POETA COMPETENTE, de Cícero Pedro de Assis

Aproveito do espaço para apresentar aos leitores este poema de meu amigo Cícero Pedro de Assis homenageando o Grande Poeta Popular Francisco Sales de Arêda (1916 – 2006), autor de O Príncipe João Sem Medo e a Princesa da Ilha dos Diamantes, O Negrão do Paraná e o Seringueiro do Norte, além de outros títulos que a nossa Editora Luzeiro edita há décadas.

POETA COMPETENTE

O poeta é passarinho

Do mundo da poesia.

Seu gorjeio singular

Bastante nos delicia,

Como a doce luz solar

Quando vem raiando o dia.

A poesia é conforto

Quando feita com carinho.

É uma noite estrelada.

É um florido caminho.

É suave melodia

E aconchegante ninho.

Quem ouve um belo poema

E não se sente enlevado,

Por certo seu sentimento

Do corpo está exilado

Ou tem problema auditivo

Que urge ser bem tratado.

Nossas obras de cordel

São valiosos tesouros

Que merecem receber

Uma coroa de louros,

Pelos poetas passados

E também pelos vindouros.

Um poeta competente

Que a este mundo aqui veio

Cumpriu a sua missão

E saiu de nosso meio.

Da arte de versejar

Foi um resistente esteio.

Francisco Sales de Arêda

A quem aqui me refiro,

Um excelente poeta

Cujo estro eu admiro,

Morreu, mas não creio assim.

Creio que foi pra um retiro.

Cícero Pedro de Assis nasceu em Caruaru, Pernambuco, no dia 18 de julho de 1954, Mas por residir em Gravatá, no mesmo estado, foi registrado gravataense.E filho do senhor Pedro Francisco de Assis (Pedro Romão) e da senhora Maria Amara do Espírito Santo (ambos falecidos), neto do senhor Francisco Clemente de Assis (Xixi Romão ou Francisco Romão) e da senhora Maria José da Conceição (avós paternos, falecidos) do senhor Manoel Teixeira de Lima (Manoel Bazio) e da senhora Maria Tereza de Jesus (avós maternos, falecidos). Tem apenas um irmão, Cristino, que mora em São Paulo. Cursou até a 3a serie Colegial. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira n.o 30, patroneada pelo poeta e repentista paraibano Jose Galdino da silva Duda. Pertence a outras entidades. Participa de várias antologias e de contracapas de obras de cordel, tendo reunido seus poemas na antologia Celeiro Poético, publicada pela Editora Luzeiro; possui duas composições musicais gravadas pelo Trio Nortista, no long-play Rapaz Pobre. Escreve nos jornais paulistanos Jose Bonifácio em Noticias e Cidade Tiradentes em Noticias. Possui nove condecorações.Autodenomina-se carinhosamente Visconde da Vila Mara e Doutor Cilso. Reside na cidade de são Paulo desde de 6 de fevereiro de 1970; na vila Mara desde abril de 1980.

Endereço de correspondência: Caixa postal 52510- CEP - 08010-971, São Paulo –SP. Tels: (11)6585 1215; (11) 9703 8588.

Literatura de Cordel
Enviado por Literatura de Cordel em 07/06/2006
Código do texto: T170871