O caso da Assassina de Cianeto

“Serial killers devem permanecer na prisão até morrerem, porque este tipo de pessoa não pode viver em sociedade!”

Isso foi dito pelo investigador-chefe do que está sendo considerado o maior caso na história criminal da Tailândia.....

O caso da Assassina de Cianeto, uma mulher que foi acusada de ter tirado a vida de pelo menos 14 pessoas dentre dezenas de outros crimes!

E para ficar mais intrigante, ela não tirou a vida de pessoas escolhidas aleatoriamente, ela escolheu suas vítimas entre seus amigos, pessoas confiavam nela...

As autoridades tailandeses a classificaram como a pior assassina em série de todos os tempos daquele país do sudeste asiatico.

Essa assassina estava grávida de quatro meses quando foi presa, mas abortou meses depois na prisão.

Thongpin, a mãe de sua última vítima, acredita que foi carma e ainda, completou:

“Ela recuperou um carma ruim e desejo que todo o carma ruim continue a segui-la”

Familiares de outras vítimas falaram:

"Quero que ela seja executada.”

“A vida deve ser paga com vida. Isso acabará com tudo."

“Essas famílias não perderam apenas alguém, perderam tudo”.

“Alguns eram o ganha-pão da família, um deles tinha acabado de ter um filho.”

Essa comoção e revolta toda foi causada por apenas uma mulher!

Sararat “Am” Rangsiwuthporn, uma tailandesa de 36 anos, que foi presa em abril de 2023, depois que famílias de inúmeras supostas vítimas decidiram procurar as autoridades!

Entre 2015 e 2023, ela matou pessoas em oito províncias diferentes da Tailândia ao misturar cianeto na comida, segundo a polícia.

A maioria das vítimas que ela visou eram pessoas a quem Sararat devia dinheiro, enquanto outras eram pessoas de quem ela roubou, até onde se sabe, apenas um de dos seus alvos de envenenamento sobreviveu.

Na Tailândia, diversos assassinos se enquadram nos critérios de serial killers nos últimos anos, os mais famosos até então eram:

Somkid Pumpuang, também conhecido como Kid, o Estripador, que matou cinco massagistas e cantores de boate entre janeiro e junho de 2005.

Nirut Sonkhamhan, também conhecido como o assassino da caminhonete, envenenou nove motoristas de táxis com pesticidas entre 2011 e 2012, sendo que, pelo menos, quatro morreram.

E um dos mais notórios é um francês de 78 anos chamado Charles Sobhraj, libertado uma prisão nepalesa agora em dezembro.

Sobhraj, que é conhecido como o assassino do biquíni e inspirou a série dramática da Netflix, The Serpent, aqui no Brasil chamada de O Paraíso e a Serpente, Sobhraj foi associado a mais de 20 assassinatos entre 1972 e 1982 na Tailândia, suas vítimas eram drogadas, estranguladas, espancadas e depois queimadas.. forte heim? É, depois, se você decidir assisitir a esse seriado, me conta aqui no comentários para gente trocar uma ideia...

Sobhraj estava preso no Nepal sob a acusação de assassinar dois mochileiros naquele país.

E mesmo com tantos, digamos, monstros andando por lá, neste século XXI, as autoridades afirmam que Sararat é, provavelmente, a pior SK da história de lá!

Para quem ainda não sabe, não custa explicar, um serial killer, que em bom português quer dizer, assassino em série, segundo a Enciclopédia Britânica, é aquele que comete ao menos dois assassinatos.

Conforme esta enciclopédia também, o FBI inicialmente considerava que um criminoso poderia ser denominado serial killer quando matasse ao menos quatro pessoas, mas o órgão mudou esta definição nos anos 1990, quando passou a considerar que poderia ser definido um assassino serial quem matasse três vítimas ou mais.

