JUSTIÇA! POR FAVOR

Justiça! Como a clamamos nos percalços diários quando uma criança é assassinada seja por assaltantes, traficantes, policiais imprudentes ou mesmo pais destemperados.

Clamamos quando um adolescente fica irremediávelmente aleijado, vítima de uma bala perdida(ou achada), briga na have ou mesmo nas torcidas organizadas, queda da moto, ou capotamentos em colisões no nosso tão louco e violento trânzito.

Imploramos quando um trabalhador rural é morto no campo, um mendigo é assado-vivo nas praças, um idoso é humilhado nos ônibus, uma grávida é agredida no mercado; ou mesmo um desempregado é agredido por vender picolés em ônibus, trem ou metrô.

Justiça! Clamamos quando o segurança matador da boite é um policial, quando o político famoso está envolvido em maracutaias mil, o prefeito, fecha o posto de saúde em plena crise virótica, quando o governador abandona aos hospitais e o presidente "vende" literalmente a nação.Para tudo que de alguma forma nos ofende, clamamos por justiça. Praquilo que comove a nação, clamamos por justiça! Justiça, justiça; justiça!

Mas... não seria a justiça uma questão de ponto-de-vista? Uma questão de situação social? Há democracia na justiça? Existe justiça social? Será?

Justiça! Cega, justa e imparcial. Imparcialidade que não distingüe os homens entre si(cega); mas os separa por classe social; por capacidade de galgar alguns degraus na sociedade.

Na política, quando nossos governantes e representantes são pegos com a boca na botija, existem as imunidades parlamentares, criadas por eles próprios, e defendidos por todos eles à unhas e dentes; políticos esses, que criaram as falanges(para defenderder-se da "ditadura"), e que hoje reclamam(será mesmo?) que elas se converteram em comandos(quem será que os patrocina com armas e drogas?), e; nas próximas eleições o cara é reeleito e por uma questão de justiça, o caso é arquivado. É a lei.

Se um juiz é preso por homicídio(culposo por dirigir após beber e atropelar ou colidir; ou doloso por executar alguém em um shoping ou supermercado), ou por desvio de recursos colocados sob sua júdice, não fica mais do que 72 horas em uma cela que mais parece um quarto/siíte de hotel cinco estrelas, e em seguida ou responde em liberdade ou recebe prisão domiciliar que mais o protege do que pune, enquanto o mesmo exerece toda a sua influência nas investigações e, realmente, quem o acusa terá de provar tin-tin por tin-tin que êle estava no erro. E se é condenado, quais as punições? Primeiro: Êle é "punido" com uma APOSENTADORIA INTEGRAL, o seu maiór castigo, é receber os seus gordos salários sem "poder nunca mais exercer o magistrado", sem poder julgar mais ninguém. Isso, é justiça, pois assim são as leis.

Se alguém de classe média é preso, em no máximo 15 dias haverá um habeas corpus que lhe permitirá responder em liberdade e por uma questão de justiça, muitos pobres(inclusive um conhecido meu) ficam um ano e três meses presos aguardando que se completem investigações, ficam em cubículos lotados misturados a todas as sortes de criminosos profissionais; sem julgamento,sem condenação, sem crime (no caso de meu conhecido por exemplo, foi uma acusação de tentativa de homicídio motivada por uma briga com separação de casal, que a sogra postou-se na frente do carro pro cara não sair e ele acelerou e a mesma(sogra), deu queixa na delegacia vinte anos atrás)são presos anos depois, para no final o caso ser arquivado como sem solução, por concluir-se que não houve crime ou até mesmo que o crime prescreveu... sei lá. No caso de meu conhecido, por uma questão de justiça, ele ficou um ano e três meses preso por uma acusação feita vinte anos antes, não foi julgado ou condenado, está com a "ficha limpa", porém; perdeu o emprego, perspectivas, alegria e o respeito dos visinhos.

Justiça! Há poucos dias atrás, um delegado foi executado em um mercadinho enquanto comprava pão, o caso foi investigado, o meliante identificado, caçado e morto(ato de resistência) em aproximadamente cem horas. O caso, foi arquivado como solucionado(assim como todas as investigações e acusações que ele vinha fazendo[caça-níqueis, corrupção na polícia, no governo, etc,etc,etc,...]) e nessa mesma semana, nessa que terminou ontem, um deputado foi preso em flagrante e a Câmara julgou e decidiu que êle tem todo o direito de responder em liberdade para poder defender-se "integralmente" dessas acusações.

Os presídios e as delegacias estão superlotados; você que me lê tem idéia de quantos presos já cumpriram suas penas e ainda continuam presos por não ter um advogado que os representem com pedido de exoneração por cumnprimento de pena? Quantos tem direito à condicional pelo mesmo motivo? quantos morreram lá dentro por querer cumprir sua pena e não se envolver em facções? Você sabe quantos processos são "arquivados" no Brasil como SEM SOLUÇÃO?

Isso tudo é uma questão de justiça! (Continua...porque a vida é uma contínua injustiça...)

H.F.Costa em 01/06/2008.