Prezada (Im)Prudência

- Ah, Doutor! Que o amor Dele pelos humanos é infinito, eu sei muito bem! Eu sou Anjo da Guarda!

- E, a partir de agora, vai ser o Anjo da Prudência, Da Silva!

- Nossa, Doutor! Que responsa! Não sei se vou dar conta não, Doutor! Fazer a Prudência chegar aos poderosos! Quem sou eu na fila do pão, Doutor? Sou só um Anjo da Guarda! De brasileiro, ainda por cima!

- Mas foi por isso mesmo que você foi o escolhido, Da Silva!

- Por ser Anjo da Guarda, Doutor?

- Brasil, Da Silva! Brasil! Pela sua especialização em Brasil, Da Silva! Você conhece os brasileiros desde a colônia, viveu toda a história deles cuidando deles: não tinha como não ser você, Da Silva!

- Eita, Doutor! Então...

- É isso mesmo que você tá pensando, Da Silva!

- Fala sério, Doutor! A Prudência vai pro Brasil?

- É o seguinte, Da Silva: já faz um tempo que Ele quer dar uma atenção especial pro Brasil. Na verdade, Ele quer mesmo é priorizar o Brasil!

- Ah, já tava mais que na hora de dar uma moral pros caras, né Doutor? Sei que sou suspeito pra falar, mas não é qualquer galera que segura a onda de encarar o que aquele pessoal já passou e ainda buscar força sabe-se lá de onde pra ficar em pé pra seguir em frente...

- Só aqui entre nós, Da Silva: essa força que eles tem pra resistir e continuar na luta, mesmo levando bordoada, uma atrás da outra, é coisa Dele!

- Caramba, Doutor! Por isso que todo mundo vive falando que Ele é brasileiro...

- Nem tanto, Da Silva! Nem tanto! Brasileiro - a gente sabe muito bem - Ele não é porque nem tem como ser brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade: Ele é Ele! Ponto! Mas não tem como não perceber que Ele tem, digamos, uma predileção pelo Brasil!

- Ah, sabia Doutor! Sempre desconfiei, sempre falei que Ele tinha uma quedinha pelos brazucas!

- É inegável, Da Silva! Mas é expressamente proibido falar sobre isso, tá entendendo? Ainda mais agora que Ele resolveu voltar a face pra eles...

- Saquei, Doutor! Se essa conversa se espalhar, vai rolar uma ciumeira atrás da outra...

- Você é perspicaz, Da Silva! Então, sigilo absoluto é imprescindível nessa sua primeira missão!

- Deixa comigo, Doutor! A parte da discrição eu garanto, só não sei se vou conseguir desenrolar essa parada de entregar a Prudência pro Presidente...

- Quem falou que você vai entregar a Prudência pro Presidente, Da Silva?

- Ué, Doutor! O cara mais importante do Brasil, que tem o maior poder, que toma as decisões que afetam a vida de milhões de pessoas, não é o Presidente da República?

- Da Silva, Da Silva! Tá lá com eles desde sempre e ainda não entendeu que eles funcionam diferente de todos os outros países, Da Silva?

- Eu sei, Doutor! Eu sei! Eles colocam toda a esperança em uma pessoa, o Salvador da Pátria, que vai transformar tudo do dia pra noite. Elegem o príncipe encantado, achando que o "iluminado" vai fazer o reino virar uma potência num passe de mágica.

- E toda vez quebram a cara porque pensam que o cidadão tem o poder pra fazer o que quiser...

- Eu sei, Doutor! Eu sei! Eles precisam aprender a eleger ideias...

- Por isso, dessa vez - e olha que nunca antes na história aconteceu algo parecido - o escolhido pra ser contemplado com a Prudência vai ser uma pessoa comum!

- Comum, Doutor? Não vai ser um governante, um líder, um juiz, um artista famoso?

- Comum no sentido de desconhecido, Da Silva! Porque o cara tem um dom extraordinário: o poder da palavra! Essa é a ficha dele...

- Não acredito! Um professor, Doutor! E eu achando que era o que tem o meu sobrenome...

- Fala sério, Da Silva! Esse aí já teve a vez dele: recebeu a Prudência há vinte anos e também jogou fora! E daí em diante só fez besteira! Tá descartado, Da Silva! O cara que vai fazer o Brasil ficar top é um professor, Da Silva!

- Um professor! Pra sentar na cabine, assumir o manche e conduzir o Brasil pra mudança, Doutor?

