁ UM AGENTE DA POLICIA LOCAL NOS ESPERAVA NA PARADA DE ÔNIBUS.

DEPOIS DE SE IDENTIFICAR NOS LEVOU A DELEGACIA ONDE O DELEGADO CESÁRIO NOS RECEBEU UM POUCO A CONTRA GOSTO.

SENTADO EM SUA MESA LEVANTOU APENAS OS OLHOS PARA NÓS.

-ENTÃO SÃO OS HOMES DE SÃO PAULO, TAMBÉM ESTÃO ATRÁS DE CRENDICES?DISSE SECAMENTE.

-ACREDITO QUE PERDERAM O TEMPO, O RAPAZ FOI ATACADO POR UM ANIMAL.

UM REPÓRTER ESTEVE AQUI E DEPOIS DE OUVIR ALGUNS SIMPLÓRIOS ESCREVEU UMA ESTÓRIA FANTASIOSA, DEPOIS VOCÊS SABEM COMO È JORNALISTA SÓ QUEREM É VENDER JORNAL.

-BEM, NÓS VIEMOS DE MUITO LONGE, FOI UMA VIAGEM CANSATIVA E SE O SENHOR NÃO SE IMPORTA VAMOS INVESTIGAR.

-O SENHOR È JOÃO QUINTA NÃO È? CONHEÇO SUA FAMA E NÃO ME PARECE MUITO DIFERENTE DO REPÓRTER.

-BEM,TANTO MELHOR QUE ME CONHECE,POSSO FALAR COM O LEGISTA?

-NÃO VAI DAR ELE SÓ CHEGA AMANHA, NÃO TEMOS UM AQUI. ELE VIRA DA CAPITAL.

MAIS SE ACASO QUISEREM VER O CORPO.

-AGRADECERÍAMOS MUITO!

-GÉRSON! GRITOU O DELEGADO CHAMANDO UM DOS SEUS SOLDADOS.

-SIM SENHOR! ESSE RESPONDEU PRONTAMENTE.

-LEVE ESSES SENHORES PARA VER O CORPO OU MELHOR, VENHAM SENHORES, EU MESMO OS LEVO.

JÁ NO NECROTÉRIO UM SENHORZINHO MUITO SORRIDENTE VEIO NOS RECEBER.

-DELEGADO. DISSE ELE EM TOM DE DEBOCHE .

-A CIDADE ESTA FICANDO FAMOSA PRIMEIRO OS REPÓRTERES, AGORA, AGENTES DE SÃO PAULO. SERÁ QUE O CABRA DEFUNTO ERA UM ARTISTA FAMOSO?

-SE NÃO ERA TA FICANDO. RESPONDEU O DELEGADO ENTRANDO NA BRINCADEIRA.

BEM AQUI ESTA ELE, OLHEM ESSAS MARCAS. NÃO PRECISO DE UM LEGISTA PRA DIZER QUE FORAM FEITAS POR UM ANIMAL, UMA ONÇA TALVEZ, ISSO ACONTECE COM FREQUÊNCIA POR AQUI.

ESSA GENTE VIVE NO MATO, SENHORES. POR MIM TINHA ENTERRADO O CABRA E ENCERRADO O CASO, MAIS COMO DISSERAM QUE VINHA GENTE DE SÃO PAULO E O PREFEITO ESPERA QUE O CASO DO LOBISOMEM TRAGA TURISTAS ENTÃO PEDIU QUE EU AJUDASSE.

E ENTÃO? QUE ACHARAM?

O CORPO ESTAVA TÃO DILACERADO QUANTO O DE ITAQUÁ, HAVIAM VARIAS MORDIDAS INCLUSIVE NO PESCOÇO E NOS BRAÇOS, SEU ROSTO ESTAVA TODO DESFIGURADO E PARA MIM OS DOIS ASSASSINATOS TINHAM A MESMA ASSINATURA. AJUDARIA MUITO SE EU TIVESSE VISTO O CORPO DO PARANÁ, TERIA SIDO MUITO ÚTIL E AJUDADO NO CASO.

-COMO CHAMAVA O RAPAZ MESMO? PERGUNTEI AO DELEGADO. (MOU.)MOU?

NOME ESTRANHO O SENHOR NÃO ACHA?

-O SENHOR IRIA ACHAR NORMAL SE OUVISSE O NOME DOS OUTROS CIDADÃOS.

OU O SENHOR ACREDITA QUE NOMES COMO SEVERINO,VIRGULINO,ZEFERINO,,ROMÃO,JESUÍNO,ZEFINHA, DAS DORES, SOCORRO,MISERICÓRDIA OU O MEU CESÁRIO É NORMAL.

-VERDADE,MAIS ERA MOU DE QUE MESMO? QUAL SEU SOBRENOME.

-INFELIZMENTE AQUI NÃO È BRASIL SENHOR, MUITOS DESSES NORDESTINOS NÃO TEM SOBRENOME OU REGISTRO DE NASCIMENTO O QUE DIRÁ UM R G.

MUITOS DELES NASCEM E MORREM E SÃO ENTERRADOS NO FUNDO DOS PRÓPRIOS QUINTAIS SEM QUE O MUNDO SAIBA QUE EXISTIRAM. O NOSSO AMIGO AQUI SERIA MAIS UM NA ESTATÍSTICA SÓ QUE UM REPÓRTER O DESCOBRIU SE NÃO JÁ ESTARIA ENTERRADO NO FUNDO DE UM QUINTAL.

-BEM, DELEGADO EM SÃO PAULO HOUVE UM ASSASSINATO, NO PARANÁ OUTRO E A CONCLUSÃO A QUE CHEGO É QUE OS TRÊS CASOS ESTÃO INTERLIGADOS E ACREDITO QUE OS TRÊS ERAM IRMÃOS E MOE, CURLY E SHEMP FORAM MORTOS PELO MESMO INDIVIDUO.

-OU LOBISOMEM. DISSE O DELEGADO RINDO. -DESCULPEM QUEM O ENCONTROU FOI UM PESCADOR E UM CAÇADOR

SE ACASO CONFIA EM ESTÓRIA DE CAÇADOR OU PESCADOR TERÁ UM DEPOIMENTO MAGNÍFICO O REPÓRTER ADOROU.

(CONTINUA.)