Atualmente, o conceito mais conhecido e utilizado a respeito de assassinos em série é de que ele é um tipo de criminoso que comete assassinatos com certa frequência, geralmente seguindo o chamado modus operandi, e também deixando na grande maioria dos casos na cena do crime a sua “assinatura”.

No Brasil, não há definição legal, mas existe um projeto de lei que considera assassino em assassino em série o agente que comete três homicídios dolosos, no mínimo, em determinado espaço de tempo, sendo que a conduta social e a personalidade do agente, o perfil idêntico das vítimas e as circunstâncias dos homicídios indicam que o modo de operação do homicida implica em uma maneira de agir, operar ou executar os assassinatos sempre obedecendo a um padrão preestabelecido, a um procedimento criminoso idêntico.

Ney Fayet Júnior, professor de Criminologia do programa de pós-graduação em Ciências Criminais da PUC do Rio Grande do Sul, explicou para a BBC em novembro de 2017, que este tipo de criminoso age com “excesso de brutalidade, impulsividade, frieza e sadismo”.

As características gerais do criminoso, segundo o site Psiqweb, há um estereótipo comum à maioria dos assassinos em série: são homens jovens, de raça branca, que atacam preferentemente as mulheres e que cometeram seu primeiro crime antes dos 30 anos de idade.

Evidentemente aceita-se muitas exceções, enfatiza esse site.

E é exatamente o temos neste caso.. uma exceção!

Bem, continuemos com a história…

O método que foi usado por Sararat Am para cometer suas atrocidades foi o envenenamento por cianeto...

O cianeto é um produto químico mortal de ação rápida que interfere na capacidade do corpo de usar oxigênio.

Segundo o site “mundo da educação”, Cianeto ou Cianureto é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano.

E agora é parte do nome de Sararat Am, que acabou ganhando o apelido de Am Cianeto.

Bem, o cianeto de potássio pode se converter a um gás altamente tóxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.

O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar.

O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso, é… ele provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.

Realmente, é uma morte bem, digamos, bem desagradável..

O gás a base de cianureto, conhecido como Zyklon B, Ciclone B, em português, criado originalmente como um pesticida para a eliminação de piolhos e pulgas, acabou sendo usado para o extermínio de seres humanos nas câmaras de gás da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o cianeto foi o causador do envenenamente no incêndio na boate do Kiss na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O envenenamento por cianeto de hidrogênio, causou a morte de centenas de jovens pela combustão de espuma insonorizada feita com poliuretano, que em combustão libera gás cianeto.

Foram 242 vidas perdidas de jovens em razão do gás cianeto veneno e cianeto espuma.

Aconteceu, anteriormente, algo parecido no incêndio no clube noturno Lame Horse na cidade russa de Perm, lá foram 156 pessoas que morreram.

Bem, a ação do cianeto no organismo é a seguinte, o íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica, ou seja, que intoxica o sangue, acarretando uma morte rápida, mas não indolor.

Embora Sararat tenha negado os assassinatos, ela confessou o uso de cianeto, segundo a polícia.

O vice-chefe de polícia, Surachate Hakparn, chamou o caso de “histórico”.

“A Tailândia já teve assassinos em série antes, mas o número de mortes não foi tão alto”, disse ele em entrevista coletiva.

Sararat enfrenta 80 acusações, incluindo envenenamento por cianeto, falsificação, roubo e homicídio premeditado, que acarreta pena de morte.

As autoridades tailandesas, em razão desse caso, prometeram que depois do que aconteceu, haveria regulamentações mais rígidas sobre o acesso ao cianeto.

Seu marido, Vitoon Rangsiwuthaporn, um policial de alto escalão, entrou na barca com a ex-espoa e acabou acusado de fraude e peculato relacionado aos assassinatos.

A polícia disse que ele se entregou a uma delegacia depois que as autoridades emitiram um mandado de prisão.

O casal, embora divorciado, ainda morava junto.

