JANINHO

(Esta é uma história fictícia, porém baseada em fatos reais. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência)

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ......

Edilene olhava através da janela do seu quarto a chuva fina que caía e uma criança que brincava alheia ao tempo. Conhecia de vista aquele menino, podia ter entre seis e oito anos, adorava perambular pela rua apesar de ter uma mãe, moradora de um casebre na mesma rua, mas que não ligava para ele. Diziam que não tinha a razão perfeita, algumas vezes era levada ao hospital público por conta de uma doença que a afligia. O menino ficava solto, algumas pessoas “olhavam” enquanto a mãe voltava.

Alguns dias depois Edilene voltava da cidade quando se deparou com ele. Era conhecido como Janinho, não estudava e levava a vida praticamente só, sem a companhia da mãe, que vivia enfurnada no casebre. Os vizinhos ajudavam na alimentação quando podiam e muitas vezes passavam fome e sede. Diziam que ela já viveu muito bem, até que o marido a abandonou grávida, época em que entrou em depressão e se tornou uma catadora de material reciclável, adoecendo em seguida e até deixando de cuidar do filho. Convidou o menino para ir até sua casa para comer alguma coisa, falando em seguida com sua mãe, que consentiu. Janinho fez um lanche reforçado, conversou bastante com Edilene e em seguida voltou para seu casebre, acompanhado por ela. Chegando lá Edilene teve uma surpresa ao constatar que a mãe do menino não estava. Depois de procurar pelas redondezas e não obter êxito, decidiu levar o garoto para sua casa, passando a cuidar dele como se fosse um filho.

O tempo passou e Janinho se viu sem a presença de sua mãe, que levou sumiço. Agora, já com doze anos, estudava e tinha uma vida confortável. Quando completou 18 anos já estava na faculdade cursando Medicina. Edilene tinha o maior orgulho de seu filho adotivo, sempre tratando-o com o maior carinho e sendo correspondida.

Um certo dia, quando já formado como médico cardiologista, o Dr. Jânio, assim era então conhecido, foi convidado para atender uma senhora idosa que passava mal em um abrigo próximo do seu consultório. Como bom cristão e sem interesse financeiro, se dispôs a atender a velha senhora. Uma força estranha parecia querer apressá-lo a chegar ao local, o que não demorou muito. Pegou as mãos da mulher e mediu a sua pressão, examinando-a com cuidado. Ela o olhava firme e às vezes sorria. O médico ficou impressionado com aquele comportamento e indagou dela o que estava acontecendo, tendo como resposta o seguinte: “Eu pedi muito a Deus para lhe dar um futuro brilhante e Ele me atendeu. Deixei aquele casebre na certeza de que minhas preces seriam ouvidas e agora, à beira da morte, pedi novamente a Deus, um último pedido, o de ver meu filho antes de partir para a eternidade. Mais uma vez Ele me ouviu e aqui está você, MEU FILHO”.

Lágrimas rolaram dos olhos do Dr. Jânio, que reconheceu a sua mãe desaparecida, a sua mãe biológica. Minutos depois ela fechava os olhos para sempre, antes pronunciando o seu nome na infância: Janinho.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 01/12/2012
Código do texto: T4014055
Classificação de conteúdo: seguro