CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Agradeço a oportunidade

de aqui poder falar;

ler esse pequeno cordel

e de modo particular

aos professores do AEE

Singelamente representar.

X

Como professores especialistas

do Atendimento Educacional Especializado

temos atendido a um público

que tem nos desafiado

exigido muito estudo

e esforço redobrado.

X

É um público com transtorno

ou distúrbio de neurodesenvolvimento

seja criança, adolescente ou adulto

vai ter um comprometimento

que vai exigir cuidados

em um determinado momento.

X

Por causa da diversidade

dizemos que é um espectro

e o nível de suporte

seja grave, moderado ou leve

nas salas de recurso multifuncional

exige intervenção breve.

X

Seja um olhar distante

ou nenhum contato visual

seja apego exagerado

ou sem comunicação verbal

isolado em um canto

ou com gestos diferentes do normal.

X

A esta última expressão

diferente do normal

pedimos que vocês deem

uma atenção especial

justamente a diferença

é o que torna o processo normal.

X

É normal ser diferente

e todo aluno é desafiador

porém os do espectro autista

precisam um pouco mais de amor

e o que não falta no AEE

é esse sentimento no professor.

X

No autismo estamos engatinhando

mesmo com anos de aprendizado

o autismo exige muito

desprepara os que se consideram preparados

mas não pensamos em desistir

só buscamos aparato

X

Mas espaços e recursos

parcerias e união

engajamentos da família

da escola contribuição

e dos nossos governantes

políticas públicas e mais ação.

X

E por falar em buscar

a AMA entra em ação

na defesa dos direitos

na luta pela inclusão

buscando as parcerias

e disseminando informação.

X

Por isso que o AEE e AMA

estão precisando se juntar

pois o público é o mesmo

e o objetivo é ajudar

as famílias chamadas atípicas

uma rede de apoio formar.

X

Se o assunto é família

chegou minha vez de falar

faço parte da associação AMA

no AEE eu estou a trabalhar

mas é como mãe atípica

que agora vou me expressar.

X

A sociedade cria um padrão

do que considera normal

quem não atende esse conceito

consideram especial

uma forma de excluir

e ainda parecer legal.

X

Pois o autista é diferente

dá trabalho e exige atenção

parece que são birrentos

e os pais cheios de confusão

a sociedade!! É inclusiva

os atípicos é que não se adaptam não

X

Eu sei o quanto é difícil

para com alguns autistas trabalhar

às vezes não são medicados

ou não tem laudo para apresentar

e não estamos preparados

para com os surtos lidar.

X

Imaginem pra família

ver seu filho em convulsão

gritar, se morder, se machucar

e chorando cair no chão

cada machucado deles

dói em nosso coração.

X

Quem tem dinheiro e conhecimento

entende e pode oferecer as terapias

vê seus filhos evoluírem

cada vez mais dia a dia,

mas quando não pode

essas coisas imaginem a agonia.

X

Filho na verdade

é um pedaço do nosso coração

tocou neles a gente sente

e não existe explicação

só quem entende nossa luta

busca e faz a inclusão.

X

Encerro com uma dinâmica

que deixa claro a inclusão

fiquem de pé por favor

e olhem para suas mãos

imagine bem vermelho

desenhado um coração

X

Agora fechem os olhos

e visualizem azul esse coração

levem de encontro ao peito

e junte ao seu coração

deixem os dois se fundirem

e aumentem a proporção.

X

Na verdade é mais amor

que em seu coração foi botado

e com todo esse amor

procurem nesse espaço

alguém que seja atípico

e dê um abraço apertado

X

Seja mãe, pai ou irmão

seja tio ou amigo ou professor

deixe que eles recebam

um pouco desse amor

e digam em seu ouvido

em que posso lhe ajudar,

conte comigo, aqui estou.

Marli Ramos

02/02/2024

Mãe de autista e professora do AEE

Marli Ramos
Enviado por Umbelarte em 02/04/2024
Código do texto: T8033438
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