DESABAFO

Tem certos homens que são totalmente desprovidos do conhecimento básico das boas maneiras e prática dos hábitos sociais, pobreza a meu ver nunca foi sinônimo de sujeira, nem da falta de educação (principio básico), o não saber por falta de instrução, limitação e a incapacidade são perdoáveis, mas por não querer aprender, chamo a isso de ignorância.

Eles parecem pré históricos, lembram muito os nossos ancestrais, primitivo, sem lisura, brio, sua conduta é um brucutu medieval, sem exagero, tipo orgulhoso, tem um conceito elevado até desmedido de si próprio. Arrogante, pernóstico e com ar de soberbo, ostenta o que não tem,sem qualquer demagogia ou excesso de palavras esta é a característica identificadora dos mesmos.

Eu fui criada de maneira a valorizar os laços fraternos, com toda ou qualquer dificuldade e este aprendizado, esta conexão entre certos estímulos e determinadas respostas, é o que resulta e aumenta a adaptação do ser vivo ao seu ambiente.

Fiz questão de transmitir para minhas filhas valores que embora muito tendesse a conceituar como antigo, eu classifico como consciência de suas qualidades e que faz de uma idéia o que são ou parecem ser, consiste em tentativas empreendidas pelo homem para definir a formação de seu caráter, não sou retórica, apenas adepta aos bons costumes.

Elas aprenderam a respeitar idosos, aos seus, a serem tolerantes, a admitir-nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes, a começar dentro de casa a vida social, porque a virtude mais útil é a tolerância, nutrir afeto é uma disposição da alma

Tem sujeito que é metido a esperto cheio de artifícios traiçoeiros, de insídia, embuste e embromação, ele consegue se transformar de vilão a vítima injustiçada.

Outro dia de uma simples conversa com um tipo desses passou a discussão quando foi reprimido por excesso e abuso de confiança, simplesmente porque não respeita regras comuns estabelecida, e nem as acata como necessária em prol da boa convivência civilizada.

Então foi usado a exemplo, como referencia outra pessoa a fim de que tirasse de ensinamento, proveito, a citação foi mencionada apenas para fundamentar as regras citadas e justificar opinião, mas o dito se armou na defensiva, sentiu-se ofendido e na sua santa ignorância disse:

“Se tem uma coisa que odeio na vida é ser comparado com alguém”

Primeiro que ódio é uma palavra muito forte, um sentimento que conduz ao mal que faz-se ou que se deseja a outrem, é ira contida, rancor violento, aversão instintiva, incita agressividade e dar margem a sua personalidade.

Depois comparar é estabelecer paralelo, por frente a frente, é confrontar cópia com o original, acarear, o que não tem haver.

É uma pena, pois pessoas assim são totalmente infelizes e normalmente solitários, jogam fora a oportunidade de ser querido.

Sem família, fugiu cedo de casa, caiu no mundo, preferindo às duras penas vivendo e dormindo em qualquer lugar, se intitulando “cigano”, sem qualquer referencia... Por vontade, ora acredito que sua maturidade psicológica e intelectual apresenta alteração psíquica.

Quando o conheci contou uma história fantasiosa de sua vida, dizendo não ter familiares e fez disto sua verdade, o que vir a descobrir mais tarde estar fora da realidade e quando questionado, confessou, mas não se sentiu culpado. Detonou: Para que ter família?

Não tenho saco

Mas uma vez contra diz...Se é um saco ter família como pode querer constituir uma?

Pensei: quem é este ser meu Deus?

Ele existe?

Porque até os animais vivem em bando e sentem a necessidade de cuidar e zelar uns dos outros.

Mente insolitamente... Descaradamente .Ele não pega o que é seu - toma emprestado uma vez que você não disse nada que não poderia mexer, jamais assume ter feito algo de errado, mesmo tendo certeza de que foi nega até a morte.

Levanta de madrugada para assaltar a geladeira e sem qualquer pudor mete a colher no doce e leva a boca e repete o ato sem tirá-lo da geladeira ou colocá-lo em vasilha separada, quando embalado leva para cama e ao final joga o papel de baixo da mesma para escondê-lo, toma refrigerante e deixa a embalagem vazia, ou come e guarda panela vazia e suja.

É próprio não ter noção das coisas, tipo lavar pano de chão na pia da cozinha,tomar banho e secar os pés com a toalha de rosto, comer sem faca, pois se faz desnecessário e etc.

Meter a mão no bolso, nem pensar, para que?

Podendo ficar na aba dos outros... É mais gostoso, para quem não tem bom senso, nem culpa alguma.

Ele não quer uma profissão, quer serviço, de preferência temporário e troca como se estivesse trocando de roupa.

Dissimulado tende a manipular a quem lhe interessa de forma premeditada a contento, tipo se você o chama a conversa ele nada fala somente te fulmina com o olhar, hipocritamente vai a quem deseja dobrar, reclamar de estar sendo perseguido e injustiçado, posando assim de coitado, mas como já conhecem não o dão credito.

Imagino tamanha seja a curiosidade em saber de quem se trata qual minha ligação, bem posso afirmar que este tipo vive mais próximo do que se imagina e do que deveria, dentro de minha casa mais claramente.Meu laço afetivo é nenhum, mas infelizmente sou obrigada a conviver com esse ser, fazer o que, nem tudo é perfeito.

Todos nós temos momentos de insensatez, ou sofremos algum tipo de variação, distúrbio mental repentino que nos tira a lucidez e que denominam de paixão, e certamente é um caso típico que ocorre com alguém de minha família

Dizem que o pior cego é aquele que não quer enxergar, mas posso garantir que não é o seu caso, ela tem consciência do traste que arrumou, só não tem coragem de tomar uma atitude em nome do amor... Amor este que aos poucos destrói a vida. Mas como diz um velho ditado: “O que é de gosto, regala-se a vida”. Pergunto eu: Até onde podemos chamar isto de amor???

“Quando namorados devemos manter os olhos bem abertos, pois uma vez casado podemos fechar... que não tem mais jeito” (pastor Grassini em memória)

Cristina Siqueira
Enviado por Cristina Siqueira em 03/11/2011
Reeditado em 03/11/2011
Código do texto: T3314050
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.