INSETHUMANOS

E foram através do tempo e da mediocridade, se transformando em uma espécie de “Insethumanos”. Sim, como aquele em que se transformou Gregor Sansa. Como aqueles que sempre foram pensados e colhiam as migalhas de suas subserviências como se disso dependesse suas sobrevivência...

Mas, insistentemente, a esmagadora maioria desses seres se achava muito ocupada com as últimas invenções tecnológicas (celulares, iphones, mp3, 4,5..., câmeras digitais, notebooks etc.) com suas doses diárias do ópio televisivo. Dos novos hits sertanejianos, pagodianos e os Créus de suas orações dançantes, para notarem as transformações que silenciosamente neles ocorriam.

Infelizmente, havia uma patrulha ideológica pronta a atacar qualquer ser humano que não se sujeitasse a viver sob a égide das novas tendências sócio-culturais imposta pelos doutos “Insethumanos”. Quem assim agisse, sofreria na pele toda a fúria e rancor dos novos seres que, não suportavam o que não era igual a eles... Abominavam o novo.

Nessa nova era globalizada, todas as esferas públicas e privadas tinham em seus quadros de chefias os “Insethumanos-Mor”. Eram eles que delegam poder e tarefas a seus subordinados diretos, que subsequentemente, as repassavam para alguém que estivesse abaixo dele na hierarquia “Insethumaniana”.

O problema era que, em cada autarquia, oligarquias, secretarias e afins, esses subordinados tinham o mesmo poder e arrogância dos “Insethumanos-Mor”, e isso gerava conflitos, traições e tudo o que se possa encontrar nesses locais que se transformaram em verdadeiros “Antros de arbitrariedades”..

Havia um código de ética e moral não explicito, que regiam as relações entre aqueles que se deixaram transformar em “Insethumanos”: O poder e o dinheiro acima de tudo, não se importando com os métodos empregados para atingirem esses fins. Havia espiões entre os proletariados (Assim chamados por não fazerem parte da casta “Insethumanianas” nem dos humanos que relutavam bravamente em aceitar as idéias e ideais dos Insethumanianos que passaram a chamá-los simplesmente de “Povo”). Trabalhando como cães fiéis para esses seres hipócritas e mesquinhos, que os usavam como massa de manobra seguindo a lógica do pão e circo dos Romanos.

Esses pobres proletários viveram sempre as margens da sociedade. Moravam em locais degradantes chamados antigamente de favelas e periferias (Aos quais os Insethumanos chamam de “comunidades”), e, muitos deles, após grande esforço pessoal, galgaram uma posição de destaque entre as hostes financeiras locais.

Alguns de forma ilícita, seguindo o código ético-moral dos insethumanos. Dentre os que conquistaram honestamente suas posições sociais, muitos se alienaram e, sem se darem conta, já haviam se transformado em Insethumanos. Outros entram para células de resistência moral, que não compactuavam com as veleidades e promiscuidades Insethumanianas.

Esses heróis da resistência eram sempre achacados, desacreditados, tidos como radicais e um eminente perigo a ordem social estabelecida... Dentre todos os meios usados para operarem a propagação da nova ideologia, é no seio educacional onde mais visivelmente encontramos a genética de tais ideais. Todos os Insethumanos-Mor (leia-se: conselhos de educação, ministros, secretários de educação, pedagogos, psico-pedagogos, doutos, Phd’s e teóricos da educação, filósofos educacionais, professores etc.), envolvidos nessa área, tem cada um a seu modo receitas mágicas, milagrosas, de como se deve melhorar a educação através de decretos lei, atos normativos, Mp’s,Ldb’s e tantos outros meandros burocráticos utilizados pelos Insethumanos para perpetuarem seus imorais dogmas educacionais,

Na base dessa pirâmide, estão os professores. Muitos deles profissionais profícuos, altamente competentes e não alienados aos conceitos e dogmas “Insethumanianos”, que têm a árdua missão de conviverem com professores medíocres, ineficientes e totalmente apáticos aos novos desafios que surgem no horizonte globalizado e globalizante, mas que mantêm os mesmos direitos (E não os deveres) do professor sério e comprometido com a melhoria da educação.

Isso se deve a legislações ultrapassadas, direitos adquiridos caducos e o pior de todos os males: o inter-relacionamento político-pessoal que regem a política do toma lá da cá entre os “Insethumanos” em seus mais variados graus hierárquicos, e os medíocres que os seguem cegamente para manterem seus status e seguirem destruindo as melhores mentes que passem por suas inábeis mãos...

Qual a aparência dos “Insethumanos”??? Igual a de qualquer ser humano comum. A metamorfose por que passaram e os transformaram em insetos humanos se deu no âmbito mental... Muitos grandes vultos da história humana já previam o surgimento desses “Insethumanos”, entre eles um que disse: “De tanto ver triunfar nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”.

LEILSON LEÃO

Leilson Leão
Enviado por Leilson Leão em 17/02/2009
Reeditado em 17/02/2009
Código do texto: T1444453
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.