Cordel para o Ensino & Popularização da Ciência

Dessas muitas poesias

Que existem neste país

Conheci desde menino

A que me tenho aprendiz

Assim corria para ler

Agora venho escrever

Pois era o que eu sempre quis...

O cordel veio da Europa

Pelos colonizadores

Tem descendência dos Árabes

E também aboiadores

O verso chama cantiga

Cada rima dando liga

Veio assim os cantadores.

Aportando no Brasil

Ganhou força no Nordeste

Com Pirauá e Leandro

Dois Paraíba da peste

E o cordel se espalhou

Que todo mundo gostou

De Norte ao Sul e Sudeste.

O cordel veiculou

Pelas brenhas do Sertão

Em brejos, matas, entranhas

Todo canto do rincão

Onde não tinha cartilha

Se lia mourão ou sextilha

Tinha alfabetização.

Eram contos e histórias

Romances e alegrias

Violeiros e cantigas

Cantadores, poesias

Tudo bem cadenciado

E hoje é metrificado

Dizem as Academias.

E com todo esse conjunto

Nossa cultura formou

Chegou a todos os lares

E nossa história contou

Foi também noticiário

Mais verdade que em Diário

Que o Recife publicou.

Foi assim que sucedeu

A fama de Lampião

João Grilo e Pedro Cem

Travessuras de Cancão

Princesas e Testamentos

Cachorros, casamentos

Mysteriozo Pavão.

O Cordel ganhou espaço

Assim foi parar na Escola

Lecionou na sala-de-aula

Tirou pombo da cartola

E soletrando a lição

Acordou Educação

Mostrando que é bom de bola.

E muitos anos depois

Os professores levaram

Cordel pra Universidade

E assim valorizaram

Por isso faço excelência

Ao cordel e sua essência

E àqueles que inventaram.

Quando falamos de ensino

Temos a nova temática

Nesta vertente o Cordel

Vem desenhando a Didática

Vem buscando a relação

Mais contextualização

Resolvendo a problemática.

Para escrever um cordel

É preciso paciência

Tem muito que pesquisar

Pra conhecer abrangência

E juntar várias ideias

Desde lá das Odisseias

Até falar de Ciência.

Como um recurso didático

Já vem sendo utilizado

Porém muita precaução

Pra não ficar isolado

Então dentro da proposta

Teremos melhor resposta

Com o ensino articulado.

Vem espaço pra pergunta

Em relação dialógica

O aluno interagindo

Com sua própria pedagógica

Assim teoria e prática

Dinamizam a estática

Solução metodológica.

Uma ideia inovadora

Buscando compreensão

As métricas do Cordel

Aumentando a atração

O lúdico traz a arte

Com música em toda parte

Mais rima e ilustração.

Desta forma percebemos

A cultura se expressando

Com escrita e oralidade

Com aluno raciocinando

Vem o tema que interessa

Imaginação com pressa

Refletindo e criticando.

E assim nosso cordel

Escreve uma nova história

Educando cidadãos

Para ficar na memória

Formando pesquisadores

E também os professores

Marcando nossa vitória.

A ciência no cordel

Já garantiu seu lugar

Tem tese e dissertação

Que podem corroborar

A ciência leva à cura

Inspira literatura

E não podemos negar.

Não podemos esquecer

Do poder da informática

Pois juntando com cordel

Resolvemos matemática

Entendemos geografia

Conhecemos biologia

Soletramos a gramática.

Fazemos ponte com física

Reforçamos português

Observamos os insetos

Ensaiamos em inglês

A saúde orientar

E as plantas pra falar

Da química do francês.

E o Cordel vem crescendo

Para popularizar

Conhecimento científico

E assim valorizar

Faz o povo enriquecer

O Brasil desenvolver

E a todos divulgar.

Erudito e popular

Podemos então unir

E do simples ao metódico

Em um elo definir

Elaborando um cordel

Interpretando papel

Com Ciência construir.

O cálculo desenvolve

Num romance que contamos

E o caso se resolve

Num conto que caminhamos

Estimulamos leitura

Ratificamos cultura

E ensino recriamos.

Recreação científica

Que levemos para os lares

E em cada sala-de-aula

Com cantigas escolares

Poesia itinerante

Ciência a todo instante

E tarefas populares.

... Um dia meu pai me mostrou

Logo achei interessante

Aquela história engraçada

E com rima a todo instante

Ele achava divertido

Com todo mundo entretido

Uma leitura vislumbrante.

Boa Vista do rio Branco – RR, 03 de novembro de 2013.

Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira
Enviado por Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira em 03/11/2013
Reeditado em 11/11/2013
Código do texto: T4555295
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