TUDO SOBRE NERO

Tudo sobre Nero

Nero foi um imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã e até hoje é uma das figuras históricas mais polêmicas de todos os tempos. Seu nome completo era Nero Cláudio Augusto Germânico. Nasceu na cidade de Anzio (na atual Itália) no dia 15 de dezembro de 37. Nero tornou-se imperador romano em 13 de outubro de 54, numa época de grande esplendor do Império Romano. Nos cinco primeiros anos de seu governo, Nero mostrou-se um bom administrador. Na política, usou a violência e as armas para combater e eliminar as revoltas que aconteciam em algumas províncias do império. No tocante às guerras de expansão, Nero demonstrou pouco interesse. De acordo com os historiadores da antiguidade, empreendeu apenas algumas incursões militares na região da atual Armênia. Suas decisões políticas, militares e econômicas eram fortemente influenciadas por algumas figuras próximas. Entre elas, podemos citar sua mãe, Agripina, e seu tutor, Lucio Sêneca. O que mais marcou a história de Nero foi o caso do incêndio que destruiu parte da cidade de Roma, no ano de 64. Porém, de acordo com alguns historiadores, não é certa a responsabilidade de Nero pelo incidente. O imperador estava em Anzio no momento do incidente e retornou à Roma ao saber do incêndio. Os que apontam Nero como culpado baseiam-se nos relatos de Tácito. Este afirma que havia rumores de que Nero ficou cantando e tocando lira enquanto a cidade queimava.

O fato é que Nero culpou e ordenou perseguição aos cristãos, acusados por ele de serem os responsáveis pelo incêndio. Muitos foram capturados e jogados no Coliseu para serem devorados pelas feras. Além deste episódio, outros colaboraram para a fama de imperador violento e desequilibrado. No ano de 55, Nero matou o filho do ex-imperador Cláudio. Em 59, ordenou o assassinato de sua mãe Agripina. Nero se suicidou em Roma, no dia 6 de junho de 68, colocando fim a dinastia Julio-Claudiana. Até aqui, tudo bem, mas o que eu quero lhe contar é sobre o Nero que eu conheci e vamos aos fatos:

Era uma tarde chuvosa do mês de março de 2005, passando uns dias na cidade de UTI com a Tânia, tivemos a oportunidade de conhecer um rapaz por nome Nero. O sonho dele era ser bombeiro, até que depois de duas tentativas frustradas foi aprovado no concurso pra fazer parte da brilhante equipe de “homens do fogo”.

Nero era conhecido por toda a população utiana e era querido por ser um rapaz de boa índole, tendo mostrado isso logo no primeiro ano que vestiu a gloriosa farda do corpo de bombeiros. Nero além de apagar muitos incêndios, prestou assistência a muita gente que se encontrava em perigo. Nero sempre estava sendo solicitado para resolver problemas de socorro na vizinhança. Quando estava de serviço prestava socorro juntamente com os amigos de farda e quando estava de folga, Nero corria para socorrer fosse quem fosse. O rapaz que realmente era um sacerdócio da profissão, fora condecorado várias vezes pelos atos de bravura que literalmente era o seu “prato preferido”.

Certa vez, uma cidade vizinha coberta de barracos em uma favela, de repente começou a se incendiar e as pessoas apavoradas passaram a telefonar para Nero, pois somente ele tinha a manha de apagar fogo. Quando ficou sabendo que a cidade estava em chama, o homem parecia transtornado parou de tocar seu violino e se revestiu de uma coragem incalculável. Foi correndo em direção a cidade e sozinho conseguiu apagar o fogo, salvando toda a população daquela localidade. Os jornais anunciavam, as televisões propagaram com orgulho e sempre citando o nome do herói Nero que havia apagado o fogo da cidade em chamas. O mundo todo ficou sabendo da fortaleza do homem que passou a ser conhecido como o apagador do fogo da cidade vizinha de UTI, um dia ficou sabendo que sua mãe dona Bia estava em perigo e foi correndo para salvá-la. Sinceramente, eu fiquei emocionado quando tomei conhecimento da bravura de Nero e até fiz questão de lhe conhecer pessoalmente. Seu semblante era sereno, seus traços fisionômicos eram literalmente de uma pessoa tranqüila, de uma pessoa que se preocupa em fazer o bem. Em uma entrevista, Nero chegou a dizer que para ele nada se comparava com o momento em que ajudava alguém. O repórter lhe perguntou qual teria sido o momento que mais lhe deixou forte de sentimento do dever cumprido. Nero, disse que todos os momentos que ajudou seu semelhante foram marcantes, mas quando sozinho apagou o fogo daquela cidade, ficou realmente com a sensação de ter sido o herói do fogo e com isso realizou o maior sonho da sua vida. Apagar o fogo de uma cidade inteira, salvando mais de 100 mil pessoas. Numa noite fria do mês de julho, Nero foi apresentado em todos os canais de televisões, rádios e jornais da região. Essa foi a verdadeira estória do Nero que eu conheci e contei nesse livro de contos do jeito que gosto de contar.

Do livro MERA COINCIDÊNCIA do Autor Clotan, páginas 51 e 52.

Registrado na Biblioteca Nacional direitos reservados. Esse livro

estará na praça a partir de setembro de 2010.

Clotan
Enviado por Clotan em 07/08/2010
Código do texto: T2423554
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.