(Des)Prezada Prudência

Era uma terça-feira comum. Daquelas, que não cheiram nem fedem. Daquelas, em que nada de extraordinário acontece.

Tem gente que até gosta! Tem gente pra tudo...

- Pelo menos já é melhor que a segunda!

- Tá Brincando! É o melhor dia da semana!

- Aí já tá forçando, né?

- Pior que não! Acompanha o raciocínio lógico: é o melhor dia da semana porque é o dia mais distante da segunda...

- Ah, fala sério! Vou acabar marcando um horário pra você com o Einstein. Pra umas ideias sobre relatividade...

- Vixi, pode esquecer! Só tem agendamento pra daqui a um ano e meio!

- Relaxa, que eu tenho um contatinho lá no Departamento de Ciência e Tecnologia. Da pra arranjar um encaixe na semana que vem...

- Duvido! Duvido! Duvido! Impossível! O Professor Albert não admite fura-fila! De jeito nenhum!

- Confia aqui no pai! Bora valer? Se eu conseguir, você vai pra aulinha VIP com o maluco?

- Confio no Pai! Já em você, meu chapa...

- Ih, já vi tudo! Papinho de quem tá arregando...

- Cara, se você fizer rolar pra semana que vem, eu encaro! Vou entender nada mesmo, mas vou só pra cumprir o trato!

- Então pode preparar o caderninho pra anotar tudo bem direitinho!

- Você tá falando com tanta confiança que vai descolar essa data que já tô até chegando a acreditar. Pera aí, quem é o tal do seu contato lá?

- Meu irmão, cê sabe muito bem que a discrição tem que ser o nosso principal atributo...

- Ah, tá me tirando! Mas não da nada, não! Eu também tenho minhas fontes. Afinal, acesso à informação também é uma das nossas maiores qualidades...

- Pois é! Que paradoxo, né? A gente fica sabendo de tudo, mas não pode contar nada pra ninguém...

- Vida louca mesmo! Mas já tâmo nessa há tanto tempo que nem fico mais questionando essa regra...

- É, tem jeito não! Bora lá encarar o trampo!

- Bora lá! Apesar que já faz uns anos que tô praticamente de boa. O Seu Zé tá doente há um tempão, quase não sai de casa e também não apronta nada lá dentro. Tem exigido muito, mas muito pouco de mim...

- Ah, sei bem como é! Infância, adolescência e começo da vida adulta é o maior corre pra nós. Não da pra vacilar um segundo e a caca tá feita! A partir da meia-idade começa a pegar mais leve. E fica zen total no fim da caminhada...

- Opa, vibrou aqui! Eita, mensagem do Gabinete!

- Tá de zoeira! Tirou o dia hoje, hein?

- Não, cara! Essa é real! Da uma olhada aqui!

Por gentileza, apresente-se imediatamente! Cobertura, Sala 7!

- Eita, é real mesmo! O Gabinete! Você vai entrar no Gabinete, mano! Como será que é o Gabinete? Pior que você vai lá e nem vai poder me contar nada...

- Só boto uma fé porque você tá vendo e lendo a mesma coisa que eu...

- Cara, tá esperando o quê? Sobe lá agora!

- Vou ter que passar no banheiro antes! Pra dar um talento na pessoa...

- Ouvi dizer que são quarenta minutos de elevador!

- Cobertura! Gabinete!

- Caramba! São quarenta e oito minutos de elevador! Tinha ideia que era alto, mas isso é muito, mas muito além do que qualquer um possa imaginar. Por que será que me chamaram aqui?

- Bom dia! Recebi uma convocação pra comparecer...

- Sala 7! Oi, eu sou a Ângela. Acompanho você até lá! E vâmo ligeiro, que o Doutor já tá impaciente!

- Sinto muito, mas foi quase uma hora pra chegar aqui!

- Eu sempre falo pra ele liberar o Expresso quando é caso urgente! Mas ele sempre esquece o cartão...

- Expresso? Cartão?

