Vida e morte do SAPO BARNABE ( historia VERIDICA)

Nao tenho certeza se meu pai e um genio, ou e um louco...

mas tenho certeza que as experiencias dele foram responsaveis pelo meu encontro com o Sapo Barnabe!

No vilarejo em que moravamos ( antes de virar cidade) mesmo que ainda continue um vilarejo... Meu pai versatil, resolvia todos os problemas domesticos, todos o problemas da cidade...( qualquer problema que nao fosse sentimental! Mas eletrico, mecanico, fisico e quimico, quantico... qualquer coisa!)

Ele e do tipo que tem Nitroglicerina no armario entre cacarecos, parafusos, dinamite, excencias, fios pregos e ferramentas que dao inveja a qualquer Loja de equipamentos, fora os livros e cadernos de anotacoes acomodados em uma oficina que esta subdividida em comodos que ocupa toda a lateral do terreno da casa, que nao e pequena...e sem contar das bugigangas espalhadas pelo patio. Ahhh ia esquendo dos suplementos agriculas, soro anti olfidico e farmacia veterinaria.

As pessoas o chamavam de professor Pardal, outros de Macgiver...cientista louco.

e ainda continuam chamando ,ele continua resolvendo os problemas da City, coisa que minha mae...detesta, porque levanta 20 vezes da frente do computador e da concentracao de escrever as poesias que se dedica, para atender as pessoas que ficam batendo a porta, telefonando...chamando e o solicitando-o o tempo todo...Acho que nem o medico oficial da cidade recebe tantos chamados quanto ele.

Nao lembro que idade tinha, pergunta no ar.....para que minha mae comente quando ler este texto ( SERA QUE TE LEMBRA MAE?) Quando meu pai colocou em pleno funcionamento a LR-1 (Uma Lambreta adaptada ao quadro de uma Romiseta) que se transformou num Kart....

( Pra quem nao sabe ou nao lembra Romiseta e um carro italiano de tres rodas e teto solar que mais parece um cascudo e que a porta de entrada e pela frente do carro) Ele havia comprado duas, Uma amarela inteirinha que quando saiu na rua pela primeira vez... No minimo uns 10 moleques saiam correndo atras gritando em coro...

Olhem ,Olha la o seu Riquinho pilotando um disco Voador!!!!! ( Riquinho e o apelido de infancia...do qual ele e mais conhecido entre tantos outros condinomes...

Da outra Romiseta que estava em pessimo estado, ele usou para sua engenhoca..e foi desta que ele fez o incrivel KART, do qual eu acho que com 10 ou 12 anos pilotavamos.... nao me pergunte a quanto por hora aquilo andava porque felizmente naquela epoca eu nao tinha a preocupacao de olhar para nada que tivesse ponteiros..

So sei que foi na LR-1 que eu e meu irmao( mais uma cambada de moleques) constumavamos aterrorizar a cidade levantando uma nuvem de poeira tinhosa que fazia inveja a um Helicoptero aterrizando numa estrada poeirenta de chao de qualquer parte do mundo!

Nos nos revezavamos no uso...

(Ate o dia que meu pai vendeu a geringonca porque estavamos levando ele a falencia, gastando 1 tanque de gasolina por dia)

Aquilo nao tinha nenhuma protecao, e alcancava boa ( mt boa velocidde) alem de ter uma aerodinamica fantastica por conta da metade de lambreta soladada la atras...

So um pai completamente doido ou especialmente confiante, iria deixar dois filhos que nao eram santos o dia todo em cima daquilo pra la e pra ca... (NO CASO ELE E OS DOIS, DOIDO E CONFIANTE)

Mas, por sorte do destino a unica coisa triste que aconteceu foi o atropelamento de algumas galinhas de um senhor que se chamava Elias Batuqueiro e mantinha em casa um terreiro de Umbanda, Quimbanda e sabe mais Deus o que.

E foi exatamente, nas imediacoes da casa do Tal sr. Elias onde a cidade era menos habitada, que passamos a levantar as nuvens de poeira... depois das reclamacoes gerais da nacao e para o bem da cidade, Passamos a respeitar a zona urbana.

