POR QUE APENAS O ROCK ?

Dias atrás, eu lia um artigo do antropólogo Claude Lévi Strauss, onde ele dizia que o Rock era o lado podre da civilização ocidental, e um tanto melancólico, afirmava que música , era Beethoven, e literatura, Diderot.

É, temos que concordar com o velho sábio, em parte. Por que apenas o Rock representa o lado sujo da cultura ocidental? Entre tantas coisas terríveis surgidas nesse canto do planeta: o Nazismo, o Fascismo, e outros ismos, que com sua brutalidade causaram e causam tanto mal a vida das pessoas.

Porém , o autor de Tristes trópicos , responsabilizou apenas o Rock'n Rool pelas desgraças do nosso tempo. E as guerras, as perversões sexuais? É evidente, que eu, na minha condição ínfima, intelectualmente falando, não tenho argumento para ir de encontro a uma autoridade, em se tratando da história humana, como Claude Lévi Strauss, nem é a minha pretensão, até porque eu nem sou muito chegado ao Rock.Aliás nem gosto de rock. Na adolescência, eu ouvia uma canção ali outra acolá. Um Elton John cantando Crocodile rock, The Police, Every Breath You take; era esse,o meu gosto musical do Rock´n Rool. Nada além disso.Acredito que não chegou a trazer prejuízo para àquele período da minha vida.

É claro que existe o lado obscuro , envolvido nesse gênero musical, como a apologia as drogas, a violência,a degração sexual , enfim, os péssimos exemplos que os ídolos passam para os seus fãs, em especial , os jovens.Há até culto satânico, que pode ser apenas uma forma de promoção da imagem desses artistas , excêntricos e espertos.Portanto, temos que reconhecer o lado nocivo do Rock´n Rool, mas não ao ponto de ser o único elemento perturbador da civilização ocidental.Mais uma vez, reafirmo , discordar do velho sábio, da sua análise sobre os males do nosso dia- a -dia.

É, enquanto eu estava escrevendo esta crônica, no DVD, estava tocando o grupo alemão Scorpions, a canção , Wind of Change , que significa, vento da mudança. Uma referência a queda do muro de Berlin, o fim do comunismo no leste Europeu. Pois é, como se pode vê, O Rock´n Rool não é tão mau assim.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 01/07/2008
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T1060150
Classificação de conteúdo: seguro