Um Conto (Im)Provável

Um Conto (Im)Provável

Estava o Pai Francisco a vaguear no êxtase celestial cuidando dos canteiros das flores silvestres quando o silêncio foi quebrado pelo fervoroso clamor de seus filhos espirituais pedindo a misericórdia divina em prol de um irmão secular desvalido.

Corre célere, o Pai Francisco, buscando Pedro, o guardião dos céus, mas não o encontra mesmo nos seus lugares de providência ou de lazer.

Volve, o Pai Francisco, o seu olhar suplicante para a radiosa e bendita Mãe da Ordem, Maria, que em cortejo angélico se deliciava em passeio pelos jardins que, num gesto gracioso e maternal, envia os seus anjos para que encontrem Pedro e o convidem a desfrutar o encanto do lugar e bem-vindo à sua presença.

E, na terra, o clamor da súplica aumenta… O irmão secular desvalido não sente já que a vida se lhe esvai apesar de todos os esforços do conhecimento humano. As máquinas zumbem alertas e estertores; num momento mais e tudo estaria terminado.

Preparam-se os desenlaces finais; o anúncio da morte, o desligar dos besouros e a fisionomia triste de quem perde uma vida…

Mas eis que chega Pedro à bem-aventurada presença, esbaforido, rezingado pela sesta perdida a bordo do seu barco de pescador, resignado e obediente pelo olhar complacente de Maria, que, num gesto brusco muito próprio, golpeia com o seu cajado de pastor a máquina silenciosa anunciando a morte e a rejuvenesce estridente com tal vigor que “nunca nenhum humano, médico ou outro, tal houvera visto”.

A máquina crepitava regular e o irmão agraciado lá a seguia em cada sístole e diástole forte, a cada respiração compassada oxigenando-lhe o sangue e emergindo-o para a vida.

João Loureiro (Poeta sem Alma)

Notas:

• Pai Francisco, São Francisco de Assis;

• Secular, relativo à Ordem dos Irmãos Penitentes, posteriormente, Ordem Terceira e, actualmente, Ordem Franciscana Secular.

• Mãe da Ordem, Santa Maria dos Anjos dedicada a Nossa Senhora e a igreja onde a Ordem dos Frades Menores teve início.

Poeta sem Alma
Enviado por Poeta sem Alma em 13/11/2020
Reeditado em 23/05/2023
Código do texto: T7110985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.