A CUECA

A CUECA

Desde que foi criada a cueca tem uma participação na vida masculina quase coadjuvante, principalmente pelo fato de não aparecer.

Mas hoje em dia, se você pensa que as mulheres não estão nem aí para a cueca que você usa, está muito enganado. Elas não só reparam, como comentam com as amigas e saem por aí interpretando a sua personalidade com base, simplesmente, naquela peça de roupa minúscula que você, muitas vezes, compra no supermercado junto com latas de cerveja, azeitonas e pasta de dente. Surpreso? Pois não deveria, tendo em vista a própria divisão feminina de lingeries. Vá lá conferir, a gaveta de lingeries dela está separada em peças de casa, do dia-a-dia e das investidas para matar.

Por não aparecer o status da cueca não existia, por isso poucos ligavam para a dita cuja, logo não se importava para cor, modelo e nem se estava furada, rasgada etc.

Cueca (como diz no Brasil) ou cuecas (como se diz em Portugal) é um pequeno calção de tecido leve, usado por baixo das calças masculinas.

A palavra apareceu no português em 1712, em Portugal primeiro, onde a palavra ** é empregada no lugar da palavra bunda, usada no Brasil.

É formado por ** + eca (sufixo diminutivo, que muitas vezes tem sentido pejorativo, como em folheca, lojeca, meleca, etc). Como é possível concluir o sufixo –eca acrescentou à palavra ** a idéia de (vestimenta) pequena (para cobrir o ** ou bunda). Do mesmo modo com o sufixo – eiro, acrescentado à palavra **, dá idéia de “que cuida, protege”, porque o cueiro é feito de pano macio, próprio para bundinhas de crianças.

A valorização da cueca começou com os super heróis, principalmente Batmam e Superman, que como todos sabem usam a cueca por cima da calça, dando importância fundamental à vestimenta masculina intima.

Nos tempos modernos e com a alta costura a cueca ganhou importância na vestimenta e que revela muitas vezes a verdadeira personalidade de um homem por debaixo das calças.

A tão importante vestimenta ganhou até uma versão feminina, o que daí depreende a importância do acessório nos dias atuais.

Não podemos deixar de citar outra relação que deu um status visual à cueca que antes ficava escondida a sete chaves. Os “manos” hoje em dia têm orgulho de mostrar quase toda a cueca ao usarem bermudas e calças largas, deixando de fora quase à totalidade da peça masculina.

Goste ou não da moda dos “manos”, a cueca de hoje não é a mesma de ontem e ao que parece chegaremos no dia em que batman e superman serão imitados e o preço da cueca irá se igualar às lingeries e daí poderão voltar ao passado e usar aquelas sambas-canção, afinal de contas pagar uma fortuna por uma coisa que não aparece é loucura nos dias atuais.

Marcos Barbosa

Marcos Barbosa
Enviado por Marcos Barbosa em 29/05/2008
Código do texto: T1010469