COBRANÇAS E CULPAS

Para se satisfazer a todos e principalmente a si próprio, tem que se efetuar um depósito de alto valor no banco da persistência. É preciso investir disposição e tempo para quitar as cobranças e culpas acumuladas ao longo dos anos tais como: cobranças de amigos que reclamam um telefonema; a culpa ao saber que por causa disso deixou-se de prestar o auxílio necessário quando alguém precisava de apoio para dividir a dor; cobrança de si próprio por adiar sempre e os cuidados com a saúde e iniciar a prática de exercícios físicos e daí a consequente culpa pelos resultados ruins do check-up médico. Enfim... são tantas cobranças e culpas que ao parar para pensar, sente-se um terrível mal estar... Melhor, é pensar que tudo isso está encerrado no passado e este não se reescreve, mas é possível repará-los começando por pegar a caderneta de telefone e a agenda pessoal e ir anotando em cada dia vindouro um alô para alguém, um pedido de desculpas, agendar visitas e programar uma hora diariamente para levar a si próprio para caminhar dando início à prática de exercícios e tudo o mais que venha a alterar um passado nebuloso de cobranças e culpas. Sempre há tempo para se viver em paz, só que isto não significa não fazer nada, ao contrário, exige comprometer-se com a busca da felicidade de todos empregando toda a inteligência e trabalho sem descanso, afinal: "ninguém é feliz sozinho"!

Jayni Paula
Enviado por Jayni Paula em 13/06/2008
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T1033391
Classificação de conteúdo: seguro