- Relaxa, logo você vai conhecer! Ai, só um minuto! Chegou um áudio aqui! É dele!

"Ângela! Por acaso você tá com meu cartão aí? O rapaz tá demorando demais! Libera o Expresso pra ele subir, por favor!"

- Ah, vá! Tá com meu cartão aí? Libera o Expresso! Tá cansado de saber que o cartão é personalíssimo! Só funciona com o titular! E só o titular pode acionar o Expresso...

- Personalíssimo?

- Relaxa, logo você vai saber! E, afinal de contas, você já tá aqui mesmo! Só dar dois toques na porta e entrar...

- Bom dia, seja benvindo! Da Silva, né?

- Bom dia, Doutor! É isso mesmo! Da Silva!

- Primeira vez aqui no Gabinete?

- Primeira vez, Doutor!

- Subida comprida, né?

- Quase uma hora, Doutor!

- Fica tranquilo, Da Silva! Vâmo providenciar um cartão pra você subir pelo Expresso daqui em diante!

- Daqui em diante, Doutor?

- Daqui em diante, Da Silva! A partir de hoje, você vai trabalhar aqui em cima! Se bem que, na verdade, você vai acabar passando a maior parte do tempo lá embaixo...

- Lá embaixo, Doutor?

- É, Da Silva! Lá embaixo!

- Mas, Doutor! Então não é melhor eu continuar trabalhando lá embaixo, no térreo, mesmo?

- Térreo, Da Silva? Quem falou em térreo, Da Silva? Seu novo local de trabalho é aqui, mas sempre que necessário, você vai lá pra baixo!

- Mas lá pra baixo não é o térreo, Doutor?

- Lá pra baixo é a Terra, Da Silva!

- A Terra, Doutor? Voltar pra Terra, Doutor?

- Voltar pra Terra, Da Silva!

- Nossa, depois de tanto tempo! Voltar pra Terra! Fazer o que na Terra, Doutor?

- Da Silva, meu caro! É o seguinte: você foi escolhido pra exercer uma função muito, mas muito relevante aqui no Gabinete!

- Eu? Escolhido? Relevante?

- Você, Da Silva! Você mesmo, Da Silva! É um cargo de confiança! Dele!

- Dele? Dele mesmo, Doutor?

- Dele mesmo, Da Silva! É um dos poucos departamentos que quase ninguém sabe da existência! Apesar de ser um dos mais antigos! Sempre foi muito blindado! Por determinação direta Dele!

- Caramba, Doutor! Que departamento é esse?

- Esse aqui, Da Silva! Esse mesmo!

- Esse mesmo, Doutor? Como assim, esse mesmo?

- Esse mesmo, Da Silva! Você foi escolhido pra assumir o meu lugar! A partir de agora, essa sala é a sua lotação, quando você não estiver em missão lá embaixo.

- O seu lugar, Doutor? Essa sala? E o senhor?

- Também recebi uma convocação, Da Silva! Pra ser assessor especial do Serafim!

- Do Serafim, Doutor?

- Do Serafim, Da Silva! Todo mundo acha que a cobertura é o último andar, Da Silva! Só que não! Acima da gente tem mais dois pavimentos: o Superior e o do Trono!

- Sério, Doutor? Sempre achei que era tudo junto aqui mesmo...

- É porque eles são invisíveis, Da Silva! E só sobe quem tiver o Cartão Master! O meu acabou de chegar, da uma olhada! Não é uma belezura?

- Nossa, Doutor! Top mesmo!

- É o acesso pro Superior, no Super-Expresso! O andar do segundo escalão! Os gabinetes dos Santos e dos Anjos da Primeira Esfera!

- Então, o andar do Trono...

- O Pai e o Filho, Da Silva!

- Eita, Doutor! Que glória! Mas e eu, Doutor? Por que eu, pro seu lugar?

- Indicação minha mesmo, Da Silva! Você acha que daqui de cima a gente não monitora vocês? Acompanhamento em tempo integral, meu querido! Cada um de vocês! Do mesmo jeito que vocês fazem com seus protegidos lá na Terra...

