Não somos mais os melhores

Já vou avisando que as linhas que seguem não devem ser usadas para palestras motivacionais pois há um grande risco de o resultado obtido ser o inverso do desejado. O Brasil tem minado nos últimos dias o orgulho de seus cidadãos e essa onda de ostracismo está se apoderando do estado. Cachoeira do Sul pode sentir-se no meio deste sentimento, pois não é há bastante tempo sombra do que um dia prometia ser, ainda que a esperança comece a bater na porta com a volta da industrialização. Pois bem, vamos colocar a bagunça em ordem, ainda que isso pareça impossível.

Brasileiro adora futebol e agora está recebendo o pagamento por nunca dar uma atenção ao menos parecida para a política. Antes que comece a descer uma série de críticas dos entendidos, já digo que – logicamente uma coisa não tem nada a ver com a outra – ou jamais teríamos ganho um título mundial. Mas até a Seleção Brasileira está envergonhando e ainda sob o comando do “capitão Dunga”. E não há justificativas, talvez nem jogadores – o que é pior. No passado dava para achar um culpado no campo, hoje nenhum escapa.

O Rio Grande do Sul, que ostentava um orgulho histórico por aquelas marcas deixadas pela ideologia Farroupilha está assistindo perplexo à pior crise de sua história e a cada dia tem uma gravação ou denúncia nova na mídia sobre o monte de dinheiro público que foi desviado para os bolsos dos cidadãos que adoram um terno e gravata. E o povo no boteco discutindo o futebol, que apesar de tudo ainda não é assunto estressante – nem enojador. Apesar de muitos não perceberem, toda esta instabilidade política afeta diretamente a vida de cada um, mas isso infelizmente continua não sendo importante.

E finalmente a Capital do Arroz... O título aliás só tem valor histórico porque Cachoeira já está lá em oitava, ou décima posição na produção do cereal. A crise da saúde assusta, mas as pessoas deixam para reclamar só quando acontece com elas, este – entendam, prezados leitores, é o grande problema. Só se dão conta do drama quando ele atinge diretamente. E fazer o quê, se aquele dinheiro dos impostos que deveria retornar em melhorias continua indo para contas em paraísos fiscais? Não adianta, o negócio é trabalhar e esperar que o seu suor seja recompensado um dia.