Maria Clara, como seu nome sugere gosta de tudo às claras. Coloca questionamentos com frequência. Não se intimida em  apontar dedos e dúvidas. Está numa fase que já pergunta pouco e se conforma mais. Porém, tem este temperamento de querer entender para ser ainda mais. Por isso, participa nos encontros da novena de Natal. Às vezes parece que sai de uma para outra e que existe uma desconformidade dentro do seu coração. A mim parece-me que não. Até seria bom se todos os noveneiros fossem inconformados, ativos, interventivos, interessados e... implicantes.
     E assim aconteceu nesse final de semana quando  a Clarinha perguntou: “afinal como deve amar um cristão?” A pergunta parecia despropositada, pois já todos  sabemos como se deve amar, e que Jesus disse que não basta amar os amigos. Disse para amarmos os inimigos e para amarmos com todas as nossas forças, inteligência e coração. Que ainda disse para amarmos como se fossemos nós a pessoa que amamos, ou que pensássemos que estávamos a amar o próprio Jesus, pois o que fizermos ao mais pequenino dos irmãos, disse, é a Ele que o fazemos. E ainda disse mais coisas que, timidamente, aproveitei para referir, em síntese, com argumentação retiradas do Evangelho.
     Porém, enquanto os outros presentes pareciam satisfeitos, ela não. Por isso replicou. “Ora, amar Jesus é fácil. Amar com tudo de nós também. Assim como fazer aos outros o que queres que te façam a ti. Já o amar o inimigo se torna mais complicado. Mas há ainda algo mais difícil para mim. Diz São João...”  Agora era a minha vez de escutar. “Que Jesus nos diz para amarmos como Ele nos amou, e para amarmos como Ele e o Pai se amam e são um só. E isto é que não é brinquedo não. Amar como Deus ama não é fácil de entender. Muito menos de viver. Que me diz?”
     Que  posso dizer, Clara, a não ser que gostas de tudo às claras!  Que  posso responder?
    Digo e repito que você me deslumbra... Digo também que já tinha pensado nisso embora não desta forma. Que se aprende quando menos se espera. Que afinal, o cristão deve amar como Deus ama. Que Deus, afinal, é a medida de todo o amor.