A Desagradável Esperança

Quantos de vocês já fizeram uma "fézinha"?

Quantos já sentiram vontade de entrar em uma casa lotérica ou naqueles "paratodos" para gastar dinheiro fazendo um joguinho inocente?

Eu não aconselho, mas também não descarto a importância. Sei que o país está mais endividado lá fora do que o Zé Ninguém da esquina com o mercantil do seu João Fulano de Tal, mas isso vicia... Vicia mesmo!

Hoje eu me encontrava numa dessas casas Lotéricas, uma das tantas que estão espalhadas por aí, e vi um fila enorme já saindo do estabelecimento e indo parar no meio da rua. Gente de cidadezinha do interior do Ceará, cidade pacata e calma, sem nada para fazer a não ser jogar dama na calçada ou jogar em algum consurso lotérico... O pessoal, logo depois do expedinte, vai fazer uma "fézinha". Oh! Fézinha! Muita gente e muito dinheiro... Meu pai gasta muito com isso, e ele não está sozinho.

Segundo as probalidades, é mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na mega-sena - mas vamos pelos fatos, com tanto raio por aí por causa do clima... Mas voltando ao assunto, a possibilidade de acertar os números é muito baixa, porém sempre há aquela voz lá na alma: "Joga cara, joga!", e a gente acaba se rendendo a esperança - ou desespero? Não sei, a maioria das pessoas faz isso por desespero mesmo, a esperança é algo que praticamente obriga a pessoa a jogar uma vez, caso não ganha e a situação ficar mais feia do que já estava, o desespero entra no jogo. Literalmente. Isso vicia tanto quem perde muito como quem ganha muito...

O brasileiro é um povo esperançoso, acredita que vai se dar bem na vida. Acredita no futuro. Sabe-se bem que o futuro individual e coletivo andam de mãos dadas, porém o primeiro sempre está à um passo a frente. Quem ganha quer sempre mais, quem perde, fica desesperado e tentar mais uma vez... E assim vai...

Não sei de nada, como falei não aconselho, porém não desaprovo. Mas um pouco de moderação poderá valer a pena... O nosso dia vai chegar, não se preocupem.

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 26/06/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1052809
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.