Presentes para as crianças boazinhas

Todo fim de ano, é a mesma coisa: começam a aparecer programas de temática natalina, filmes e desenhos com Papai Noel, o bom velhinho, que se diz que traz presentes para as crianças boazinhas.Hoje mesmo, assisti a um filme em que um menino, por não ter sido bom, ouviu de um ajudante do Papai Noel que não ganharia presentes e, tentando reverter a situação, ele tentou se filmar fazendo boas ações para que o bom velhinho se convencesse de que ele merecia ganhar alguma coisa.

Assistindo a tudo isso, perguntemo-nos: então, as pessoas devem ser boas só para ser presenteadas? Elas não devem ser boas sem esperar recompensas? E Natal é apenas ganhar presentes e decorar a casa com motivos natalinos (de nítida influência europeia)? A grande maioria dos que festejam o Natal se dizem cristãos, não? Então, a princípio, estão comemorando o nascimento de Jesus Cristo. Cristo nasceu numa manjedoura e pregava que se devia fazer o bem sem esperar recompensa. Não é uma contradição que uma festa cristã glorifique uma figura gorda, vestida numa casaca vermelha e que recompensa as crianças que se comportaram bem dando-lhes brinquedos? Está certo que, hoje em dia, nenhuma criança acredita na cegonha ou em Papai Noel ou coelhinho da Páscoa mas, como é que uma festa que se diz cristã, que está comemorando o nascimento de um homem que era pobre, dá tanto valor a coisas caras, presentes materiais e decoração?

Tem-se a impressão que o Natal ficou reduzido a uma mera festa, onde o mais importante é se empanturrar de comida, receber bons presentes, usar roupas caras e se estressar para decorar a casa com enfeites que passam a maior parte do ano dentro de caixas.

Reparemos no presépio, com Jesus, Maria, José, os Reis Magos e os animais. No final, a Sagrada Família é apenas um detalhe.