Cão guia



Recentemente assisti a um programa de TV onde a apresentadora mostrou a interação amororsa e responsável entre o cão guia e o indivíduo portador de cegueira. Particularmente eu já sabia do fato e já tinha visto algumas outras reportagens sobre o mesmo mas naquela manhã, não sei bem porquê, pude perceber com mais clareza a bela comunhão de sentimentos que existe entre estas duas criaturas.

O fato me emocionou principalmente quando vi o carinho expresso na fisionomia e olhar do cão ao voltar a sua face para aquele homem que dependia inteiramente dos seus cuidados quando necessitava se deslocar pelas ruas da cidade. Fiquei refletindo na bondade e misericórdia daquele que nos criou. Daquele que criou o ser humano, os vegetais, os animais , minerais e tudo mais que há de bom, belo e útil na face da Terra. Sim, porque existem as criações humanas, algumas úteis, belas e harmoniosas, outras não.

Meditei na possibilidade de que Ele ao nos criar, antevendo a possibilidade de uma cegueira iminente para um dos seus filhos e sabendo que familiar algum iria se dispor a ser, diuturnamente, o seu guia, concomitantemente criou esta criatura dócil, afetuosa, leal e amiga que se chama cão e/ou(cadela). Ele sabia sim que todos estariam ocupados na sua azáfama diária e que o cego também é um ser inteligente e participativo e que as suas potencialidades não poderiam ficar adormecidas do berço ao túmulo. Em sendo assim, carecia de alguém que lhe guiasse pelas ruas, que o levasse com segurança aos locais de aprendizado para que ele pudesse exercer a sua cidadania com segurança e dignidade.Deu-lhe este amigo leal, inseparável, amoroso,que serve-o sem reclamações e sem cobranças.

É realmente uma situação mágica e bela esta em que o ser dito "irracional", aprende todos os comandos que lhe são ensinados , tornando-se o guia seguro e ágil para aquele que é tido como "racional". Aparentemente os papéis são invertidos. O homem que deveria estar guiando o cão está sendo por ele guiado! 

Veio-me lágrimas aos olhos quando assisti o programa. Percebi, numa fração de segundo, a grandeza da vida,o valor de um animal que muitas vezes é destratado,abandonado,judiado e até ensinado a investir contra outro da sua espécie ou espécies diferentes. Senti e quase palpei a responsabilidade que somos investidos com relação aos animais e que nem sempre a exercemos.

A reflexão foi tão profunda que até me questionei se eu teria a disponibilidade, o amor e a fidelidade de um cão para guiar um ser que me fosse querido, se este fosse afetado pela cegueira.
Ainda reflito até hoje. E você?!







Bjjssssssoninha.PAZ!
Imagem:http://www.kennelclub.com.br
/materias/mat_principal12.htm