...ALGUÉM PODE ANUNCIAR NO MICROFONE QUE UM ADULTO ESTÁ PERDIDO...

Eu tenho diversos medos. Alguns deles estão ligados a me tornar dependente do dinheiro, e isso está cada vez mais difícil de evitar, a cada dia que passa vamos nos tornando escravos de nossos desejos, e pior, dos desejos dos outros, dos desejos de nossas empresas, dos desejos de nosso país, etc. A cobrança para que seja um sucesso é enorme. E não se importam se você já está no limite da sua saúde ou até mesmo da sua criatividade. Oferecem um punhado de centavos a mais para que você dobre o suor do seu dia e obrigam a acreditar que aquela quantia é excelente, que é imperdível, que o recusar do trabalho extra o transforma num eterno vagabundo. As vezes é com lágrimas nos olhos que percebo pais deixando de levar seus filhos em quaisquer atividades pelo cansaço ou pelo compromisso adquirido pois a renda extra é essencial. O gênio Henry Ford talvez seja o maior demônio de um tempo nem tão distante, e talvez eu seja acusado de loucura por tentar afirmar isso. A pressão por vezes é enorme, e o assédio moral é tido como algo normal, até os trabalhadores de base desconhecem sobre o efeito da palavra ao pé do ouvido, aquela que parece seduzir e que ao invés disso deixa muda a sua liberdade por ter falado tão alto em sua alma. Hoje voltei para casa meio tonto, disperso, com cifras nos olhos, com porcentagens nas minhas palavras, com descontos nos meus abraços e o pensamento é um só, eu preciso encontrar a saída, eu não entrei nesse mundo sozinho. Estou cansado da vida em frações, e se for preciso desistir da normalidade que assim seja, eu estou disposto a abrir mão do conforto ilusório, de fazer parte da estatística que aponta o crescimento econômico do país, de me prostituir diariamente sem a mesma liberdade daquelas a que chamam de prostitutas. Moça, anuncie ao microfone que estou completamente perdido nesse grande mercado de almas que se tornou o mundo... Eu quero a vida com toda a responsabilidade que ela exige, mas com toda a dignidade que necessitamos.

"...I'm all lost in the supermarket

I can no longer shop happily

I came in here for that special offer

A guaranteed personality..." THE CLASH

*Eu era apenas um pós adolescente inconformado quando brinquei com estas palavras de uma forma séria demais...