A morte vem buscar? (segundo caso)

"Dona Iaia"

É comum determinadas pessoas acordar muito sedo,principalmente os mais velhos,mesmo sem nenhuma necessidade,para começar os afazeres do dia.Iolanda foi acostumada a trabalhar na roça desde criança,com ela não tinha tempo duro,apesar da idade muito avançada,com seus quase cento e um anos,continuava com a mesma rotina,era rara às vezes de vê-la quieta em casa e muito menos na cama.

Em uma manha nublada,Leonel genro de Iolanda foi trabalhar na roça, andando na estradinha de terra,algo chamou a sua atenção e parou,teve a impressão de ver a sogra agachada,desacreditado no que via,caminhou até próximo, ela estava de costas para ele,parecia estar catando coquinho no chão,então ele a chamou: -Dona Iaiá o que faz ai com este tempo?. Ela ficou calada apenas olhando.Ele perguntou de novo: -O que faz aqui fora?. –Não esta vendo?,_respondeu ela com outra pergunta.

Leonel coçou a cabeça achando estranho,mas mesmo assim não quis insistir,deixando ela sozinha e indo embora,de vez em quando olhava para traz.Pensando no que viu,não conseguiu ir ao seu destino e retornou, voltou para casa e encontrou a esposa. –Cadê Iaiá?. –No quarto,onde mais estaria Leonel. –Lá fora,perto da casa. –Quando foi isso?. –Quase agora mulher. –Você esta vendo coisa homem. –Iaiá estava agachada. –Como isto é possível Leonel,se esta com gripe forte. –Mas eu vi Lia,ate falei com ela. –Mãe não saiu da cama hoje,esta dormindo ate agora. –E como você pode ter certeza disto Lia?. –Porque eu estava do lado dela, não arredei o pé pra nada. –Mas ela pode ter saído e você não viu,uma hora você teve que se ausentar. –Sim,mais foi muito rápido e deixei Zezinho no meu lugar. –Não estou convencido. –Se acha que se ela estivesse saído não íamos perceber?.

Então Lia resolveu levar Leonel até o quarto,onde Iolanda estava dormindo. –Veja só,mãe esta com um sono profundo. –Esta mesmo. –Olha para as roupas dela,o cabelo dela,esta com cara de quem saiu?. –Mas então quem ou o que eu vi?. –Eu não sei dizer. Estranhamente depois do que Leonel presenciou,não muito depois Iolanda,ou Iaiá como era conhecida morreu.

[Texto baseado em um caso real,não é uma lenda urbana,os nomes foram modificados,para preservar os mesmos]

*********************************************************

(Obs: Texto postado anteriormente em 18/12/2012)

Violeta Azul
Enviado por Violeta Azul em 13/02/2013
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T4138227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.