O ATO DE CRIAR...E NA SOLIDAO SE CRIA MELHOR?

          Herminio Vaccaro, italiano, de Padua, emigrou para o Brasil no meio da segunda guerra mundial, era o ano de 1944, a esposa tinha morrido em um bombardeio, ele tinha parentes e amigos em minha cidade, veio ele , o filhinho Flavio de 10 anos e a filha Giulia de 8 . Era escultor, ainda nao era famoso, tinha feito algumas obras na Italia, em Padua, em Roma, Veneza e quando conheceu Carla Pontini em Roma, casou e ficaram morando em Padua ate' o dia fatidico da morte dela. Nem pensou. Embarcou.

            Em pouco tempo em minha cidade ja' se sentia em casa, o bairro por la' era um reduto italiano...tutti bona gente...parlare de amore..bon giorno..tutti...tutti..e quem nao se sentiria em casa...aprendeu o portugues rapidinho, se apegou aos costumes mas mantinha as tradicoes italianas...Flavio e Giulia, que acabou virando Julia, era mais facil para falar na escola....em instantes ja' eram '' brasileiros''....brasileirinhos italianinhos...bambinos!!!

              Herminio nunca se casou. Havia muito falatorio de que ele era um '' Don Juan "", um Casanova...mas casar? nunca...gostava de dancar, beber, brincar, viver e andava sempre bem '' vestido'', na moda...e 'as vezes sumia por dias...diziam que estava trancado em sua casa, fazendo '' aquelas estatuetas, aquelas cabecas, animais..e tentanto vender.

             Vendia ali pelo bairro, depois pela cidade toda e foi ate' Sao Paulo um dia e comecou a vender muito, bastante mesmo para algumas galerias por la'....no espaco de treis anos sua vida mudou...ganhou muito dinheiro, comprou uma das melhores casa do bairro, grande, enorme, reformou melhor ainda, muros altos,  cachorros, alarmes que ele mesmo colocava....se algum moleque pulava o muro para pegar uma bola, se enroscava em linhas, arames e latas caiam e aquele barulhao faziam...ele sabia!!! a molecada morria de medo....eu tambem!!!

               O tempo passou. Flavio casou, Julia tambem, foram cuidar da vida...em outro bairro, em outra cidade..vinham de vez em quando visitar o pai.

                Herminio tinha uma empregada que lhe fazia limpeza, refeicoes....vinha de manha, ia embora 'a tarde, aos sabados viamos ela indo embora ali pelo meio dia, uma hora...domingo nunca a viamos por ali...

                 Ele agora estava nos seus sessenta e poucos, cabelos grisalhos, espessos bigodes, grisalhos tambem, continuava esbelto, elegante, ainda tendo gosto e dinheiro para se vestir bem...saia com algumas '' sirigaitas'' do bairro, como diziam minha mae , avo' e as '' comadres'' de plantao ali pelo bairro, varrendo calcadas e de olho nos '' outros''....coitados dos '' outros''!!! que fofocaiada!!!

                Um dia soubemos que ele havia dispensado a empregada, ela mesma contou para as '' comadres'' da rua..e que iria trazer uma senhora de Sao Paulo e tambem um motorista para dirigir o carro para ele...estava ficando velho e os filhos achavam melhor assim..isto era o que ela dizia e ele tinha dito 'a ela.

                Um sabado 'a tarde, um '' bruta carrao novo, zero, para na frente da casa dele, desce um baita '' negao'', vestido com uniforme de motorista...abre o portao, abre a garagem, o carro entra...mas o povo da rua, os olherios de plantao viram...Herminio ao lado do motorista, uma linda moca e uma senhora de '' cor'' sentadinhas, quietinhas..o carro sumiu na garagem.

                 Era agora um entra e sai com o carro...apenas viamos o motorista, abria o portao, tirava o carro, fechava o portao, entrava no carro, zarpava...viamos apenas a cabeca dele, Herminio,  e '' dela''...quem seria ela?...quem seria a senhora de cor?...o povo curioso, querendo saber...

