A Vida Não Tem Diferença

Não devia existir o adjetivo "diferente".

Em certos pontos, todos os seres humanos são iguais. Há aqueles que não aceitam a diferença e detonam qualquer sentido da palavra união. O singular vira plural quando sabemos com quem estamos lidando.

Testemunhei histórias de pessoas ricas, pobres, médias, batalhadoras ou simplesmente descansadas. Não obtive a mesma concepção de mim depois de tais testemunhos. Andei - e ando - pelas ruas e ouço as histórias das pessoas da serra, do sertão e das íntimas ruas das cidade crescente. Pré-conceito é algo que se aplica ao que o intelecto não consegue se extender... Não existe o pré-conceito, pois o conceito é o ponto de partida para qualquer coisa. Antes da largada, não há vencedores e perdedores.

A vida é crua. A vida é algo completamente fora dos padrões sociológicos do homem-macaco de nossos tempos. Dói quando se percebe o doce que é o vinho da cegueira e somos condicionados à meras insinuações pré-concebidas de alguém iletrato ou constantemente alimentado por ilusões esdrúxulas de personalidades e raças. Afinal, o que somos - realmente parte de nós mesmos e dos outros - é o resultado da evolução sofrida por todos. Ninguém negará o fato que descendemos de alguém lá na África, o continente que mais sofreu - e sofre - discriminação e esquecimento, é a nossa verdadeira mãe - mãe África. Ninguém negará o fato que árabes e judeus são descendentes do mesmo patriarca, cristãos são, por obrigação, eternos agradecidos ao povo judeu pelo Cristo. E então, há diferença em nosso meio?

O mundo é feito por todos, ninguém tem mais culpa que o outro, somos responsáveis por tudo que acontece. A diferença é o mal que faz o mundo sangrar... Sejamos indiferentes ao antagonismo e pré-conceitos e moralizemos o que o mundo tem de melhor - nossa união.

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 16/06/2008
Reeditado em 24/06/2008
Código do texto: T1036802
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.