Retórica e Gerundismo de Latemeria Menasdoensis

Luciana Carrero

Panderichthys se ocupava a tocar pandeiro numa escola de samba. Latemeria Menasdoensis estava sendo seu médico e o estaria proibindo de estar tocando nesta escola, porque devido à grande concentração de sal na Salgueiro, Panderichthys poderia acabar tendo, em breve, picos de pressão arte real.

Pan... limitava-se a responder: Celacanto e pandéiro, é porque é lá onde moro que eu me sinto bem e quéiro. E não me venha com gerundismo, porque estar tendo não é o mesmo que ter!

Quem estará avisando, amigo estará sendo! - sempre a insistir falava o Menasdoensis.

No dia do desfile da Escola, na avenida, Panderichthys teve a call-ípsis-lítteris... anunciada e andou morrendo-se todo ali.

Menasdoensis, informado que fôra, do evento funéreo, retomou falando: “Quem estivera avisando, amigo estaria sendo!”. Contudo, o coitado vinha sendo descendente de um Celacanto, peixe que parece ter sido um ancestral dos humanos. Este peixe, ainda com espécimes nos mares, tem 98% da caixa craniana preenchida com gordura e apenas 1,5% de tecido cerebral.

Então pediram um atestado de óbito. Menasdoensis escrevera:

Esteve morrendo da morte por mim temida e efetivamente morrida, mergulhando que teimava em vício de pandeiro, por andar sendo vítima de obesidade cerebral e viver sorvendo exagerada ingestão de sal, acre cida de alergia a gerundismo. Porém se onde estivera morando, sentia-se estando bem, nem quero ver-me vendo se vai estar se sentindo melhor, lá onde deverá dormir jazendo, a partir de agora, indo aos sete palmos que deverão estar lhe esperando.

Nota da autora: Não interessada estou se os gerúndios , se confrontados forem com o léxico, poderão ou não revelar-se certos, porque esta história vai sendo contada dentro dos limites do surreal, quero dizer: do sonrisal. E estes dois são avessos a conjugações verbais. Poderão estar me dando licença? - Jack estou em tripas dor e estarei saindo para andar chamando o hugo. Haverei ficado com sequelas do Carnaval?