- Tempo integral? Todo esse tempo, Doutor?

- O tempo todo, Da Silva! E já fazia um bom tempo que eu tava de olho em você, rapaz! Você sempre mandou muito bem em suas missões!

- Opa, obrigado Doutor! Olha, pra ser bem sincero, sempre achei que nunca ia rolar um reconhecimento, Doutor! Mas continuei trabalhando de mesma forma, sempre buscando fazer tudo com excelência!

- Eu sei, Da Silva! Tenho certeza que você passaria toda a eternidade fazendo o seu melhor lá no térreo. Por isso mesmo é que resolvi trazer você pra cá!

- Fico feliz demais com essas palavras, Doutor! Mas não vou negar que tô apreensivo também...

- Tá abalado, né, Da Silva?

- Tô sim, Doutor! É que o dia tá sendo muito, mas muito diferente do habitual. Sou chamado aqui pra cima, pra assumir um cargo especial, de Virtude, ganhar cartão pra Expresso - que até agora nem faço ideia do que é - receber elogio e tal e coisa...

- Pois é, Da Silva! Tudo acontece no devido tempo, você sabe...

- Sei sim, Doutor! Mas quando é com a gente, a gente nem acredita, né?

- Pois deve acreditar, Da Silva! Chegou sua hora!

- Mas e o Seu Zé, Doutor? Fica como? Tá sob minha responsabilidade...

- Seu Zé acabou de completar a corrida dele, Da Silva! Já chegou, já deu entrada, tá tudo certo. Pode ficar tranquilo que sua missão com ele tá encerrada. Você tá totalmente OK pra ser transferido...

- Mas então, Doutor! O que é mesmo que eu vou ter que fazer?

- Ah, Da Silva! Essa é a melhor parte! Bom, você sabe que esse é o Departamento dos Anjos das Virtudes. Mas aqui, especificamente, é o Núcleo da Prudência!

- A mãe das virtudes, Doutor!

- De todas elas, Da Silva! Prudentia! A previsão, a sagacidade! Encurtamento de Previdentia, por sua vez derivada de Providere, formada por Prae (antes) + Vedere (ver). Portanto, olhar adiante, preparar, antecipar...

- Puxa, Doutor! Um setor inteirinho só pra Prudência!

- Pra você ter noção da importância que Ele confere à capacidade de agir sabiamente, pelo uso da razão, tendo em vista o bem comum!

- Eu sei, Doutor! Tá ligada à cautela, à precaução pra evitar inconveniências e eliminar riscos. E também à calma, à ponderação, à sensatez quando se trata de assuntos delicados ou complexos.

- Tá vendo o motivo da sua convocação, Da Silva? Você é o cara pra esse serviço!

- É que sempre gostei de estudar o tema, Doutor! Também tá associada à sabedoria, à introspecção e ao conhecimento!

- É por ela que o ser humano consegue alcançar o discernimento entre o bem e o mal em todas as circunstâncias e escolher os meios justos pra praticar só o que é correto...

- Então, o objetivo do trabalho aqui...

- É isso mesmo, Da Silva! Possibilitar ao máximo a utilização da Prudência pelo pessoal lá embaixo!

- É osso, hein Doutor! Quantos anjos tem no Núcleo?

- Só você, Da Silva!

- Tá de brincadeira, Doutor? Só eu? Pra fazer a humanidade inteira usar a Prudência? Missão impossível!

- Calma, Da Silva! A gente é anjo, temos nossas qualidades, mas não somos onipotentes! Só Ele é! E você sabe que Ele é justo! Sabe o que faz! Só da a incumbência a quem é capaz!

- Eu sei, Doutor! Cem pra um, sessenta pra outro, trinta pra outro. Mas mesmo assim, Doutor! Eu só sei ser anjo da guarda! Só tô acostumado a cuidar de um só de cada vez...