A polícia diz que Vitoon provavelmente esteve envolvido no suposto assassinato de um ex-namorado de Sararat, o senhor Suthisak Poonkwan.

A polícia disse que depois que ela o matou Poonkwan, Vitoon a pegou em seu carro e a levou pela província local de Udon Thani, onde ela extorquiu dinheiro dos amigos de Poonkwan.

Bela dupla, hein??…

E como foi que a polícia chegou até e prendeu Sararat?

Bem, Sararat ficou sob suspeita pela primeira vez após a morte de uma amiga, uma mulher saudável de 32 anos, que teria desmaiado repentinamente e posteriormente morrido, isso desencadeou um inquérito, pois os familiares não acreditaram que se tratasse de uma morte natural.

Sararat Am e Siriporn Khanwong, conhecida por Koi, viajaram juntas ao rio Mae Klong para soltar peixes em um ritual de proteção budista, elas esperavam com esse ritual conseguir um bom carma.

Mas, em vez disso, Koi acabou tendo a sua vida arrancada por sua grande amiga e companheira de viagem!

Imagens de câmeras mostram as duas caminhando juntas em um píer, mas Koy se aproxima da água sozinha com o saco de peixes, enquanto Am vai ao banheiro.

Quando Am retorna, ela vê que sua amiga desmaiou e acena para alguns espectadores virem ajudar.

Mas enquanto alguns vem ajudar, Am foge do local, supostamente com o dinheiro, o telefone e uma bolsa de grife da vítima, pois o corpo de Koy foi encontrado sem seu telefone, suas malas e seu dinheiro.

O relatório da autópsia mostrou vestígios de cianeto.

Logo após o incidente, a polícia começou a fazer investigações, pois a família da vítima culpou Sararat.

A investigação levou à descoberta de assassinatos em série, pelo menos 11 assassinatos e uma tentativa de homicídio.

Sararat "Am" Rangsiwuthaporn, que desde então foi apelidado de "Am Cianeto", era amiga de Koy há mais de 10 anos.

Bela amiga..

“Eu chorei, fiquei chocada, gritei”, disse Thongpin Kiatchanasiri, descrevendo o momento em que ouviu a notícia da morte de sua filha Koy.

Ela ainda disse:

“Ela estava saudável, estava muito saudável e saiu de casa em boa forma.

"Eles me disseram que era insuficiência cardíaca, mas eu disse logo depois de ver a foto que era um assassinato, era um assassinato."

Dez dias depois, Am Cyanide ou Am Cianeto foi acusada e os detalhes dos seus alegados crimes começaram a vir à tona, tornando-se, provavelmente, no maior caso na história criminal do Reino da Tailândia.

Thongpin e sua neta ainda estão tentando aceitar o que aconteceu com Koy.

Veerapattra, a filha da vítima, de dez anos, tem pesadelos sobre tentar dar um abraço na mãe, mas ela foge e desaparece.

“Quero perguntar a ela por que ela fez isso com minha mãe”, disse ela à ABC.

Triste a situação dessa menina.

Desesperada por respostas, Thongpin pediu a uma amiga da família, Rapee Chamnanrue, que ajudasse a levar o caso a um nível mais elevado de atenção policial, e conseguiu!

Ela rapidamente começou a trabalhar, postando nas redes sociais uma fotografia do carro que Koy dirigia.

Quase tudo está na internet atualmente..então, não demorou para que “detetives online” localizassem o veículo, em um endereço na frente da casa que pertencia a um policial que conhecia o ex-marido de Am.

Am Cianeto foi inicialmente acusado apenas de roubo e a morte de Koy foi tratada como natural.

Mas como a autópsia encontrou posteriormente vestígios de cianeto em seu corpo, tudo mudou.

Dez dias depois de Koy ter sido encontrada morta, Am foi presa e sua suposta onda de crimes começou a ser revelada.

Thongpin, a mãe de Koy, diz que se sente triste e orgulhosa do legado de sua filha.

