Comportamento




Todos nós sabemos que os orientais possuem inúmeras características não só de ordem física como comportamental, diferentes de nós ocidentais. Dentre muitas , o respeito aos animais ditos irracionais. Tal respeito é tão acirrado que existem algumas seitas cujos integrantes não saem às ruas à noite para não correrem o risco de pisar e matar as formigas pois estas trabalham diuturnamente enquanto não chove a fim de armazenar alimentos nas suas galerias subterrâneas para que, ao chegar o inverno não passem necessidades. 

Se fizermos uma reflexão em torno destes dois elementos, o oriental que assim age e as formigas na sua labuta diária e organizada, perceberemos de imediato duas características gritantes que nós seres ocidentais precisamos cultivar:O respeito aos amimais e o sentido de trabalho organizado e previdênciário. 

Não nos é fácil respeitar os animais de porte maior quanto mais "insignificantes" insetos que estão a trabalhar. Não conseguimos ainda respeitar o "outro" e muitas vezes pisamos em alguém que está no nosso caminho impedindo a concretização dos nossos desejos egoístas; pisoteamos, escamoteamos, ultrajamos, esmagamos sonhos, repudiamos as verdades alheias e fazemos de tudo para sobressair em detrimento do outro que é semelhante a nós, em absolutamente tudo quanto mais nos voltarmos para os animais ditos inferiores. Mas tudo na vida se resume a uma simples ação: dar o primeiro passo. Deixar de olharmos apenas para o nosso umbigo e olharmos para o nosso lado é um bom exercício para se começar. Não precisamos iniciar no estágio em que os orientais já chegaram até porque eles devem ter levado um bom tempo para atingirem tal sensibilidade e postura. Lembremo-nos apenas que o sol foi criado sobre justos e injustos, bons e maus, gratos e ingratos, nos ofertando tão belo exemplo de doação .

Outra lição é aquela que, silenciosamente, no anonimato as formigas nos ofertam diariamente. Trabalham de uma forma organizada, uma socidade eusocial que é uma das formas mais complexas de sociedade onde compartilham três características: uma sobreposição de gerações em um mesmo ninho,a cooperação no cuidado com a prole e a divisão de tarefas entre reprodutoras e operárias. Nós humanos somos predominantemente individualistas. Sequer compartilhamos um agasalho de um filho com a criança desconhecida que tirita de frio, abrimos as nossas portas apenas para os consanguíneos e aqueles que escolhemos a dedo para desfrutar da nossa amizade e nunca temos tempo para atender às necessidades do outro que está sobrecarregado de tarefas. Preferimos empregá-lo no tédio, nas horas vazias em ações que nada nos acrescentam mas sempre voltadas para o  egocentrismo.

Quanto a divisão em reprodutoras e operárias seria absurdo pensarmos nesta possibilidade até porque não se trata aqui de um admirável mundo novo mas sim de buscarmos em comportamentos diversos tanto de animais ditos irracionais e até insetos, aos mais evoluídos que desfrutam conosco o mesmo patamar evolutivo,exemplos que possam acrescentar à nossa evolução. 

Um povo que respeita os animais, que se devota à oração e meditação, que acredita em vidas sucessivas, se alimenta frugalmente e se abstém de todo e qualquer excesso é por certo um espelho onde podemos nos mirar sob muitos aspectos. Lembrando-nos sempre das palavras do apóstolo Paulo quando nos assegurou que..."Tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém" e que "deveríamos ouvir a todos e reter o que nos fosse bom".

 

Bjjssssssoninha....PAZ!
Imagem:http://controljr.blogspot.com/
2008/03/formigas-danadas.html