MOMENTO HUMOR – LETRAS E LETRINHAS
Alice no País do “Pleonasmo”...
 
A Alice fica sempre
constamente muito aborrecida e sonolenta, enquanto sai para fora  e senta-se com a irmã mais velha dela quando... vê com seus  olhos um coelho branco olhando e vendo o relógio dele mesmo e conversando com ele.

Ela segue o coelho, e entra para dentro de um buraco de muita profundidade funda. É o habitat natural do coelho!

Alice continua seguindo o coelho descendo para baixo que vai dar em um corredor com uma porta fechada minúsculamente pequena que conduz para um jardim de flores.

Ele come uma comida  e bebe uma bebida  e dá a ela, que fazem com que mude o tamanho.  Mas ela ainda está impossibilitada de entrar para dentro da porta no jardim florido.

Quando ela fica enorme, ela chora lágrimas  de frustração, e quando ela encolhe por todos os lados, ela é pequena bastante para nadar ao redor de uma piscina
de água, feita das suas próprias lágrimas molhadas .

Na piscina, ela encontra muitas criaturas, inclusive um rato roedor.

As criaturas e Alice conseguem sair para fora da piscina e secar. Mas a Alice acaba sozinha solitária.

A Alice acha a casa do coelho e cresce para cima e fica bem alta. Mais ainda depois de beber outro líquido aquoso e estranho, ela assusta o coelho e as vizinhas dele que estão muito pequenos. Alice assustada encara de frente  com um lagarta que fuma um “narguilê”.

Ele irrita a Alice e lhe
 pede, a ela que recite poesia com rima, o que ela não faz corretamente certo.

O lagarta informa a Alice que comendo um lado do cogumelo em que ele mesmo está sentado, isto a fará grande e maior, mas comendo da outra lateral  do lado a fará pequena e menor.

Alice ainda está procurando em busca de se
tornar, dentro de uma medida ideal, do tamanho corretamente certo para entrar para dentro  no jardim florido de flores.

Ela entra para dentro de uma casa, nos bosques, onde uma duquesa, o bebê feio dela, o cozinheiro hostil dela, e o felino  gato de Cheshire dela residem convivendo juntos.

A cozinha está cheia de pimenta e pratos lançados, que foram quebrados de forma destrutiva e  com raiva.

Alice tenta salvar o bebê deste ambiente, mas o bebê logo se transforma em um porco, assim ela é forçada a deixar isto prá lá e partir, e não retornar de novo.

O felino gato de Cheshire surge aparentemente, manifestando um sorriso sorridente  a Alice.  Recomenda que ela visite o “hatter furioso” ou a lebre de março.

O felino gato de Cheshire desaparece e reaparece novamente surgindo  de repente. Finalmente, ele desaparece sumindo gradualmente e fica só um resto de seu sorrir sorrindo.

Ao entardecer do dia, Alice vai para a casa da lebre de março onde ela acha uma festa em que se serve um chá. Alice se senta à mesa com a Lebre, o Hatter, e o Arganaz.

Ela os acha rudes e  rapidamente depressa se aborrece com eles, assim ela parte, sem retornar, no momento em que se notava as estrelas do céu, bem no alto.

Ela decide entrar para dentro de uma porta em uma árvore e novamente, mais uma vez, se encontra no quarto com a porta minúscula que conduz para o jardim florido.

Nesta hora, ela consegue entrar para dentro do jardim florido.

Neste jardim repleto de flores ela se encontra com três jardineiras, rosas brancas manchadas de vermelho.

Elas têm medo de ser executada a morte pela rainha de corações.

De repente aparece a rainha  econvida a Alice a jogar “croquet”. Alice, então se une a um jogo muito estranho. Ela aprende logo que a duquesa será executada a morte.


A cabeça decapitada  do felino  gato de cheshire aparece sobre o solo e causa um movimento real. A duquesa é trazida da prisão para contar novidades recentes e começa iniciando a falar com Alice sobre a moral de tudo.

A rainha sentencia sua decisão, gritando alto para a multidão de pessoas! . Alice deveria  conhecer a falsa  tartaruga; ela é escoltada pelo “Gryphon”.

Alice aprende a história da falsa tartaruga, olha e  vê uma dança chamada A Lagosta Quadrille.

Alice tenta recitar poesia, sem certeza absoluta, com pouco sucesso novamente. O Gryphon parte para Alice para corteja-la, quando... eles ouvem que o julgamento para julgar o “Rei de Corações”  está começando no início.

O “Rei de Corações” está sendo julgado por roubar objeto alheio... as tortas da rainha! Alice é instigada a comparecer pessoalmente ao tribunal e ouvir com seus ouvidos, o testemunho do hatter e o cozinheiro da cozinha real.

A própria Alice em pessoa é chamada para testemunhar os fatos reais, depois que ela mesma , inexplicavelmente, cresceu para cima  novamente.

Alice é impertinente e o Rei ordena que ela deixe o tribunal, retirando-se imediatamente. Mas ela recusa a sair. Ela fica enfurecida pela deslealdade  dos procedimentos do tribunal legal, o que provoca a rainha a ordenar a execução de morte dela.


Alice informa o tribunal que eles são nada mais que um pacote de papel como pasta feita de fibras vegetais, e eles se levantam para cima e a atacam. É neste momento, ao amanhacer do dia, que Alice percebe que ficou por muito tempo adormecida no colo da irmã.


Ela fala para a irmã sobre ter sonhado um sonho maravilhoso que teve e então entra para dentro .
 
A irmã dela fica encantada com o sonho e imagina que Alice retornou de novo, viveu a vida  como uma mulher adulta, crescida, mas que ainda é uma criança  com uma sensação maravilhosa para repetir novamente, o sonho sonhado como um elo de ligação, antes de entardecer o dia mais uma vez.


Alice sabe que esteve pessoalmente presente no “País do Pleonasmo”, porque toda vez que lembra, recorda seu coração feliz, com sorriso nos lábios .

 
Estória de Lewis Carrol . Resumido e Adaptado por Valéria Reani Rodrigues Garcia
 
Informo aos leitores que continuarei usando em meus textos a ortografia antiga até 2010. A nova ortografia entrou em vigor no Brasil no dia 1º de janeiro de 2009, mas a ortografia antiga continuará válida até o dia 31 de dezembro de 2012. Os livros escolares distribuídos pelo Ministério da Educação poderão usar uma ortografia ou outra em 2009, mas em 2010 deverão estar adequados ao acordo ortográfico.

“Qualquer produção escrita, ou de imagem da Advogada Valéria Reani Rodrigues Garcia, são protegidas pela Lei Federal 9610/98. A reprodução mesmo que de trechos, sem a autorização da mesma, configura crime sujeitos as penalidades previstas em lei”
 
 
Valéria Reani
Enviado por Valéria Reani em 13/07/2009
Reeditado em 16/07/2009
Código do texto: T1697846
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.