O PAÍS DO FUTEBOL

No último domingo,o jogo Náutico x Botafogo no Estádio dos Aflitos veio confirmar uma máxima que foi dita algum tempo atrás: ou o Brasil acaba com o futebol ou o futebol acaba com o Brasil.Como se não bastasse aquela histórica,fatídica, partida de futebol entre Náutico e Grêmio, que foi denominada a Batalha dos Aflitos, onde houve de tudo:agressões ao árbitro, jogadores cavando a marca do penalty com o bico da chuteira, e o final , tudo mundo sabe, o Náutico desperdiçou duas penalidades máximas, e com quatro jogadores a mais , perdeu a partida.

Mas, voltando ao jogo Náutico x Botafogo, a história se repetiu. O jogador André Luís,do Botafogo; desde o início do jogo demonstrava descontrole emocional. Discutia com os próprios companheiros de equipe, com o árbitro e com os adversários, sem contar que fazia jogadas sem propósitos, violentas. Até que numa dessas jogadas violentas levou o segundo cartão amarelo, e automaticamente , o vermelho.O " atleta ' saiu das quatro linhas reclamando muito, furioso, chutou uma garrafa de água , atingindo um velhinho que assistia a partida bem próximo ao gramado, e fez gestos obscenos para a torcida adversária; sentou-se no banco de reserva - o que não é permitido-. convidado pela força policial para deixar aquele local, o jogador, parecia transloucado, discutiu com os policiais, e foi lhe dado voz de prisão , por desacato a autoridade. E ele saiu do estádio direto para uma delegacia de polícia. O impressionante é o que a mídia nacional, sem ao menos estar a par da situação,foi logo criticando a ação policial. Um absurdo, isso é ilegal- dizia um comentarista de uma famosa rede de televisão.Todos ignoravam a atitude do jogador, como se ele pudesse fazer tudo, estivesse acima do bem e do mal.

A celeuma continuou. A tenente, responsável pela prisão do "craque " brigão, recebeu , em dois dias, cerca de dezenove mil mensagens,pelo orkut; quase todas agressivas, preconceituosas, tais como: nordestina faminta, burra;também foi discriminada por ser negra e mulher.

Fiquei perguntando a mim mesmo como algo tão grotesco pode mexer tanto assim com as emoções das pessoas.Encontrei a resposta no velho Nelson Rodrigues, amante do futebol e profundo conhecedor da alma humana , que disse : a bola é reles, o fascínio do futebol é que ele é trágico. Realmente, uma tragédia, um país se dividir por causa de uma partida de futebol.Sim, parabéns ao Náutico que venceu a partida por 3xo.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 03/06/2008
Reeditado em 10/08/2010
Código do texto: T1017849