“Perdi minha filha e não queria que fosse assim, mas Koy ajudou outras vítimas”, disse ela.

Realmente, se tudo não fosse revelado, as outras pessoas não teriam começado a desconfiar e, assim, quem sabe quantas mais ela mataria se Koy não morresse.

Já que foi depois que a morte suspeita de Koy ganhou as manchetes, outras famílias começaram a dar o alarme de que seus entes queridos também haviam morrido após terem isdo vistos pela última vez com Am Cianeto.

O vice-chefe de polícia, general Surachate Hakparn, disse que essas mortes tinham outras semelhanças com as de Koy.

As famílias se perguntaram por que as vítimas eram saudáveis e depois tiveram uma insuficiência cardíaca tão severa que foram a óbito.

E outra similaridade entre as vítimas é que elas também tinham unhas pretas nas mãos e nos pés.

E a polícia, então, começou a “reinvestigar” alguns casos de mortes ocorridos há quatro anos.

Segundo o vice-chefe de polícia foi constatado que houve alguma imprudência nas investigações da polícia local nas diferentes províncias onde ocorreram os envenenamentos, inclusive no caso de Koy.

Para ele, se os investigadores locais tivessem relatado a causa da morte como insuficiência cardíaca, o médico reportaria o mesmo, algo como um copia e cola, sem se aprofundar na autopsia.

Pois, como havia uma grande defasagem de médicos forenses nas províncias, os que estavam por lá sobrecarregados de trabalho simplesmente escreveram relatórios seguindo as opiniões dos agentes da polícia.

Mas depois da morte de Koy a polícia e os peritos iniciaram um trabalho exemplar!

Nos três meses seguintes, a polícia entrevistou mais de 900 testemunhas e examinou 26.500 documentos.

O General Surachate disse ter encontrado evidências de que Am Cianeto envenenou 15 pessoas ao longo de oito anos em oito províncias.

Outra prova que colocou Am em situação difícil foi um pedido online de cianeto que ela realizou.

Dos 14 corpos investigados, encontram cianeto em sete deles.

Nos casos em que o cianeto não foi encontrado no relatório da autópsia, o General Surachate disse que a polícia pediu aos médicos forenses que examinassem as imagens e dessem a sua opinião especializada.

Eles descobriram que as unhas, mãos e lábios ficaram pretos por terem sido envenenados e o veneno que fazia os corpos ficarem assim era qual? Claro. o cianeto!

Duas das supostas vítimas de Am eram policiais, uma era seu namorado na época da morte e as demais eram amigas ou conhecidas.

Apenas uma pessoa sobreviveu ao envenenamento.

Mas o que levou essa tailandesa a cometer todas essas atrocidades…

Especulá-se que o vício dela por jogos pode ter dado início a tudo isso..

A polícia chegou a conclusão de que todos os mortos tinham algo em comum e isso levou as autoridades a unir os casos, o que facilitou as investigações e piorou em muito a situação de Am Cianeto.

As vítimas eram pessoas a quem Am devia grandes somas de dinheiro ou eram pessoas que foram roubadas por ela para financiar seu vício em jogos online, jogos de azar, claro.

As investigações apontaram que ela estava perdendo no jogo cerca de 10 milhões de baht, a moeda local, ou seja, 425 mil dólares por dia! Absurdo...

Bem...Am Cianeto foi acusada de roubar centenas de milhares de dólares de suas vítimas, antes de atraí-las para uma refeição..a última refeição, pois de alguma forma ela envenenava seus credores.

Outras vezes, ela invertia, primeiro matava e depois roubava os pertences e vendia.

Para se ter uma noção da cara de pau, a polícia descobriu que os bens de Koy estavam numa loja de penhores, mas em nome de Am Cianeta.

Isso acabou se tornando mais uma das tantas provas contra a tailandesa.

