Há minha primeira vez no Maracanã.

Quando eu era pequeno, o meu maior sonho era assistir uma partida do meu time do coração no maior palco do futebol mundial; o estádio Mario Filho conhecido como Maracanã. Anos e anos atrás meu pai me dizia que o casamento entre Flamengo e Maracanã era para vida toda, o domingo sem jogo no maracanã era um dia sem graça as pessoas nem saiam na rua, assistiam as partidas na televisão, meu pai é um rubro-negro roxo as pessoas podiam falar mal dele, mas do flamengo ninguém falava. Ele discutia com qualquer pessoa que falasse algo do mengão, juntava os amigos no fim da década de 80 e ia para o maracanã assistir as partidas, para ele o time do flamengo era uma verdadeira orquestra e o seu maestro era o lateral-esquerdo Júnior capacete era assim que o chamavam, quando tinha um falta a ser cobrada então ai os torcedores nem se preocupavam dizia que bola parada zico cobra e guarda e era mesmo, o galinho de Quintino guardava mesmo, ele falava que Leandro era o maior Lateral-direito do mundo, fazia da lateral uma sapucaí, desfilava com seus dribles e seus cruzamentos para o centro-avante Nunes fazer os gols, ele dizia que o meio de campo da Seleção Brasileira tinha que ter Andrade, Adílio na companhia de Zico não era atoa que meu pai se gabava em dizer que o Flamengo do passado é mil vezes melhor do que os flamengo da década de 90 e dos anos 2000.

Eu sou Wallace e como meu pai Jorge, sou flamenguista doente sempre tive um sonho que era de conhecer o maracanã, pra mim é o estádio mais valioso do mundo, mais do que o Camp Nou estádio do Barcelona, Old Traford estádio do Manchester United e Santiago Bernábeu estádio do Real Madrid, sempre que tinha um jogo do flamengo já na década de 90 eu perguntava ao meu pai:

- Wallace: Pai, quando você vai me levar no maracanã?

Ele me respondia:

- Jorge: Filho, tenha paciência um dia eu te levo lá, é que aqui no Brasil os torcedores não se respeitam, partem logo para a violência!!

- Wallace: Entendo, vou esperar.

Ele sabia que eu era doido para fazer parte da torcida e gritar o nome do time que tanto amávamos. O meu pai não se entusiasmava tanto como antes com time, depois do último título brasieiro em 92 com Júnior aos seus 38 anos o flamengo não conquistou mais títulos brasileiros foram 17 anos em jejum. Em 95 eu já estava mais crescido e estava cada vez mais apaixonado pelo o futebol, meu time ganhou as manchetes de todos os jornais pois o flamengo tinha o melhor ataque do mundo naquele ano, Sávio, Romário e Edmundo formavam um trio muito forte e intimidavam os marcadores, eu me entusiasmava muito pois via que esses jogadores poderiam decidir uma partida a qualquer momento.

Depois de tantas partidas o trio não correspondia muito e as torcidas adversárias criaram uma músiquinha para eles:" pior ataque do mundo, pior ataque do mundo!! Para um pouquinho, descansa um pouquinho Sávio, Romário e Edmundo!!!".

Eu sentava ao lado do meu pai no sofá de casa e ele abaixava a cabeça e dizia:

- Jorge: Que vergonha, meu Deus!!!

- Wallace: Pai, não fique assim, isso é uma fase ruim e já isso passa.

Meu pai me olhava e dava sorriso e dizia:

- Jorge: Wallace meu filho, a situação do flamengo é muito crítica a tendência é piorar com essa nova diretoria, o flamengo de antes não vai voltar tão cedo, temos que nos contentar com este time vergonhoso.

Ele tinha toda razão em 98 o time melhorou disputou a copa Mercosul, estava meu pai e eu numa churrascaria, minha mãe nem ligava tanto gostava também de futebol, mas preferia ficar em casa com minha avó; o jogo era quanto o Boca Juniors e nós perdemos para os argentinos, ficamos muitos indiguinados com o time queriamos faturar mais um título pois éramos bi-campeões cariocas vencendo o Vasco da Gama nas duas ocasiões.

Em 2001, as ruas estavam lotadas de pessoas, o centro do Rio de Janeiro estava tomado por flamnguistas pois conquistávamos mais um título, na verdade quase perdemos se não fosse o Sérvio Petkovic com um bonito gol de falta eu estava na rua com os meus amigos festejando enquanto meu pai e seus amigos foram ao maracanã curtir uma grande festa, o Vasco oficialmente se tornava o nosso freguês, eu chegava em casa fazendo festa sempre gritando:

- Wallace: OoOoOoh, meu mengãoooooo eu gosto de você, vamos contar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro, conte comigo mengãooooo!!!

Minha mãe logo gritava comigo:

- Lorena: Wallaceeee!! para de gritar menino, não está vendo que está assustando a sua vó!!!

- Wallace: Ah, eu esqueci. Desculpa Vó!

- Dona Maria: Tudo bem meu filho, já estou acostumada (risos).

Duas horas depois meu pai aparecia.

- Jorge: Wallace, meu filho mais que jogão foi esse, você assistiu o gol do Petkovic? mas que golaço foi aquele, o goleiro deles deve estar procurando a bola até agora(risos).

