O que você faz de você

"Às vezes damos uma impressão de dinamismo ao dizer- mos alguma coisa. Outras vezes, damos uma impressão igualmente significativa ao permanecermos em silêncio". Dalai-Lama.

Há um limite para as paixões humanas quando elas provêm dos sentimentos, mas não há limite para aquelas que sofrem a influência da imaginação. Palavras não significam nada perto de atitudes, conquistar alguém um dia é muito fácil, agora conquistar essa mesma pessoa todos os dias é bem diferente. A maior prova é a mais simples, porém peculiar. Ser sincero é preservar a confiança que as pessoas nos dão, é não deixar pontos de interrogações. Cada um carrega medos e esperanças, cada um sabe a dor e o prazer de ser quem é. Às vezes dói ser sincero, e mostrar o outro lado, admitir as nossas mancadas. Mas é isso aí, isso que nos torna pessoas de caráter, isso preserva o que há de melhor em cada um. Todo mundo tem uma história triste para contar. Todos, não escapa um. E é muito natural justificar as besteiras que fazemos culpando o episódio a, b ou c da nossa biografia. Sem desculpa: todo mundo já errou e vem mais provação por aí, que vida é isso. Paz e chumbo grosso, alternadamente. E tem mais, não nos pertencemos, somos livres, não possuímos as pessoas, podemos apenas cultivar um sentimento. Rotular alguém é besteira, podemos viver 30 anos com uma pessoa e não conhecer seu infinito de predicados. A única coisa que realmente importa nessa vida é o que você fez e faz consigo mesmo. Não importa o que fizeram com você, mas o que você vai fazer com o que fizeram de você. Pra ser feliz é preciso se permitir.