                 Nunca esta senhora de cor colocou os pe's na rua..nunca ninguem a via, nao ia a feira, nao colocava lixo para fora, nao varria calcadas...e nem o motorista, e muito menos a moca bonita...Herminio fazia tudo isto!!!

                 Herminio agia normalmente e quando perguntado dizia algo '' que nao se podia entender'', dava bola nao, ia andando , disfarcava e nao respondia...e sempre vinham pequenos furgoes buscar o que achavamos serem estatuas, figuras....colocavam os furgoes de re' no portao que ficava entreaberto e viamos caixas e caixas sendo levadas embora....devia vender e muito, ganhava muito, era rico, pensavamos....danado!!!

                  Um dia voltavam de Sao Paulo no carro, o motorista, Herminio e a bela '' desconhecida''...houve um acidente pavoroso....entrou embaixo de uma carreta, deu o que fazer para os bombeiros retirarem os treis de la'...e...e

                  Herminio tinha falecido na hora, sangue por todo lado, pedacos...foi o primeiro a ser retirado e levado embora e o motorista e a bela, agora, '' adormecida'' eles nao '' tocaram'' nao...nem poderiam!!!

                 O motorista nao tinha as maos, apenas o tronco sentado , a cabeca no banco do passageiro ao lado....

                 A Bela Adormecida estava dividida em treis pedacos e os treis pedacos em outros menores...maos esfareladas, cabeca esmagada, bracos em pequenos pedacos.....

                 Flavio e Julia foram avisados. Providenciaram tudo para o funeral de Herminio...mas quanto ao motorista e a Bela , agora, ''espedacada'' nada puderam fazer...isto agora era um caso de policial...para detetives descobrirem...e eles, os detetives, descobriram...

                 Flavio abriu a casa e Julia foi conduzindo e Flavio seguindo os policias....encontraram a senhora de cor dormindo...tentaram acordar, de jeito nenhum, Julia tocou, gritou...:- esta' gelada...deve estar morta e correu...

                 O policial descobriu e viu...viu uma estatua de pedra, tamanho natural...onde estaria a senhora de cor?

                 Flavio abriu uma sala, enorme, inteirinha com '' nichos'' nas paredes e pequenas estatuetas ali...e em cima de uma mesa um livro, grande pesado, aberto pela metade, as paginas anteriores todas preenchidas...dia, mes e ano...nome, destino e numeros e dizendo em que nicho estava , se tinha sido vendida e para quem...e acharam

                 O nicho do motorista estava vazio...tinha dados ali apenas, dizia tudo, o dia da '' criacao''.. o motivo, para que iria servir...como conservar e como '' a pedra iria crescendo, crescendo ate' chegar 'a perfeicao'''

                 No nicho da Bela a mesma coisa....

                 E no nicho da senhora de cor , instrucoes de como '' alimentar'', tratar para que nao '' endurecesse'' de vez, virasse pedra de novo""....nao tratou, virou.

                 Eram feitas, o motorista, a Bela e a senhora de cor, de pedra, e 'a pedra voltaram...

                  Nunca tiveram uma gota de sangue...e continuaram assim...'' enxagues'', sem sangue, sem vida,
apenas '' pedras''....calcareas....pesadas...misteriosas...misterios da mente...misterios que a solidao faz, solidao e' coisa braba, coisa ruim que so' vendo, solidao mata...com pedradas!!!
 
                  Tudo foi abafado. Tudo foi escondido.

                  Nada se revelou. Tambem!!! Pudera!!!

                  Revelar o que? ninguem nunca soube de nada.

                 '' NADA  AINDA FOI ESCLARECIDO NO CASO 

                   DO ACIDENTE COM O FAMOSO ESCULTOR 

                   HERMINIO VACCARO ""...diziam as manchetes dos jornais

                    Caiu no esquecimento da policia e dos jornais.

                    No meu , nas comadres da rua, nas varredoras
das calcadas e nos fofoqueiros de plantao nao....nem nunca vai ser esquecido, dizemos...mas nao dizemos nada, temos medo, quem tem ...tem medo do desconhecido!!

    *************************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 23/03/2010
Código do texto: T2153835