Amor, eterno, sempre que puder

Estava pensando em que escrever no dia dos Namorados, já que é uma data que deve ser celebrada por maridos, esposas, noivos, amantes, enfim pelos eternos namorados. Acho que estou perdendo a inspiração em escrever, mas como se diz que 90% da criação é a transpiração, vamos lá.

Resolvi dedicar esse texto a uma grande amiga minha que casa este ano. Uma amiga especial que agora entrará em breve no clube das casadas.

Falar de amor eterno, de uma só paixão é fácil. Difícil é amar, apaixonar-se uma única vez durante toda vida. Quase sempre dizemos a cada relacionamento que começamos que desta vez é para valer, que desta vez é para sempre. Até um dos nossos maiores poetas, Vinicius de Moraes que disse: “Eu sei que vou te amar. Por toda minha vida eu vou te amar. Em cada despedida eu vou te amar”, casou-se nove vezes, mas quem disse que ele não amou todas às vezes, cada qual como modo, intensidade e valores diferentes.

Não podemos dizer quantas vezes na vida vamos amar, pode ser única uma vez, como desejamos sempre que encontramos alguém ou como Vinicius podemos ter nove, dez, mil amores.

Não estou pregando que passemos a vida procurando amores, estou dizendo apenas que podemos errar quando pensamos que amaremos alguém para sempre ou o outro pode ter se equivocado quando nos jurou amor eterno ou podemos ter amado naquele momento naquela época, mas por alguma circunstância acabou, ficou para trás.

Não podemos dizer que todo amor é para sempre, mas podemos evitar erros que façam com que ele se desgaste ou que se acabe antes do tempo.

Todo relacionamento deve ser simples, deve ser sempre um namoro, nunca devemos esquecer a arte da conquista, do querer bem, do cativar, do respeito, da sinceridade, do olho no olho.

Não devemos projetar nas outras pessoas nossos sonhos, nossas vontades, nossos desejos, não podemos impor que ela goste do que gostamos, nem pudemos gostar sempre do que o outro gosta. Não existe aquela conversa do “somos um só”, o relacionamento é feito a dois, pois dois seres individuais, de pensamentos diferentes, de emoções, sentimentos, formas de gostar que nem sempre são iguais.

Sempre irá haver a desavença, opiniões diferentes, conflitos, brigas, discussões, mas o importante é encontrar o consenso, às vezes dar o braço a torcer, às vezes calar a agredir com palavras, em outras ocasiões encontrar soluções conjuntas. E a cada desavença superada, cada solução encontrada, o relacionamento renasce mais forte, mais verdadeiro, o amor verde vai ficando maduro e muito mais gostoso.

Alguns relacionamentos têm o privilégio de serem eternos, outros são eternos, enquanto duram, não podemos determinar a duração dos nossos relacionamentos, mas devemos saber preservá-los enquanto durarem, respeitar as diferenças. Ciúme é normal, desconfiança, opcional e faz mal. Tolerância faz muito bem, submissão acaba machucando.

Desejo a minha amiga, que seu relacionamento seja eterno, não apenas eterno enquanto dure, mas eterno durante toda existência dos dois. E Que a chama do namoro jamais se acabe. Feliz Dia dos Namorados.