- Pra levar o Brasil pra prateleira lá do alto, Da Silva! Mas não necessariamente como governante! Ele vai se tornar conhecido pelo país inteiro - isso já tá sacramentado por ordem direta e irrevogável Dele - e suas ideias e palavras vão tocar o coração e influenciar o pensamento de muita gente!

- Mas e aí, Doutor? Será que ele não vai acabar virando político?

- Pode ser e pode não ser, Da Silva! No decreto Dele não consta nada a respeito. Então, o futuro do cara fica em aberto nesse aspecto. Quando é assim, é porque vai depender de outros fatores e do livre arbítrio das pessoas. Mas uma coisa é certa: o cara vai causar e, inevitavelmente, vai ter retorno positivo e negativo...

- Mas, Doutor! Tem coisa errada nisso tudo aí: eu vou entregar a Prudência pra esse cara antes dele chegar na condição de líder? Pode isso?

- Não tô te falando que dessa vez o protocolo tá todo alterado, Da Silva? É mais uma inédita: o professor vai sim receber a Prudência antes do começo de sua vida pública. Tudo desígnio Dele!

- Mas será que ele vai entender, Doutor? É uma estatueta de uma serpente com cabeça de leão, de lobo e de cão, Doutor! Egípcia, Doutor! Sei não se vai virar esse plano aí...

- O cara é professor, Da Silva! Já tem a vocação inata pra aprender! E você também tem a incumbência de despertar o interesse dele...

- E tem essa ainda, Doutor? Além de me virar nos trinta pra fazer a estatueta da Prudência chegar na mão do maluco, também tem que acender a curiosidade dele pra pesquisar do que se trata? E daí torcer pra ele associar o "lé" com o "cré"...

- Só isso, Da Silva! Não te falei que esse serviço era o puro creme da facilidade?

- Ah, desculpa aí Doutor! Mas me inclua fora dessa! Acho melhor o senhor chamar um Anjo mais gabaritado pra abraçar essa função! Melhor eu voltar lá pro térreo, continuar como Anjo da Guarda...

- Sem chance, Da Silva! O Anjo da Prudência é você! Tem que ser você porque Ele quis assim!

- Mas, Doutor!

- Olha só, Da Silva! Vou te mandar a real aqui: em primeiro lugar, vai descumprir ordem direta Dele, Da Silva? Desobediência, Da Silva? O pecado original, Da Silva?

- Nossa, de jeito nenhum Doutor! Nem tinha pensado nisso...

- E tem mais: vai se negar a ajudar as criaturas que Ele ama, Da Silva? Vai se recusar a levar a Prudência pros diletos Dele, Da Silva? Vai passar pra Ele a impressão de que você não bota fé na evolução dos amados Dele, Da Silva?

- Não, Doutor! Pelo amor Dele! Não quero isso de jeito nenhum!

- Melhor mesmo, Da Silva! Porque assim, de repente, vai que Ele entende que você tá questionando a qualidade da criação dele, né Da Silva? Vai querer pegar o mesmo caminho do Lúcifer, Da Silva?

- Que é isso, Doutor? "Credo in Crucis!" Pode parar que o senhor já me convenceu: eu vou topar essa parada!

- É isso, Da Silva! Parabéns, Da Silva! O novo Anjo da Prudência! Que Ele te abençoe e te ilumine, te oriente e te proteja!

- Amém, Doutor! E por onde eu começo, Doutor? E a estatueta da Prudência? Tá onde?

- Puxa, sabia que tava esquecendo de alguma coisa! Já vou mandar providenciar um traje de mergulho pra você, Da Silva!

- Traje de mergulho, Doutor?

- Traje de mergulho, Da Silva! Pode ir se acostumando! Vai ter que se jogar em tudo que é rio e mar pra buscar a Prudência! Já te falei que a imensa maioria dos que recebem a estatueta rejeitam o presente, não falei?

- Falou sim, Doutor!

- Então, Da Silva! Por ignorância, receio, preconceito - na maioria das vezes por tudo isso junto - eles simplesmente se livram dela: quase sempre jogam nos rios ou mesmo no oceano! E aí é o Anjo da Prudência que precisa descer lá pra recuperar a imagem!

- Fala sério, Doutor! Ninguém nunca tentou quebrar, destruir, esfarelar a Prudência?

