FELIZCIDADANIA

Imagine uma sociedade onde todas as pessoas são felizis. Não existem favelas nem guetos. Não existem crianças nem homens de rua, todos os homens tem onde morar.

As crianças brincam nas ruas sem ser violentadas e as meninas, não precisam vender seus corpos para sobrevier, porque, não há fome nem miséria nem pobreza. Imagine uma sociedade onde todos são iguais e onde todos têm acesso à saúde, educação e segurança. Não há esgotos a céu aberto e os rios não são poluidos. Imagine uma sociedade onde todos têm acesso à cultura, bem maior da humanidade. Todas as pessoas são iguais, não há ricos e pobres, não há patrões e os meios de produção pertencem a todas as pessoas, não há latindiários nem latifúndios e o lucro é repartido justamente entre os integrantes da sociedade. Não existem escolas nem faculdades particulares, por isso o ensino é universal e de acesso de todos. As pessoas andam pelas ruas sem medo de bala perdida. As religiões se respeitam e não existem sensuras religiosas por se crer diferente do outro, não existem fundamentalismos nem cristão nem muçulmano e os ritos africanos não são sensurados. Todos partilham gostos, rítimos, músicas e danças diferentes. Não há corrupção nem bandidos de gravatas, não há exploração. Todas as pessoas são felizes e iguais, esse é o verdadeiro sentido da...

Felizcidadania!

Numa pequena ílha muito distante da quí, o povo se uniu para tentar implantar a felizcidadania. Fidel bem que tentou! Seu amigo Tche fez sua parte juntamente com Camilo Cifuegos e Raul Castro acreditaram ser possível construir uma sociedade feliz, mas... O boicote daqueles que nunca almeijaram esse tipo de sociedade é tão poderoso que leva muitos a pensar que é por causa da Felizcidadania que o povo está sofrendo. Os donos do boicote incendiaram canaviais e tentaram por várias vezes destruir o sonho de um povo, mas o sonho foi mais forte que o boicote, e eles sobreviveram.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo boicote há mais de 30 anos, os habitantes da ilha conseguiram construir uma escola universal e um tipo de universidade invejavel onde todos podem frequentar. A saúde deles é a melhor e o analfabetismo é quase zero. Todas as crianças frequentam escolas, todas praticam esporte e todas conhecem o valor que tem a sua terra. Seus ídolos são os valentes revolucionários de Sierra Maestra e não os astros de Holyhood.

Lá na ílha, há uma consciência diferente da nossa, eles se sentem latinos americanos, e nós, nos sentimos apenas brasileiros. Alienados e isolados do resto da América Latina, nos nos tornamos prisioneiros num vasto território de 8,5 milhões de Km2 onde dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) constatou que 5,1% da população vivia com até US$1.00 por dia enquanto que 17,4% estava abaixo da linha da pobreza em 1998. Esses percentuais avançaram para 9% e 22%, respectivamente, em 1999, significando que 37 milhões de brasileiros eram pobres. Segundo o professor Marcelo Neri, cerca de 50 milhões os brasileiros que vivem em condições de pobreza. Esse número se constitui em quase 1/3 da população brasileira, mas chega a 46%, quase a metade, quando se considera a população com menos de 16 anos. Curiosamente vemos nos noticiários uma propaganda a favor do boicote da ilha, onde se faz questão de divulgar as fugas de atletas cubanos, criticam o governo da ilha e o chamam de ditador, mas a pior ditadura está aqui: é a fome, a pobreza, a miséria, o analfabetismo e... A pior distribuição de renda do planeta. Por que a mídia burguesa não mostra os milhares de brasileiros que vivem exilados na fome e na miséria? Por que não mostra aqueles que vivem ilhados, não na ilha de Fidel, mas no Brasil? Por que a mídia burguesa e capitalista não mostra essa os milhões de brasileiros que vivem ilhados no analfabetismo? Por que não mostra os milhões de brasileiros que tentam fugir do nosso imenso país para tentar a vida nos Estados Unidos? Milhões de brasileiros fogem do Brasil... Por quê? O capitalismo daqui não é tão bom? Por que, se a nossa LIBERDADE é de fato tão boa? Liberdade... De quê? Pra passar fome? Liberdade para ir para o lixão tentar matar a fome com um pedaço de pão velho e seco? Liberdade para concorrer com os ratos, ratazanas e os urubus? Liberdade para catar papelão? Que liberdade é essa? Onde os professores não podem ensinar, exceto, se utilizarem uma CARTILHA NEOLIBERAL? Precisamos ensinar o verdadeiro sentido do patriotismo, e nisso, a ilha de Fidel tem muito a nos ensinar. Uma pequena ilha acreditou e continua acreditando que é possível construir uma sociedade onde todos os cidadãos são felizes. Eu também acredito na...

Felizcidadania!