O QUE FAZER PELA "MINHA TERRA, MEU BRASIL"

Num momento em que o Brasil passa por uma crise tão forte de moralidade e falta de ética, deu-me inspiração para falar disto, num poema em que, como cidadã, choro o sofrimento pelo qual o povo está passando, e choro também pela riqueza ilícita que campeia no nosso governo, sempre pensando, mais e mais em tirar do povo para enriquecer os políticos, que a cada dia, ganham mais, para fazer em benefício próprio, enchendo os próprios bolsos.

Alguns podem dizer:- "Mas o Brasil está com a economia equilibrada, como nunca esteve!"

"Um dia eu pude perceber que existe uma enorme diferença entre ver e enxergar, ter e ser, ouvir e escutar, andar e caminhar, desejar e querer".

Descobri também que viver e existir são coisas inteiramente distintas.

A balança comercial estável, não tira de nós a visão para percebermos, que poderiamos estar muito mais equilibrados perante as outras nações, se os desvios públicos não fossem tão exorbitantes. Ela está bem, mas e o povo, está? O que está acontecendo com o poder aquisitivo do povo que vai diminuindo a cada dia? Existe uma inflação por baixo dos panos, que não aparece nos levantamentos. O País enriquece enquanto o povo empobrece?

Ontem mesmo tive um susto. Minha conta de internet subiu 130%. Desde quando uma economia estável, dá ao povo 10% de aumento no seu mísero salário mínimo, e deixa uma empresa como a Telemar, aumentar seus provedores de internet em 120%?

Quem neste Brasil tem condições de deixar de pagar sua alimentação para enriquecer filhos de políticos que estão a cada dia mais ricos, e que saíram da mesma míséria em que nos estão deixando?

Impossível que não se consigam ver o que fazem conosco! Estamos ficando revoltados, e pediria a todos que anulassem seus votos nas eleições, para impedir que qualquer um destes pudesse se candidatar novamente, pelo menos nos próximos quatro anos, conforme manda a Constituição, que poucos conhecem.

Há uma coisa que poucos sabem, e ninguém divulga. Nossa constituição permite, no caso de mais de 51% dos votos nulos, refazer as eleições com novos candidatos, excluindo-se os anteriores por 4 anos. Por não saber disto, o povo continua mantendo estes no poder, que vão a cada dia piorando mais a situação do Brasil. O que nos falta é união. Não é o caso de omissão.

Omissão há quando vc quer se eximir de dar seu voto porque não quer se comprometer. Quando quer fazer a união para evitar que o mal continue a se alastrar, numa tentativa desesperada de mudar a situação, isto é ser cidadão.

Tentaríamos uma nova equipe política, novas eleições, e quem sabe, os próximos perceberiam que também cairiam do cavalo se procedessem como estes que lá estão?

Vejo hoje que o problema está em nós, povo brasileiro, que nada fazemos para mudar.

Antes se falava que a culpa era do Collor, depois foi o Itamar, o responsável pela bancarrota, depois o Fernando Henrique.

Nós somos a matéria prima deste país. Precisamos acreditar que temos força para agir, para mudar o que nós mesmos plantamos, para retirar quem nos fez promessas e não nos satisfez.

Sinto-me triste, porque pertenço a um país onde campeia a "ESPERTEZA" que é a moeda mais valorizada, tanto ou mais do que o Euro ou o Dólar;

-Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que ensinar à sua família, os valores do respeito ao seu semelhante;

- Um país onde fazer gato na luz ou na TV a cabo do outro é ser esperto e inteligente;

- Um país onde enganar os outros é ser mais inteligente do que o outro;

- Um país onde não há mais respeito e educação. Onde os jovens não se levantam para um idoso sentar-se no ônibus, olhando-o com indiferença, deixando-o à merce dos arrancos que o ônibus dá, correndo o risco de cair e se machucar, por não ter mais força para garantir-se em pé.

- Um país, onde os homens que se dizem "machos", ficam sentados, enquanto as mulheres, com crianças no colo, ou grávidas, ficam em pé.

- Um país em que raríssimas pessoas são capazes de devolver um dinheiro encontrado ao próprio dono, porque fazer isto é ser idiota.

- Um país onde se frauda o outro e o prejudica, para pagar suas próprias dívidas.

- Um país onde o Congresso trabalha dois dias por semana, ganha uma fortuna para dizer que defende o povo, aprovando projetos e leis que só servem para empobrecer mais aos que não têm, e enriquecer seus próprios interesses.

Quem é mais culpado nesta história? Existem maiores culpados? Quantos pagam propina por baixo dos panos para se livrarem de multas, e quantos as recebem, burlando também o Estado?

Se o Governo é corrupto, isto não dá ao povo o direito de ser também.

Hoje, envergonho-me de ir ao exterior, como fui há 20 anos, e ouvir alguém dizer que o Brasil é "um país em que tudo é permitido"; que ninguém respeita os direitos dos outros, nem o próprio governo, que lá está, para defender-nos. Que no Brasil, todas as mulheres são prostitutas e que até todas as crianças se prostituem.

Só conseguiria convencê-los de que ainda existe gente boa neste Brasil, por que existem aqueles poucos que foram bem educados, ou através da minha própria conduta, da minha própria honestidade, do meu próprio comportamento.

Não adiantaria dizer que isto não é verdade, pois a mídia internacional já se encarregou de manter o Brasil no submundo do crime e da corrupção generalizada.

Sinceramente, envergonho-me dos nossos políticos corruptos, apesar de saber que alguns, ainda se salvam, principalmente as mulheres, mas algumas ainda acabam sendo levados pela enxurrada.

Envergonho-me da falta de moralidade que já passou a ser normal neste país.

Ter princípios morais, neste país, é privilégio de muito poucos, que tiveram realmente berço, que tiveram pais que lhes ensinaram a ser corretos.

Hoje, é tanta a vergonha, tanta a falta de respeito , que qualquer um nivela o outro por si mesmo.

É doloroso ver o Meu Brasil, uma terra tão linda, de um povo tão alegre e tão bom, escorregar-se assim pelo mau caratismo, pela falta de amor ao próximo, por todos os adjetivos que nem encontro mais para reafirmar o que gostaria de dizer, para tentar acordar as pessoas, para que revejam seus conceitos e para que tentemos fazer deste, um país melhor.

Neuza Maria Spínola