O SENTIDO DA VIDA

Muito pouca gente pára para pensar sobre a origem da vida, sobre de onde viemos e para onde vamos.

Se não estamos nem aí para saber a nossa origem, o que dirá se preocupar com o nosso fim.

Quando falamos em fim, certamente estamos falando da morte.

Ela mesmo! A danada! A cidade dos pés juntos. A outra vida. A escuridão.

Para que a morte tenha um mínimo de sentido, é preciso haver alguma coisa depois dela.

E como não temos certeza de nada, surgem os “especialistas” para fazer entender o que nos espera no outro lado.

Geralmente esses “especialistas” preferem ficar no campo da religiosidade, que é muito vasto e diferenciado, defendendo teorias tais como: que a vida continua só para quem acreditou neles em vida, que voltaremos em outros corpos, que descansaremos para sempre, que viraremos adubo, que viveremos para sempre, que nunca vivemos e somos só uma ilusão, etc.

Uma coisa, pelo menos, todos eles parecem ter como consenso: que fora da religião, a morte é o fim e não tem nenhum sentido.

Apesar disso, eu sempre procuro rezar para quem possa estar escutando e tudo o que queremos no momento da despedida final é uma palavra de conforto e uma oração seja de que religião for.

Tem gente que define o sentido da vida como somente a perpetuação da espécie humana e, quando perdem alguém, dizem que a vida não tem mais sentido e por isso não encontram mais forças para viver.

Outros trabalham, estudam, acumulam riquezas, praticamente sem viver, mesmo sabendo que de repente morrerá e tudo o que acumulou ficará para os outros.

Então, se o sentido de sua vida estava em consumir e acumular bens materiais, ele perde o norte ao avistar o iceberg da morte se aproximando de forma irreversível.

Quais as razões para viver, se tudo se acaba com a morte? Por que temos que morrer? E o que vem depois?

O homem teme a morte talvez porque queira viver eternamente.

O homem teme a morte talvez porque não suporte a solidão.

O homem teme a morte talvez porque não tenha nenhum controle sobre ela.

O homem teme a morte talvez porque não conseguiu ser feliz em vida.

Se for verdade que a pessoa que se vai, pára de sofrer, pára de se preocupar, então, quando as enterramos, nós choramos por nós mesmos.

Sérgio Lisboa.

Sérgio Lisboa
Enviado por Sérgio Lisboa em 15/06/2008
Código do texto: T1035214
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.