Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Natal vem aí!

Ainda bem que se aproxima o Natal!

Depois de um ano cheio de dificuldades de toda ordem, paramos para refletir sobre Aquele que nasceu a 2005 anos atrás, para nos fazer acreditar que haverá uma partilha mais justa, de pão, num outro mundo. Só mesmo Ele para fazer os pobres acreditarem nisso e não se rebelarem contra a miséria que os perseguem, apesar de trabalharem tanto.

Os muçulmanos maximizam essa fé. Li que eles tornam-se homens bombas porque acreditam que quando morrerem irão para o céu, e lá, estarão lhe esperando pães, à vontade, e 78 virgens sorridentes e acolhedoras. Pode até ser que essa justificativa não passe de gozação, mas é um bom motivo para esses crédulos se submeterem a um sacrifício tão grande.

Pois bem! Além de pretensiosos por não conseguirem fazer uma bactéria, e entretanto, fazem um monte de deuses, os homens dificilmente praticam os ensinamentos comum, a todos eles: a bondade. E aí aparece a grande contradição: eles mesmos inventam seus deuses e não são capazes de seguir o que há de mais belo nessa invenção: a idéia de amar o próximo como a sí mesmo, o que remete à bondade. Contradições desse tipo, estão no cerne da dúvida de Nietzsche: "É o homem um disparate de Deus, ou Deus, um disparate do homem?"

Pois é! Natal vem aí!

Seria demais desejar um pouco de compreensão para o ignorante e um pouco de poesia para o letrado? Um coração para o rico e um pouco de pão para o pobre? Ou seria mais adequado agradecer por tudo que a vida me deu, pedir um coração agradecido, e uma reforma no mundo, a começar por mim?
Jotabe
Enviado por Jotabe em 16/12/2005
Reeditado em 17/12/2005
Código do texto: T86823

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Jotabe - http://www.recantodasletras.com.br/autores/jotabe - Não é permitido modificar este trabalho). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jotabe
Brasília - Distrito Federal - Brasil
682 textos (142792 leituras)
5 áudios (7425 audições)
23 e-livros (40689 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 23:33)
Jotabe