JACÓ FEZ SUA PARTE: ECONOMIZAR ÁGUA... E SALIM?

JACÓ FEZ SUA PARTE: ECONOMIZAR ÁGUA... E SALIM?

Num domingo de verão Salim visitou a Jacó. O calor era intenso. A casa de Jacó só tinha uma instalação sanitária, de uso da família e dos visitantes. Jacó era sírio-libanês e Salim usava solidéu. Ambos vieram para o Brasil na década de 1960. Abriram uma loja de calçados e outra de vestuário. Eram vizinhos porta-a-porta, um frente para o outro.

Salim - econômico como era - só usava a instalação de Jacó, que, de esperto começou a desconfiar do patrício: na loja dele também havia banheiro e jornal para limpar as partes pudentas.

Então Jacó bolou uma estratégia, a qual comunicou aos filhos Raquel, Eliaquim e Jacozinho. No sábado Salim foi até a loja do amigo, apertado para usar a instalação sanitária. Então Jacó falou:

- Raquel, vá à instalação e faz. Raquel foi e fez.

- Eliaquim, vá à instalação e faz. Ele foi e fez.

- Jacozinho, ao banheiro. Ele também foi e fez.

Aí Salim já estava para lá de Bagdá. A urina já molhava suas calças. Então Jacó levantou- de sua cadeira de madeira e falou para Salim:

- Agora Jacó vai fazer e dar a descarga.

Ele foi e demorou uns 10 minutos. Até que chegou a vez de Salim - com as calças molhadas de urina. Mas, entretanto, todavia, Jacó não havia dado a descarga. Salim quando entrou na instalação quase vomitou. E deu a descarga, fez sua necessidade fisiológica, deu a descarga e saiu xingando Jacó:

- kexeoiacdba...

Traduzindo: seu ¨munheca de samambaia¨... Economiza até água...

Jacó respondeu:

- Liokueabdo.

Traduzindo: você é que é ¨munheca¨. Atravessa a rua para usar o meu ¨banheira¨.

Como eram patrícios continuaram amigos. Entretanto, contudo, cada um no seu ¨banheira¨. Hoje eles estão dormindo o ¨sono eterno¨, porém seus herdeiros estão ricos... Não sei se famosos!?

F I M.