Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser



Mote

Guerreiras que ninguém segura,
Lugar de mulher é onde ela quiser.


Enfrentando fanatismo e loucura
A jovem Malala sabe o que quer
A vida do sexo feminino é dura
Pelo ensino está para o que vier
Mereceu prêmio por sua bravura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


Violência persiste em atual conjuntura
Se for preciso, vamos sim meter a colher
Maria da Penha nessa luta mostra lisura
Seu marido a achava um lixo qualquer
Na covardia fazer valer a lei é a cura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


No futebol dá seu show sem firula
Afirmação feminina na bola é mister
Marta nessa missão é importante figura
Faz nos campos o que o talento lhe aprouver
Derrubando do machismo toda estrutura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


Lutou por direito a dignidade e cultura
Sua arma era a fé na situação que houver
Não levaram seu ideal o caminho da sepultura
Dorothy batalhou pelo que o ser humano requer
Uma vida de altruísmo viveu esta alma pura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


Heley, grande heroína e nobre criatura
Na coragem vencemos o mal que impuser
Ensinou no seu ato o amor da escritura
Linda atitude de por vidas se dispuser
Melhoramos o mundo com candura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser

Exemplo de caráter e postura
Pelo próximo faz o que puder
O insensível o ângulo da foto procura
Para fazer o bem ela faz tudo que der
Leilane, alma repleta de doçura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


Com a caridade constrangeu a usura
Vamos colher o bem ou o mal que fizer
É clara e conhecida a lei da semeadura
Plantemos o melhor que no coração contiver
Madre Teresa fez com o egoísmo ruptura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser


Ao amor de mãe nada está à altura
Pronta sempre está ao que lhe propuser
Para o desafio Regina Gordilho estava madura
Perder o filho é a maior dor para uma mulher
Sentiu na pele a impunidade e sua ditadura
Guerreiras que ninguém segura
Lugar de mulher é onde ela quiser



Ás oito mulheres representadas no texto:

Malala Yousafzai – Jovem ativista que luta pelos direitos das mulheres no Paquistão de poder estudar. Devido a esta causa sofreu um atentado em 2012 de um radical do Talibã. Levou três tiros em uma van em que voltava da escola. Foi à personalidade mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da Paz, hoje à moça está com 21 anos e vive exilada na Inglaterra longe do seu povo e sua cultura por causa de alguns fanáticos.


Maria da Penha – Líder do movimento dos direitos das mulheres, vítima de violência doméstica, sofreu duas tentativas de assassinato do ex – marido. Na primeira tentativa ela levou um tiro e o marido tentou simular um assalto e na segunda tentou eletrocutá-la enquanto tomava banho. Devido às agressões sofridas ficou paraplégica. Chegou a ser cogitada ao Prêmio Nobel da Paz. A lei que protege (ou deveria), mulheres da violência doméstica leva o seu nome.


Marta Silva – Jogadora de futebol eleita a melhor do mundo seis vezes, cinco vezes de forma consecutiva. Um recorde que não foi alcançado nem pelos homens. Quando fiz esta lista de mulheres quis colocar apenas um nome do entretenimento. Marta é um exemplo de que as mulheres tem tudo para romper barreiras impostas pela sociedade machista.


Dorothy Stang – Religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Foi ativista de movimentos sociais no Pará. Defensora do desenvolvimento sustentável ganhou reconhecimento nacional e internacional. Participava da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Foi premiada em 2004 pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB )pela sua luta em defesa dos direitos humanos. Foi assassinada em 2005 com seis tiros em 12 de fevereiro de 2005 aos 73 anos.


Heley de Abreu Silva Batista – Ficou conhecida por dar a própria vida em um ato de coragem para salvar crianças na Tragédia de Janaúba (MG).A professora salvou pelo menos 25 crianças , sendo merecidamente considerada uma heroína. No dia 5 de outubro de 2017. um vigilante ateou fogo em si mesmo e em várias crianças causando uma tragédia na creche “Gente Inocente”. Na tragédia morreram Heley, dez crianças, além de três funcionárias da escola e o autor do ataque.


Leilane Silva – Jovem vendedora de 29 anos, estava em uma moto, pilotada pelo marido, sentido Cajamar, no interior de São Paulo. Estava passando ao lado do acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat. Ao ver o acidente, não teve duvida e foi ajudar. Ela quebrou o vidro do caminhão que havia se chocado com o helicóptero e conseguiu retirar o motorista. Enquanto um bando de homens babacas ia filmando tudo com o celular.


Madre Teresa de Calcutá – Conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade. Madre Teresa teve o seu trabalho reconhecido ao longo da vida por instituições dentro e fora da Índia, recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 1979. É considerada por alguns como a missionária do século XX. Foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.


Regina Gordilho – Ganhou notoriedade nacional quando em 17 de março de 1987 o seu filho, o estudante de Educação Física e professor de natação Marcellus Ribas Gordilho, então com 24 anos, foi preso,espancado e morto por cinco policiais militares no bairro da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro. Diante da comoção e indignação popular provocada pelo fato, Regina Gordilho filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) usando o discurso de combate a impunidade e a violência policial; acabou por ser eleita vereadora com significativa quantidade de votos, tomou posse em janeiro de 1989 e foi eleita presidente da Câmara Municipal.




“Este ano não postei nada sobre o dia internacional da mulher, por falta de tempo, consegui elaborar este texto homenageando estas oito mulheres que representam todas vocês”... “Espero que se sintam orgulhosas e felizes por serem representadas nessas mulheres”


• Minha homenagem a todas vocês, nesse meu 08 de março, atrasado...
• Procurando uma ilustração para esta postagem encontrei esta frase de Marilyn Monroe. Uma grande mulher, que é muito mais que um símbolo sexual, mas o machismo da época não permitiria a estrela mostrar este lado.


 
 
80646-mini.jpg?v=1589159388
Interação de Jajá de Guaraciaba

 
A QUEM OUVE A NOSSA VOZ
RESPONDA COMO QUISER
O QUE SERIA DE NÓS
SE NÃO FOSSE A MULHER?. 








.

.





 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 12/04/2019
Reeditado em 07/06/2020
Código do texto: T6621651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.