Somos parte de um todo

O vento se esfregava em meu rosto e eu sentia o cheiro da primavera adentrar no meu campo olfativo. Ouvia o som dos pássaros trazendo ternura aos meus ouvidos e, continuando atenta às percepções dos meus sentidos é que foquei a minha atenção em algo que ainda não havia surgido em meu campo de visão.

Silêncio.

Eu sabia e podia sentir a presença de alguém.

Voltei minha atenção para o que eu estava escrevendo, e fingindo ter esquecido a presença do ser, que porventura, com minha fingida distração resolvesse aparecer.

Depois de alguns minutos eu o sentia mais perto. Olhei ao meu redor e nada. Deveria estar escondido atrás de algumas das árvores que cercavam o parque.

Mais uns minutos de silêncio.

- Olá.

Virei meu pescoço e lá estava a criatura. Observei e não falei nada de imediato, dei um tempo para eu mesma me acostumar com o que estava á minha frente.

- Olá. – Eu disse finalmente.

- Seus pensamentos estão aonde? – Ele perguntou.

Não entendi o que ele quis dizer com a pergunta, mas, agora, eu podia ver em meu campo de visão claramente, um homem de cabelos curtos, de óculos, estatura mediana, e rosto sem expressão. Aventurara-se na pergunta direcionada á mim sem se quer me conhecer. Com as mãos nos bolso da frente da calça jeans. Os olhos grudados nos meus.

Percebendo que eu não respondera, continuou.

- Alguma vez você conseguiu ouvir as pessoas por dentro? – Ele perguntou.

Eu o olhei profundamente. Ele podia perfeitamente ver o ponto de interrogação em minha face, mas não sobre a pergunta e sim sobre o atrevimento que estava anexado na pergunta.

Ele continuou seu questionamento. –... Ouvindo com tanta atenção sendo até possível ouvir os pensamentos e suas lembranças? E, ainda ouvindo as pessoas pensarem em lugares que nem imaginam que poderiam existir?

- Acredito que seja possível conforme uma vontade. – Respondi e nem sei por que respondi. – Aonde você quer chegar? E começou por quê?

- Porque você me chamou. – Respondeu envolvido numa certeza desconhecida á mim.

Mais um ponto de interrogação se firmava em minha face.

- Você quer se libertar de si mesma. Isso está estampado em você, só não vê quem não quer e/ou você mesma não quer ver.

- Como sabe disso? – Perguntei.

Ele estava com o rosto sereno. Olhou para o céu, seguiu seus olhos em um pássaro que pousou em uma árvore e voltou seus olhos prendendo-os á mim.

- Tudo o que eu sei é tudo o que eu acredito existir e no meu mundo, existe. – Ele disse.

- Como o que, por exemplo? – Indaguei.

- Como imaginar as pessoas como são por dentro.

- Como as pessoas são por dentro? – Questionei.

- Dentro da maioria das pessoas há uma sensação de isolamento. Elas se sentem isoladas de todo o resto - ele pausou e continuou - e não estão, são parte de absolutamente todos e de tudo.

- Como assim? Quer dizer que faço parte desta rua? De algum pescador da Grécia que lança sua rede á um mar que desconheço? Ou até mesmo, uma mulher esperando a morte... Faço parte dela também? – Eu ri.

Silêncio.

- Não acredita em mim, não é? – Ele perguntou

- Acredito sim, e não sei por quê. Apenas sinto que devo acreditar. Porém, não tenho essa abertura de mente que você deve ter.

- Isso é porque você tem um lugar que não consegue ultrapassar dentro de você.

O ruído de um carro se fez presente entre nós fazendo-nos calar por instantes.

- E como é esse mundo que você diz existir? – Eu perguntei quebrando o silêncio entre nós.

- Ele é e está aqui – ele apontava seu dedo para a região central da minha testa - só que, quem não está preparado e tem sua parte ainda que grosseira para entender de tal forma como fazer, não consegue. Está bem dentro de você. Bem lá dentro de você.

Ele sorriu. E continuou.

- É um mundo interior que você pode se desligar de tudo. É a verdadeira beleza que se há dentro de si. Onde não há motivos para se esconder e nem mentir. E que é possível conversar com alguém sem precisar mentir como estou fazendo com você. Sem nenhum sarcasmo, nem trapaças e nem exageros. E muito menos, nenhuma das coisas que as pessoas usam para confundir a verdade.

- Sinceramente, não conheço nenhuma pessoa que faça isso sem variar as formas de mentiras as tornando prioridades em suas vidas e achar que são verdades. Um acúmulo de inverdades. E que, aos olhos humanos são confundidas.

Ele tirou os óculos. Agora dava para ver os olhos azuis bem profundos, grandes e intensos. Eu nunca tinha conversado com alguém assim, um alguém tão inteligente.

- Nossas almas são cujos órfãos que as mães solteiras antes de morrer deram a luz. Nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos, só que, enquanto humanos questionamos e queremos aquilo que não nos pertence; o materialismo, as pessoas. Estamos sempre sós, mas também somos parte de um todo.

Não sei quem ele era, mas parecia que eu estava sendo energizada por ele de uma forma que, parecia que a presença dele abria minha mente.

- Estenda a sua mão e levante os dedos. – Ele pediu.

Tocando seus dedos de leve, em minhas mãos senti um frio percorrer meu corpo. Como um curto circuito dentro de mim me despertando para o que ele queria me mostrar.

- Nossa! É seu coração batendo? – Perguntei surpreendida pela sensação de escutar seus batimentos cardíacos.

- E o seu também - ele disse. – Como eu disse antes, somos parte de um todo.

Belly Regina
Enviado por Belly Regina em 07/09/2013
Código do texto: T4471129
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.