UMA DOR QUE NÃO SE CALA


Sinto-me como uma folha seca perdida no tempo e no espaço. É como se os meus pés nunca tivessem tocado nesse chão. Chao escorregadio de lama, dejetos humanos, sangue e suor!


Está chegando o fim desse corpo mortal. Mas a minha vida fluirá para sempre nas veias dessa terra.
 
 Queria como um  ultimo alento ver um dos meus filhos, mas não sei quem são e nem onde eles estão.  Foram arrancados de mim enquanto eu os amamentava. E o meu peito foi cedido para alimentar  os filhos daqueles que  me tratavam como animal.
 
 Uma densa neblina cobre os meus olhos, já não sei se é dia, já não sei se é noite. Todavia as lembranças continuam vivas da minha mente. Tão vivas como o olhar lascivo daqueles que violaram o meu corpo pueril e corromperam a minha dignidade de mulher; tão vivas como estalo do chicote no meu  lombo e no lombo dos meus irmãos; tão vivas como o sangue dos inocentes que mancharam esse solo; tão vivas como os cantos de lamentos e de dor que se ouvia nas senzalas.


Lembro-me com detalhes de tudo que me aconteceu naquele  trágico dia, em que fui arrancada do seio da minha pátria, para ser brutalmente violentada e escravizada nessa terra. Mas do que vale a minha indignação e a minha aclamaçao por justiça, acaso isto agora mudará o rumo da história? 
Sou apenas uma negra velha no leito da morte.
 
Mas ficam os vivos, os herdeiros da dor. Oxalá que eles não se intimidem, que unam suas forças e lutem com bravura. Para que as gerações futuras não sintam no lombo o peso da cor.
 
Estou indo. Quem chorará por mim? Quem velará o meu corpo? Isto também já não importa. O fardo da dor, das humilhações e das injustiças já não pesam sobre mim. Parto feliz, a minha esperança nao morreu junto com os meus sonhos. Sinto que Nosso Senhor  me espera de braços abertos.

 

A morte deu-me a carta de alforria.  Sinto-me livre!  As correntes de aço não conseguiram prender  a minha alma!

jambo
Enviado por jambo em 28/08/2009
Reeditado em 04/11/2023
Código do texto: T1779836
Classificação de conteúdo: seguro