Foi la, que tive meu encontro com o sapo barnabe.... eu e minha prima Simone fazendo curvas arriscadas numa encruzilhada, descobrimos o que seria um despacho...oferenda, ou como vulgarmente chamado:

Batuque na encruzilhada!

Parei imediatamente, era um bem grande!

Pipocas, champagnes, velas,comidas, folhas de palmeira e...algo se mexia debaixo de uma das folhas, fui ver o que era, quando a minha prima medrosa em aterrorizada percebendo que eu estava quase pisando naquela oferenda toda, gritou.

_Ta doida??? Nao mexe ai, nao ve que isso e coisa do mal? O mal vai ir todo pra ti...podemos sofrer um acidente, morrer...ficar doentes..

Mas a curiosidade e algo terrivel para alguem que nasceu curioso.

E fui levantar as folhas e percebi um sapo...que me olhava com cara de quem ve uma cobra.

E na situacao que o pobre se encontrava...ele teria que ter muito medo mesmo, nao havia a minima possibilidade de escapar, estava amarrado e com a boca costurada com uma linha vermelha...alem de desidratado visivilemente chateado na condicao de prisoneiro exposto ao sol.

Na duvida, se eu estava ou nao comentendo uma ofensa a algum santo se eu o tirasse de la, lembro de ter feito o sinal da cruz...

e sem bolsos, bolsa, porta luvas ou porta malas...enrrolei o sapo na minha camiseta e dei um no improvisando uma bolsa a moda canguru.

Como se nao bastase a gritaria da Simone, distante da coisa toda uns 3 metros ,mas que seus berros podiam ser ouvidos a 3 kilometros...

Um Negrinho que ia passando, me advertiu.

_OOOO Guria!!!Devolve o sapo, o sapo ele e do santo da encruzilhada...Isso e oferta, nao pode ser mexido, devolve o sapo.

Olhei para o negrinho e disse...que tipo de santo e esse que vai querer um sapo morto a mingua? E santo mesmo?

E ele disse, meio assustado...pode ser do diabo.E ele vai mandar demonios, buscar o sapo

Bom, entao nesse caso, vao ter que buscar mesmo!!!

porque eu to indo...e o sapo tambem.

Nao teve cristao, de convencer a Simone a voltar para casa comigo na entitulada ( LR-1) ou seja no SUPER KART. Voltou a pe 3 ou 4km com um sol de rachar na cabeca, convencida que eu ia morrer imediatemente ou a qualquer momento, mas estava curiosa em saber se eu ia sobreviver e se o sapo tinha um bilhete costurado na boca...,Sabia que eu ia desamarra-lo e descostura-lo e tratou de voltar rapido.

Foi o que eu fiz imediatamente quando cheguei em casa, sem contar nada para minha mae, que podia exigir que eu levasse o sapo para longe...( Nao tinha certeza se ela iria fazer isso ou nao, mas ..pra que perguntar se a resposta pode ser NAOOOOOOOOO)

Munida de estojo de primeiro socorros, band-aid,tesoura, bacia com agua limpa..corri para debaixo de uma arvore no jardim , a mesa de cirurgia era uma lata emborcada de cabeca para baixo e la, fui devolvendo a liberdade primeiro da boca do pobre, quando estava para soltar os ultimos pontos da boca do sapo...

Simone entra pelo portao do Jardim ainda gritando:.

Esse sapo vai te morder!!!!

Parei...pensei hesitante....e continuei......Entao descobri que a minha vontade de ajudar o sapo era maior que o meu medo de levar uma mordida...e eu tambem nasceu uma outra curiosidade a de descobrir se sapos tem dentes, era a primeira vez que pensava nisso e podia ter uma resposta imediata.

O segundo a chegar foi meu irmao, me advertindo que o sapo ia mijar em mim ( ja tinha feito) e que onde o xixi do sapo escorrese ia virar um ( cobreiro) ou seja uma pereba de pele feiosa!

Continuei...o salvamento ignorando tudo.

