Insônia



Muito se apregoou,e vem se apregoando, em torno da insônia surgindo diversos tipos de tratamento desde os mais sofisticados em Clínicas Neurológicas onde o indivíduo se interna para que seja submetido a uma extensa bateria de exames a fim de que os srs. doutores possam chegar a um diagnóstico ,o mais preciso possível, e também deixar uma substancial quantia de dinheiro que, a depender de cada caso poderá piorar ou não.

Há também um mundo de chás que podem ser utilizados como a camomila, cidreira,passiflora,alface etc e uma bela simpatia de colocar sob o travesseiro do insone um saquinho recheado com farinha de mandioca. Vejam bem, é um saquinho e não uma trouxa ou deitar a cabeça sobre uma saca de farinha.

No meu caso a insônia vem de longas datas e me acostumei a lidar com ela de várias maneiras: leio,vejo TV,navego na net, lavo louça, arrumo armários etc. A bem da verdade eu já a conheço como conheço a palma da minha mão sendo que há dias em que sinto um terrível desejo de dormir porque sei ser o sono reparador e gratificante mas sei que não o farei pois a "aura' da insônia paira sobre minha cabeça.Nestes dias não insisto, deixo fluir naturalmente .

Ontem foi uma noite assim. Depois de ler, tomar chá, assistir TV, tornar a ler, fui me deitar com as pálpebras um tiquinho pesadas.Orei, apaguei as luzes, fechei os olhos, continuei orando e fui me lançando devagarzinho nos braços de Morfeu,com carinho.

Ratátátátátá...barulhos?! Pensei ser um assalto ou algo parecido nas imediações da minha casa. AH! loucura!! era a minha "doce" nora gritando com o meu filho, que moram próximos a mim,em uma das suas superlativas crises de ciúme. Ameacei para ambos que iria chamar a polícia caso não parassem e ignorá-los como pessoas da família. Ela não parou insistindo cada vez mais e cada vez mais eloqüente como se estivesse a me desafiar.Lembrei-me dos índios, retornei e sentenciei: se você não parar eu vou entrar aí na sua casa com um facão e você vai ver o que vai acontecer. Parou instantâneamente. Terapia de choque!!

Tomei água, busquei me acalmar,retornei ao leito e à leitura:Casa de Pensão,Aluisio de Azevedo,excelente livro.Lá vai eu de novo me aconchegando em Morfeu pra lá das duas da manhã. Amor complicado este nosso.Quando eu o desejo ele se afasta, quando me aproximo fatores externos nos separam.AH! Morfeu, até quando?!

Bbbooommmm dddiiiiaaaaaa!!!! ouvi alguém gritando. Imaginei ter deixado a TV ligada na globo e Ana Mara Braga já estava no ar.Agucei os ouvidos.Novamente: bbbbooooommmmm dddiiiiaaaa, era uma voz masculina meio anasalada e insistente. Quem será?! - pensei comigo mesma . Deve ser o moço do SEBRAE para realizar a tal pesquisa sobre orçamento familiar.Vocês poderão perguntar:como você sabia? Ora,ora...ele já havia passado na véspera pela manhã, eu estava ocupada, ficou de retornar no período da tarde e não o fez. Só poderia ser ele. Já que toquei no assunto e vocês já devem ter ouvido falar da pesquisa, pra que mesmo o governo quer saber da nossa vida financeira?Quanto ganhamos, em que investimos, se usamos medicações, se temos plano de saúde etc etc

Agora eu pergunto: tem cabimento uma cidadã honesta, trabalhadora, que paga seus impostos em dia e sofre de insônia, não conseguir dormir por conta de titititi de nora ou grito de pesquisador do SEBRAE? Sim, porque quem consegue dormir quase três da manhã almeja se estender até,pelo menos,às nove.Ou não?! Estarei errada? É por estas e outras que o filme Um dia de Fúria. nos retrata com bastante propriedade o "limite" do ser humano quando submetido a muitas pressões simultâneas. Não que eu tivesse ficado "furiosa" tanto quanto o protagonista do filme, mas que fiquei,fiquei. E como!!!




Bjjssssssoninha...PAZ!
Imagem:http://papoqualquercoisa.blogger.com.br/