O PRIMO DO BASÍLIO

Ele fala pra todo mundo lá na padaria do "seu Manoel" no bairro do Mandaqui, que é primo do heroi corinthiano Basílio, autor do famoso gol que deu o título do Campeonato Paulista de 1977 ao Timão e libertou a Fiel de um sofrimento de 23 anos sem títulos. Com essa história José Roberto Basílio, o Zoca como é conhecido, se tornou figura emblemática no bairro.

Ele participa das peladas nos campos e quadras das redondezas desde garoto, mas nunca demonstrou ter qualquer inclinação para o futebol. Os amigos o deixavam participar na esperança de algum dia serem premiados com a visita do primo ilustre e, quem sabe, ganharem um autógrafo seu. Porém, jamais alguém vira o Zoca na companhia de seu primo famoso, o João Roberto Basílio, ou apenas Basílio no meio futebolístico. Ele também nunca mostrou pelo menos uma foto ao lado do jogador, nem tampouco um autógrafo e nem mesmo uma camisa 8 do Timão dos anos 70, o que poderia até serem aceitos como prova de seu parentesco. Mas nada. Apenas a semelhança do nome e o mesmo sobrenome é que dão sustentação ao figurão Zoca. O "seu" Manoel, dono da padaria onde o pessoal se encontra todo sábado depois das peladas pra tomar umas geladas e jogar conversa fora ficava indignado.

Certo dia ele pôs uma pressão em cima do Zoca:

-Ó gajo, tu falas aos quatro cantos que és primo do tal Basílio, o heroi corinthiano, mas até hoje nunca ninguém te viu com el', ó pá! Que raio de parentesco é iesse, homem? Pelo que sabemos o tal Basílio não é esnobe nem nada, é um gajo bestial. O que passa?

-Ah "seu" Manoel, sabe como é né. Gente famosa não gosta de ficar por aí dando mole. Tem que preservar a imagem. Meu primo é muito reservado. Mas eu vou sempre à casa dele, quando faz churrasco me convida.

-Está certo, se tu dizes eu acredito, mas tu vais fazer uma coisa por mim.

-Diga lá portuga, o que é?

-O Basílio começou a carreira na minha querida Lusa, ó pá. Então, quando fores à casa del' eu vou mandar uma camisa da briosa para el' autografar pra mim.

Por essa o Zoca não esperava. Gaguejou e falou:

-"Seu" Manoel, vai ser um prazer fazer isso para o senhor, mas vai ser assim, de graça?

-Eu sabia que tu não me farias um favor desses a troco de nada não é. Pois bem, que todos sejam testemunhas que no dia que trouxeres a minha camisa da Portuguesa autografada pelo teu suposto primo Basílio, terás direito, tu e teus amigos a beberem cerveja de graça, todo sábado por um mês neste estabelecimento.

Os olhos de Zoca brilharam e a euforia dos amigos foi grande. Porém o "seu" Manoel, que não é burro nem nada completou:

-Mas tem uma condição aí, não penses que vai ser assim tão fácil, ó pá.

-Pode falar "seu" Manoel, qualquer coisa eu aceito.

-Você e seus amigos poderão beber cerveja de graça todo sábado, durante um mês neste estabelecimento, desde que teu suposto primo Basílio esteja junto, confere?

Enquanto "seu" Manoel dava gargalhadas alisando o bigode os amigos de Zoca ficaram calados olhando um para a cara do outro na certeza de que não teriam cerveja de graça coisa nenhuma.

Porém o Zoca respondeu:

-"Seu" Manoel, me dá cá a camisa da Lusa e pode encher suas geladeiras que no próximo sábado já vai ter cervejada aqui.

-É o que vamos ver, é o que vamos ver "seu" Zoca.

E Zoca pegou a camisa das mãos do português e se foi.

Passada uma semana, no sábado seguinte, no fim da tarde como de costume, a turma que havia jogado uma pelada se reuniu na padaria do "seu" Manoel, porém o Zoca não estava presente.

O semblante do português ficou sério e com ares de preocupado perguntou aos presentes:

-Onde está aquel' tratante? Cadê o Zoca com a minha camisa da Lusa? Será que perdi o freguês e a minha adorada camisa da briosa? Era só o que me faltava, como fui acreditar naquel' mentiroso?

De repente, para a surpresa de todos entra na padaria o Zoca com a camisa da Portuguesa devidamente autografada por Basílio e com uma inscrição: "cerveja tem que ser bem gelada".

O portuga quase caiu das pernas. Zoca então falou:

-Portuga, desce cerva bem gelada para mim, para meus amigos e para meu primo Basílio.

E eis que para a admiração de todos e desespero do "seu" Manoel entra no seu estabelecimento o grande ídolo da nação corinthiana Basílio, autor do gol mais famoso do Brasil e fala:

-Nunca duvidem do que um Basílio é capaz.

E durante os quatro sábados seguintes a rotina na padaria do "seu" Manoel foi a mesma. Cerveja de graça para os amigos do Zoca e para o primo Basílio.

Até hoje não se sabe se o Basílio é mesmo primo do Zoca, mas que ele gosta de uma cervejinha, isso é sabido por todos.

Visite meu blog www.escreverporpaixao.blogspot.com

Ivan De Lima
Enviado por Ivan De Lima em 28/03/2011
Reeditado em 01/04/2011
Código do texto: T2875148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.