- Wallace: O Edílson também estava bem no jogo.

- Jorge: Estava, ele jogou muito também.

Perguntei ao meu pai:

- Wallace: Pai, será que um dia eu irei poder vibrar com você e os outros torcedores no maracanã um gol do flamengo?

- Jorge: Já lhe disse que é perigoso, os torcedores não se respeitam infelizmente!!! eu vou te levar eu prometo.

Fiquei feliz com este eu vou te levar eu prometo, mas não sabia quando isso iria acontecer, não sabia que ano esta proeza iria vir, mas.

Ano 2009, oito anos depois finalmente pude ir ao maracanã eu estava mais velho e já era um adolescente e já sabia muito sobre as violências nos estádios de futebol, eu ainda assistia há jogos com meus amigos da rua nos bares ou em lanchonetes para não pertubar a minha mãe em casa com tanta barulheira. Logo no primeiro semestre o Flamengo é campeão Carioca naquele ano vencendo o Botafogo e meu pai mais uma vez foi ao maracanã com os amigos e alguns vizinhos acompanhar a brilhante campanha do time ao chegar em casa ele me fez uma promessa:

- Jorge: Wallace, foi um grande jogo não foi? flamengo melhorou bastante.

- Wallace: Melhorou bastante, o ataque ainda vai melhor bastante há boatos que o Adriano está chegando.

- Jorge: Eu me lembro muito bem que lhe prometi levá-lo ao Maracanã, creio que este dia esteja chegando. Se o flamengo for campeão Brasileiro eu te levo para ver o último jogo.

- Wallace: O Senhor promete?

- Jorge: Eu prometo, mas o time tem que chegar bem na tabela para ser campeão!!

- Wallace: Eu confio no meu time, ele vai ganhar o Brasileiro este ano.

Não era uma tarefa muito fácil, times como São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Botafogo, Santos e Internacional são grandes adversários, mas não perdia a esperança. O campeonato Brasileiro se inícia, nas primeiras partidas o time até que não vai mal, empate alguns e ganha alguns jogos, semanas depois o técnico cai e eu olho para o meu e ele balança a cabeça fazendo sinal de negativo, na segunda-feira o técnico Andrade assume o time, Adriano rescinde com a Internazionale de Milão e reforça o rubro-negro carioca, o imperador declara amor ao clube.

- Wallace: Adriano veio para reforçar o ataque junto com o Sheik e com o Zé Roberto.

- Jorge: Agora o Andrade vai acertar este time, o Petkovic também já veterano voltou.

Semanas depois, acontece a estréia do Imperador. Adriano via bem no jogo, marca logo em sua reestréia com a camisa rubro-negra o jogo terminou 2 a 1 em cima do Atlético Paranaense.

Dias depois o Flamengo já estava numa boa colocação na tabela e iria enfrentar o Santos na Vila Belmiro, com a jóia Neymar e cia; Adriano não ficou de fora do jogo e fez o gol da vitória, o Rei Pelé estava nas tribunas mas não poderia ajudar em nada só se entrasse em campo, eu comentava com meu pai:

- Wallace: É pai, vai juntando dinheiro, porque final do ano nós estaremos no Maraca assistindo o mengão ser campeão(risos).

O flamengo está na liderança e Adriano é o artilheiro do campeonato.

Dezembro de 2009, último jogo e o flamengo na liderança do campeonato, como prometido meu pai me levou ao Maracanã para assistir um jogo com ele:

- Jorge: Wallace oque acha, o estádio é enorme não é?(risos).

- Wallace: É sim pai, é o maior do mundo. Estou realizando um sonho.

- Jorge: Você não viu nada ainda, lá dentro irá ver e sentir oque realmente é estar no meio da maior torcida do mundo.

Ao entrar no estádio, eu vi imensas arquibancadas, ficamos na verde onde se concentrava a maior parte da torcidas aliás o estádio estava lotado não se via nenhum gremista. Hoje era decisão o juiz dá início a partida pelo o incrível que pareça o Flamengo joga mal, time fica nervoso mesmo jogando em casa e com isso o Grêmio abre o placar eu comento com meu pai:

- Wallace: Acho que agora fica difícil, o time está jogando mal.

- Jorge: O jogo ainda não acabou, nós vamos virar!!!

Começa o segundo tempo e minutos depois o flamengo empata o jogo, Adriano realiza uma péssima partida;Petkovic sente o pesoa da idade e também não rende em campo, até que numa bola parada Ronaldo Angelim sobe mais do que o zagueiros do Grêmio e vira o jogo a torcida vai a loucura e já contam os minutos que faltam para o juiz encerrar a partida eu vibro com o meu pai a todo momento.

O juiz apita o final do jogo e o Flamengo é campeão Brasileiro de 2009, muito feliz meu pai me dá um abraço eu particularmente acredito que este foi o maior presente que ganhei em toda a minha vida, ver meu time ser campeão no maior estádio do mundo é motivo de felicidade e este momento jamais irei esquecer, conserteza o título deste conto será há minha primeira vez no Maracanã.

Um texto de Victor Nascimento.

Victor Nunes Souza
Enviado por Victor Nunes Souza em 12/02/2011
Código do texto: T2787493