As melhores frases políticas dos últimos tempos

Corrupção é a nova forma inventada para que um país, estado, município possa ser governado utilizando o que há de mais moderno em termos de administração do dinheiro público. Ética é a escolha que o indivíduo (aquele político safado) irá fazer com o dinheiro roubado: comprar uma Ferrari ou ajudar alguns amigos. Honestidade é uma palavra que passará por votação no Senado para ser excluída do dicionário – e será aprovada por unanimidade, pois os votos serão comprados.

Ideologia é a ciência que indica como se eleger e mostra o rumo a ser tomado, normalmente o de quem está melhor nas pesquisas. Ignorância é uma qualidade (sic!) que a cada dia ganha mais admiração, principalmente das classes mais pobres, menos cultas, menos favorecidas. Falsidade na política não existe, mas Papai Noel, sim! Legislação nada mais é do que uma parede de vidro esperando para ser quebrada. Vergonha é o sentimento do político quando sua foto não aparece junto da notícia de que ele é o responsável pelo desvio de alguns milhões em determinada semana. Idiota é aquele sujeito que fica indignado com as notícias e volta a votar no mesmo corruptor depois de dois, três anos. Comprar votos não é imoral, mas vender é passível de cadeia.

A verdade é que dá para fazer um livro sobre a máfia que se esconde por trás dos cargos públicos, escolhidos pela voz de Deus – o povo! Como pode a voz de Deus ser tão estúpida? Infelizmente as repetidas notícias de escândalos fazem com que nós, leigos, pensemos que em todos os âmbitos é assim. E, talvez, o seja mesmo – então azar dos assalariados. Sobraram apenas aquelas diversões como o futebol, a novela e a coluna social. Ah, de que adianta esta indignação, se todos estão cegos, surdos, mudos e inertes?

Indignação é uma desculpa usada pelos formadores de opinião que nada conseguem fazer além de tentar fazer suas razões serem ouvidas.

Coligação é um termo que será abolido, passará a se chamar formação de quadrilha. Partido político será coloquialmente chamado de bando! Já chegou a hora de acordar e dar um basta... Mais uma vez vem chegando a eleição, dia em que se comemora o pleno exercício da democracia, um sistema onde se escolhe quem irá desviar recursos públicos pelos próximos quatro anos.