- Entenda uma coisa, Da Silva! Ele não dá ponto sem nó! Presta atenção! Você vai continuar lidando com uma pessoa só a cada missão. Nossos "alvos" são sempre únicos: os líderes, os chefes, os governantes, os que possuem poder de decisão sobre a vida de muita gente. É a esses que a gente apresenta a Prudência.

- Tô entendendo, Doutor! Mas como é que a gente faz? A gente é anjo! Não pode aparecer pra eles...

- Pois é, Da Silva! Pode mesmo não! Então, a gente tem que se virar nos trinta pra oferecer a Prudência pra eles, sem nenhuma manifestação...

- Putz! Tava achando que tava entendendo, mas quanto mais o Doutor explica, tá ficando mais difícil de...

- Paz nesse coraçãozinho, Da Silva! Vâmo do início pra clarear de vez sua treva...

- Começou quando Ele chamou o Moisés pra libertar o povo da escravidão do Egito. O cara entrou em pânico! Não tinha a menor ideia de como ia desenrolar a tarefa. Sem contar a vontade de pedir pra sair, cada vez que tomava um não do faraó!

- É que já tinha sido revelado pra ele que o povo partiria de qualquer jeito: caberia ao faraó conceder a permissão ou sofrer as consequências da teimosia em recusar a liberdade aos hebreus.

- Então como tinha o canal aberto com Ele, o Moisés pediu uma chance de oferecer a Prudência ao faraó. Em forma de presente. Um presente capaz de iluminar a compreensão do faraó.

- Foi então que Ele deu a Moisés uma estatueta, a representação egípcia da Prudência: uma serpente com três cabeças, de leão, de lobo e de cão. A serpente, simbolizando a astúcia; o leão, a força; o lobo, a agilidade; o cão, a paciência. Assim, ao receber um ícone de sua cultura, o faraó teria um sinal incontestável de como deveria proceder...

- Mas o rancor falou mais alto no coração do faraó! Ele rejeitou a Prudência.

- Ah, o livre arbítrio!

- No auge do ódio, atirou o presente no Nilo, mandou o exército partir na perseguição aos hebreus e aí, deu no que deu...

- Nossa, dessa eu não sabia!

- É porque nunca foi registrado! Não tem relato, pergaminho, não tem desenho, ilustração, não tem nada, Da Silva!

- Por que isso, Doutor?

- Porque tem certas coisas que Ele decide não revelar!

- Os desígnios!

- A oferta da Prudência tá nessa lista! Quando Ele viu que o que tinha feito era bom (mesmo tendo dado bem ruim pro faraó, por escolha dele), resolveu dar continuidade ao projeto. Aí convocou um Anjo da Guarda, que trabalhava no térreo, pra descer lá e recuperar a estatueta...

- No fundo do Nilo, Doutor?

- No fundo do Nilo, Da Silva! Pra oferecer àqueles que, na Terra, estiverem na posição de tomar decisões que causem impacto na vida de muita gente, a oportunidade de ter a Prudência pra guiá-los...

- Então, a estatueta é a própria Prudência?

- A estatueta contém a Prudência! Colocada nela por Ele! E quem a aceitar e compreender, recebe a iluminação pra fazer as escolhas que Ele gostaria que fossem adotadas...

- Mas, então, Doutor! Tô aqui ligando os componentes! É isso! Só pode ser! O Anjo da Guarda do térreo convocado pra buscar a estatueta no fundo do Nilo e dar um jeito de presentear pra um cara de poder toda vez que uma decisão possa repercutir na vida de uma galera era...

- Eu mesmo, Da Silva! E agora vai ser você! E se prepare, meu caro, porque a maioria esmagadora que tem o privilégio de conhecer a Prudência, acaba fazendo como o faraó...

- Mas então, Doutor, por que Ele continua insistindo com essa ideia?

- Da Silva, Da Silva! Ele não desiste jamais desses caras, Da Silva! Ele ama esses caras, Da Silva! Ele ama esses caras pra caramba, Da Silva! Muito, mas muito além do que qualquer um possa imaginar...