SEXO, MULHERES E ECOLOGIA

SEXO, MULHERES E ECOLOGIA

Curso teórico-prático, em dez jornadas, refeições incluídas, comida natural. Método do prof. Yassuf Mun. Sexo, Mulheres e Ecologia, uma abordagem circunstante.

Foi este mais ou menos o texto do anúncio que o Meira colocou, sem muitas pretensões, no Balcão. Qual não foi o seu espanto ao receber na sua caixa-postal cerca de cem cartas, uma até da Argentina, pedindo informações sobre o curso.

Se a princípio ele estava pensando em arrancar alguns trocados da população ávida por sexo e ecologia, agora a coisa precisava ser mais séria, um golpe mais sério. O preço, obviamente, seria mais caro, ainda mais se ele tivesse que passar pelo próprio prof. Yassuf.

Meira era escaldado em armar golpes. Vocês se lembram da moda das pirâmides no verão de 88? Ele foi um dos cabeças. Depois deu uma de analista de cachorros, foi pastor evangélico - de uma seita própria, comercializou carros furtados, vendeu terrenos inexistentes, "tirou algum" com o pessoal do PT/Mensalão; enfim, coisas do estelionato eram a sua especialidade.

Agora este curso de sexo, mulheres e ecologia, em dez jornadas, com refeições incluídas - com sobremesa à base de açúcar mascavo e farelos em geral - parecia ser um bom negócio.

No anúncio seguinte, resolveu explorar um pouco mais o apelo sexual do curso. "Aulas teóricas US$100, aulas teóricas e práticas US$200. Pagamento de 50% na inscrição. Vagas limitadas. Reserve já". Não é que ele recebeu novamente cerca de cem cartas, na maioria de mulheres, pedindo informações e umas trinta inscrições? O Meira chegou a colocar um turbante, bigode e barbas postiças para ensaiar em frente ao espelho como ele ficaria de prof. Yassuf.

Esperou uma semana quieto. Nada. Ninguém reclamou nada. Lascou, então mais um anúncio, falando em turmas limitadas a quarenta pessoas e que agora só haviam pouquíssimas vagas. O início do curso seria no dia 20. Inscrições até o dia 18. Foi uma beleza! Com mais de 80 inscrições feitas, faturou cerca de dez mil dólares. Colocou então um derradeiro anúncio solicitando aos inscritos se dirigirem para a secretaria do clube Ecomil - clube e respectivo endereço fictício -

para pegarem as demais instruções sobre o curso e os recibos das inscrições.

Com o dinheiro apurado, o Meira está embarcando para um cruzeiro no Caribe, bem antes do dia 18, é claro, onde, no navio, pretende dar umas palestras e consultas sobre numerologia e o ponto "G". Quando chegar ao Caribe, voará para Amsterdã para montar um esquema de fornecimento de pe ças íntimas eróticas e "sex toys" para o Brasil, bem como se preparar para dar umas consultorias sobre ecologia quando voltar para cá e, quem sabe, pegar uma boquinha no novo governo...

_____________________________________________________

Texto adaptado do original que dá nome ao livro de humor reflexivo de Luiz Otávio