Encontro de Intelectuais

Encontro de Intelectuais ou Sobrames

(sociedade brasileira de médicos escrito

Uma mudança muito grande vem se operando dentro de Nicole, pois começou a se interessar por ela e sua produção literária..

Esteve em um encontro literário na serra. Dois contos seus foram premiados :A Superstição e Comilões. Um poster de Picasso com uma poesia "O Silencio dos Amantes" também foi classificado.. Em verdade seus contos eram para serem melhor classificados e seu poema O Silencio dos Amantes é primeiro lugar em poesia. Não é arrogância ou prepotência , sequer voracidade ou vaidade , mas uma questão de verdade. Alguém que tenha dúvidas desta observação, leia os anais e compare.

Nicole é super dotada. Tal fato foi verificado em sua escolha vocacional. Os resultados mostravam que poderia fazer com perfeição o que quisesse. Infelizmente ,os pais não tinham relações e não puderam proporcionar um amplo desenvolvimento nas artes e literatura. Chegou a verbalizar para um conhecido sobre os resultados do concurso e a resposta dele foi :-Também , tu não querias ganhar tudo!

É, não queria, mas merecia e Nicole já está tão acostumada às injustiças que se calou.

Captou,nesta estadia, preocupação em todos com a situação econômica e política do pais. A serra e os hotéis estavam vazios .Tudo convidava a beber e ela não era nenhuma Santa, mas nunca gostou da embriaguês, porque a impede de escrever, e de pensar. Divertiu se , então, imaginando, sonhando, que estava na França e longe de Riocomprido ou Rochas Salgadas onde (no exterior)é outra, é a verdadeira Nicole, feliz, alegre, e bem humorada. Como é bom se encontrar com uma parte entusiasmada dela mesmo! Que diferença fazem para ela as pessoas que não pertencem a Riocomprido .

Uma delas,esta riocompridense, presente no encontro, a grande Dama, assim intitulada pelo pessoal ,não passa de uma pobre sirigaita que ostenta o maior par de cornos junto com o marido. Só que os dois não sabem , “ são intelectuais”. Boas piadas tem em Serrapequena.

- Riocomprido, atualmente desprovida de autênticos intelectuais,importou alguns mineiros e paulistas a preço de ouro,mas sobrevive de alguns parasitas medíocres, inclusive eu, pensa Nicole, pois vivo louca de medo de publicar o que escrevo, como de não publicar. Pode ser ruim, mas pode ser bom, pode ser entendido .É verdade, sinto me medíocre porque não consegui ainda fazer o que há tantos anos devo , ir embora, publicar no estrangeiro, esquecer, e nunca mais voltar. E acabo me chamando de covarde, e ficando insana, mas aqui, em Riocomprido. Ah, merda!

" Nestes dias em Serrapequena no encontro literário com intelectuais de outros estados quando trocamos livros ,lemos nossos poemas ,conversamos sobre política e literatura me sinto novamente transformada. È assim como se a antiga Nicole, alegre, sociável, esperançosa na vida, trocando afetos com as pessoas, podendo, simplesmente, gostar , tenha voltado. Acredito que isto em parte deve se ao fato de que as pessoas são de outros estados que não Riocomprido, e estejam mais receptivas pois não conhecem meu passado minha estória pessoal ou , se a conhecem , ignoram . Importa poder ver como esqueço as magoas e fico bem e normal em meio a eles".

A volta da Nicole de antes do trauma já me aconteceu diversas vezes, especialmente quando viajo. Os ambientes novos , os países diferentes, afastados do local dos fatos dolorosos , oferecem sobretudo um novo ambiente, um ambiente que desconhece meu passado e onde posso crescer e assumir a mulher que sou. Inclusive meus desejos sexuais que sinto reprimidos em relação aos homens de Riocomprido ,devido as inúmeras rejeições sofridas, não se fazem presentes intensamente com estrangeiros, pois que sempre me aceitaram e isto eu percebo nas minhas viajens.

Lamentavelmente , pela falta de trabalho , terei que me limitar somente a viajar no período de verão para Rochas Salgadas . Temo que não volte a me sentir bem mais e , aos quarenta anos ter de enterrar minha feminilidade que me é tão preciosa . Sinto como se fosse entrar para um cemitério ao pensar nisto, sinto toda a infelicidade do mundo e lembro neste momento a frase do Drummond:" _Mundo mundo ,vasto mundo ,se te chamasses Raimundo serias uma rima, não uma solução." E a solução que eu dei foi poder me permitir viver intensamente com curtos períodos de viagem ao exterior. Até hoje tive posses mas, atualmente , a crise é mundial. A Rússia em um dia desabou e era quem , pela oposição aos EEUU , permitia e tornava o mundo mais estável. Todos os fatos que ocorrem na entrada do novo milênio ,como o desemprego , a fome , a falta de recursos na saúde ,a superpopulação, as constantes quedas da bolsa no Japão ou Coréia, e que ameaçam a estabilidade mundial , vem se desenrolando desde o debacle da Rússia e a descoberta da tecnologia computadorizada. Aliás, e embora eu, pessoalmente, tenha ganho muitas facilidades com a vinda do computador e a Internet, sei que foi esta a tecnologia usada para botar um fim ao regime soviético, como também sei que muitas perdas vai ter a humanidade devido ao mau uso do computador,mas muitos ganhos,também,certamente. As coisas daí em diante passaram a se processar rápido demais para o homem que precisa de tempo ,de adaptação às mudanças. Minhas opiniões ,entretanto ,são pessoais e privadas pois embora leia e me interesse pela política, guardo aquela certa ingenuidade de quem nunca trabalhou neste campo

O mesmo período que passei na serra junto aos intelectuais coincidiu com nova queda na bolsa , com a recusa de Clinton ,o presidente dos EEUU , a auxiliar financeiramente a União Soviética, como com o início do burburinho pelas eleições em meu país.

Acabamos todos nós, gente que escreve, nos sentindo um bando de malucos enrolados na utopia da poesia e literatura. Pode ser , mas é o que me restou, como é a via para a minha saída da depressão e o encontro com a minha realidade .Vou seguir escrevendo ,vou seguir poetando este é o caminho do meu momento .Escrevendo versos vivo uma outra realidade , magia de fantasia , sei, mas necessito dela para me defrontar com o outro ou com o mundo externo que se apresenta pouco esperançoso e sem encantos. Existem menos encantos do que para as outras mulheres, pois minha situação de vida é e foi diferente de todas elas .Gostaria que o egoísmo dos homens e a vaidade, inclusive a de manter opiniões anos a fio mesmo que errôneas , fosse menor. Acredito firmemente que se nosso povo ,nossos irmãos fossem menos egoístas e vaidosos , haveria maior solidariedade e poderíamos fazer um outro país , um país do tamanho que o nosso país realmente é :-"Enorme"!!!

Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 26/05/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1005831
Classificação de conteúdo: seguro