- Quase todos eles, Da Silva! Mas o que pega é que a estátua é indestrutível! Eles tentam de tudo, mas a Prudência sempre permanece intacta! Nem arranha a pintura...

- Ah, quando percebem que ela não se desfaz de jeito nenhum, acabam jogando fora pro mais longe possível!

- Foi assim com Hitler! E olha que ele foi campeão: o único que recebeu a Prudência por três vezes!

- Hat-trick! Podia até pedir música...

- Na última, ele mandou colocarem ela numa caixa de chumbo junto com uma bomba. Quando detonaram o explosivo, até a caixa se desintegrou, mas a Prudência ficou lá, inteiraça! Aí ele sentiu lá no fundo da alma que aquilo era coisa do céu, mas mesmo assim não desistiu do seu plano de dominar o mundo e fazer a "limpeza étnica". E acabou que mandou atirar a estatueta no fundo do Reno.

- Recusou a Prudência por três vezes, Doutor?

- Pois é, Da Silva! Teve três chances de conversão, mas desperdiçou todas! Aí deu no que deu...

- Caramba, Doutor! Então todos os grandes líderes que fizeram besteira tiveram a Prudência na mão e não aproveitaram a oportunidade de ter a sabedoria e o discernimento pra fazer o que é certo?

- Todos, Da Silva! Inclusive Davi e Salomão, que derraparam na curva depois que resolveram que não precisavam mais da Prudência pra governar.

- Eita, Doutor! Até os grandes reis?

- Até os consagrados, Da Silva! Na Idade Média, todos os Papas também foram agraciados com a Prudência, mas nenhum deles a acolheu. A pobre da imagem acabava sempre no fundo do Tibre...

- Então, seguindo essa lógica, Napoleão deve ter jogado a Prudência no Sena...

- Ah, Da Silva! A Prudência conhece o fundo dos rios, lagos e mares mais importantes do mundo...

- Falando nisso, Doutor, onde é que ela tá agora?

- Então, Da Silva! Quando começaram a soar os alertas de guerra aqui em cima, fui encarregado de levar a Prudência pro Putin, numa última tentativa de abrir a mente dele, mas o teimoso nem quis saber: mandou jogar a imagem no Volga.

- E deu no que deu...

- Então é lá que ela tá?

- Não tá mais lá não, Da Silva! Há alguns meses fui incumbido de entregar ela pro Zelensky! Desci lá, tirei ela do fundo do rio e cumpri a tarefa, mas ele também não quis a Prudência. Acabou que foi parar no fundo do Mar Negro! É lá que começa sua primeira missão: desce, recupera a estátua e da seu jeito de fazer ela chegar às mãos do professor brasileiro que vai ser o responsável pelo começo da virada do país!

- Deixa comigo, Doutor! Eu vou fazer de tudo pra...

- Opa, Da Silva! Para tudo, Da Silva! Acabou de chegar mais um alerta de guerra! Tá pra pipocar no Oriente Médio! Mudança de plano: vâmo ter que levar a Prudência pro Netanyahu o mais rápido possível!

- Mas e o Brasil, Doutor? Fica como?

- Fica pra depois, Da Silva! Fica pra depois...

- Fica pra depois, Doutor? Então é assim que funciona, Doutor? E eles ficam sem ninguém que faça alguma coisa por eles, Doutor?

- Ficam não, Da Silva! Eles tem a Mãe, Da Silva!

- A Mãe, Doutor!

- A Mãe, Da Silva! Ela mesma! Ela também tem uma predileção pelo Brasil, Da Silva!

- Sério, Doutor?

- Seríssimo, Da Silva! Por acaso você nunca reparou como Ela caprichou na revelação Dela lá no Brasil, Da Silva? Negra, imagem sem cabeça no fundo do Paraíba do Sul!

- A Aparecida!

- Chegou chegando no Brasil, Da Silva! Cabeça separada do corpo em protesto contra a decapitação das escravas que engravidavam quando eram abusadas por seus "senhores".

- Nossa Senhora, Doutor!

- Ela mesma, Da Silva! E você conhece a devoção daquele povo a Ela! E Ela se comove demais com a veneração deles! E intercede por eles sem cessar junto ao Filho, Da Silva! Eles tem Mãe, Da Silva! Bora lá buscar a Prudência e tentar impedir que aqueles loucos da "Terra Santa" se matem em mais uma "Guerra Santa".

- Ainda bem que o Brasil tem a Mãe, Doutor! Ainda bem que o Brasil tem a Mãe...