Homicídio premeditado, tentativa de homicídio, roubo, adulteração de alimentos e falsificação, esses são alguns dentre os mais de 75 crimes aos quais Am Cianeto foi acusada pela polícia…

Segundo o General Surachate, Am Cianeto se enquadra no perfil típico de uma assassina feminina, pois se fosse um homem, ele estaria caçando vítimas principalmente para fins sexuais, mas para as mulheres, geralmente comete essas atrocidades por uma questão de bens.

E já vimos que Am Cianeto matou para subtrair bens ou porque ela devia dinheiro e, quando não tinha dinheiro para pagar, ela começou a matar aqueles que confiaram nela....

Junto com Am outras duas pessoas também foram acusadas.

Um deles é o seu ex-marido, o tenente-coronel da polícia Vitoon Rangsiwuttaporn, que foi acusado de ocultar os alegados crimes.

A polícia diz que ele pegou Am Cyanide depois que ela supostamente matou seu então namorado.

Também foram feitas acusações contra sua advogada, Thanicha Aeksuwannawat, (é, mais um nome impronunciável!) por ajudar seu cliente a destruir ou ocultar provas.

Os três suspeitos negaram as acusações.

Mas será que Sararat Am Cianeto poderá enfrentar a pena de morte?

A gente que acompanha as notícias criminais sabe que lá na Tailândia tem pena de morte…

A lei daquele país prevê penas que variam de 10 a 20 anos de encarceramento, prisão perpétua e, como eu disse antes, até a pena de morte.

Especialistas dizem que interpretação do juiz local é decisiva para cada caso.

Am Cianeto enfrentará o tribunal em 2 de outubro de 2024 e nós vamos continuar acompanhando para atualizar vocês!

Para as autoridades o importante é que Am Cianeto não escapará de ser julgada, pois ela não pode alegar que está doente ou algo do tipo, como acontece seguidamente em outros países, já que por lá, eles entedem que ela é uma psicopata e que não tem consciência nem culpa, mas não doente.

Se for considerada culpada de todos os crimes pelo quais está sendo acusada, Sararat Am Cianeto pode se tornar a pior assassina em série da história daquele país.

Ela também poderá enfrentar a pena de morte, embora a pena capital na Tailândia seja rara, ela acontece.

A execução mais recente foi em 2018, a primeira desde 2009.

Mas se Am Cianeto confessar os crimes, ela poderá evitar a sentença capital e cumprir uma pena reduzida de prisão perpétua.

“Os serial killers devem ficar na prisão até morrerem porque esse tipo de pessoa não pode conviver com outras pessoas na sociedade”, de acordo com o General Surachate.

Como eu falei lá no início, Am estava grávida de quatro meses quando foi presa, mas abortou meses depois na prisão.

Thongpin, a mãe de sua última vítima, acredita que foi carma e diz que Am recuperou um carma ruim e que deseja que todo o carma ruim continue a segui-la e quer muito, mas muito que Am Cianeto seja executada, pois, para ela, vida deve ser paga com vida e só isso acabará com tudo!

E você o que acha, concorda com essa mãe enlutada??

Fontes:

https://www.bbc.com/news/world-asia-65478494

https://www.nationthailand.com/thailand/general/40027070

https://www.abc.net.au/news/2023-09-30/am-cyanide-thailand-s-worst-suspected-serial-killer/102869490

https://www.abc.net.au/news/2023-09-30/am-cyanide-thailand-s-worst-suspected-serial-killer/102869490

https://intertox.com.br/conheca-a-toxicologia-do-cianeto/

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/cianeto-potassio.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/serial-killers-prisao-ou-tratamento.htm#:~:text=Aceitamos%20como%20defini%C3%A7%C3%A3o%20que%20serial,pessoas%20em%20quest%C3%A3o%20de%20horas.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2022/02/22/caso-mary-hellen-o-que-diz-a-lei-na-tailandia-sobre-prisoes-por-drogas.ghtml

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 03/04/2024
Código do texto: T8034128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.