O menino que mentia descaradamente

E ele mentia muito..... A primeira mentira inocente a mãe interpretou como.. coisa de criança. Crianças mentem pra chamar a atenção... E nessa ele foi se profissionalizante. Mentia por quase tudo: por hábito.. ou por força da necessidade. Afinal, mentia porque gostava de treinar sua capacidade cognitiva. Fazia com maestria. Era....

Mas no dia do sumiço a coisa mudou de figura. Ainda era um garoto de quinze anos e fazia jus à lei do menos esforço. Comia pouco e sustentava a magreza por preguiça de mastigar a carne. Mas era enlouquecido por futebol. Na terra do futebol há poucos homens que não se encantem por uma bola. Ele se encantava.. sobretudo pelas bolas que lhe davam.

Pois bem: era um dia de jogo, daqueles em que se tapeia a mãe facilmente com um abraço e uma cara de "deixa eu ir". E assim tentou.... Só que a mãe não estava num dos seus dias melhores. "Não vai e pronto". Ôxe, mas ela lá tinha esse costume de castigar filho?!?!? Pensou que havia coisa errada no lance e perguntou por quê. Havia morrido um torcedor do Inferno verde semana passada. ".. e eu não quero filho meu fazendo capa de revista com a cara esfaqueada." O jeito foi pregar uma mentira, mas uma mentira inocente; ou que parecesse inocente, porque nesta semana já fora descoberto.

Disse que o pai de um cara chamado Pezão ia. Disse ainda que ia de camisa azul, porque detestava briga de torcida. E que o jogo começaria às 18:00h. O irmão do Pezão se fez de pai, explicou a treta à mãe de forma que parecesse confiável e disse que deixaria o rebento na porta de casa, estourando às nove, porque teria que trabalhar no outro dia cedo. Era quarta-feira. E lá se foi o dito cujo.. ele e o Pezão ( que ninguém conhece), se infiltrar no meio da torcida do Inferno Verde. Levaram as camisas escondidas nos calções, entre as pernas, espremidas; mas levaram. O bonito jogou a camisa azul no primeiro bueiro que achou.. sem dó nem piedade. A mãe dava outra...

Acontece que a polícia achou que ele fazia parte dos baderneiros do real Inferno Verde. Tinham soltado uma bomba caseira no estádio, muita gente machucada.. Foram confundidos com os arruaceiros.

Depois, delegacia. A mãe, meia noite, desnorteada sem saber do filho, que estava detido. Horas mais tarde recebeu um telefonema de um polícia que havia, por milagre, acreditado que os meninos eram apenas torcedores, embora efusivos. A mãe teria de buscá-los na delegacia. Acredita que o menino lhe pregou outra mentira? Disse que estava na delegacia por causa do Pezão... e a mãe, coitada..! acreditando, desacreditadamente...