Entre uma tesourada e outra, ia molhando o sapo na bacia de agua com a intencao de hidrata-lo....

Junior, meu irmao entrou na casa subitamente...( e imaginei que ele iria me denunciar a minha mae) mas ele voltou com o Manual do Escoteiro debaixo do braco que entre orientacoes de como fazer fogo usando um graveto, e armar uma barraca, continha algumas informacoes sobre animais perigosos que podem ser encontrados na natureza, entre eles Anfibios,Anuros etc...

( diga-se de passagem que o manual do escoteiro nao era nenhum livro tecnico,era um lancamento da Disney onde os escoteiros nada mais eram do que os sobrinhos do pato Donald) Embora contivesse informacoes mil...Um verdadeiro Glosario de como sobreviver a um acampamento.

Lendo,

Descobriu que os sapos bebem, agua pela pele. e motivado com o salvamento quiz aplicar uma injecao de agua subcutanea no pobre Barnabe.

Tentando me convencer de que era absolutamente necessario faze-lo.

__Permiti, aplicou 5cm de agua filtrada e o sapo ficou gordo mal podia pular, estava desconfiada da eficiencia daquilo mas certamente se bebem agua pela pele, estava em fim hidratado...tanto que podia se afogar nele proprio.

E Simone por sua vez, curiosa em saber se eu tinha encontrado um bilhetinho na boca do sapo com o nome de alguem, que significava que uma pessoa iria morrer... e a cidade era um vilarejo todo mundo conhecido..., podia ser atestado a eficacia da oferenda.

E meu irmao dizia, ja pensou se encontra um dos nossos nomes ai???

Simone tremia.

E ainda com a morbida curiosidade de se ia me acontecer algo por ter

ofendido, roubado,algo que pertencia ao alem.

No fundo eu estava tambem preocupada em ter que dar explicacoes ao demo...mas ja sabia o que dizer, caso acontecesse.

Bom, se alguem havia colocado um bilhete na boca do sapo. Pude atestar duas coisas, que sapo nao tem dentes, e que ele havia jantando o bilhetinho com o nome do cidadao.

Limpo e salvo, assepsia feita com agua oxigenada e tratado com azul de metileno e mercurio, eu o soltei na Floresta amazonica...( ou seja o jardim da minha mae) onde ha tantas arvores, e tantas flores e tantos outros sapos, lagartos, se bobear ate mesmo macacos, e oncas..)

Onde e impossivel enxergar a casa de quem passa pela rua.

Se naquele tempo era assim imagine agora.

( Ainda mais agora que ela resolveu pintar a casa de verde, e as janelas e portas de verde tambem) Curioso!!!! Isso fez lembrar que nao consigo encontrar nenhuma fotografia dela que ela nao esteja vestindo verde tambem....sera isso algum tipo de compulsao???

O fato e que O Sapo Barnabe estava livre, meio atordoado diga-se de passagem, mas bem melhor do que eu o havia encontrado.

Deixei na patinha dele um colar de identificacao, ou seja um fiapo de la colorida, para identifica-lo no futuro...nunca mais eu o vi...

Foi meu primeiro resgate, mas nao tinha certeza do sucesso da operacao porque nao tinha como acompanhar o paciente...

Desejava saber se ele estava bem, passei muitos dias em expedicao no Jardim, rastejando entre as arvores, enfiando a mao em ramadas, arredando pedras e vasos...mas nada!

Embora estivesse convencida que ele estava vivo, escondido em algum lugar,

Tinha apenas a ideia de que tinha feito o meu melhor e inclusive lhe dado um nome...

E tinha descoberto que sapos nao mordem, que o xixi deles e inofensivo e que nenhum capeta tinha vindo me assombrar pelo fato de tirar ele do meio da encruzilhada...

O tempo passou,nao faco ideia de quanto tempo, mas passou...dois ou tres meses talvez.

Num periodo de tempo de verao ainda, que todos rezavam por chuva embora estivessemos no sul, meu pai chega do trabalho certo dia e diz:

_ Vai chover!!! Pode saber que vai!!!

_ Porque?? Pergunta alguem,nao ha nenhuma nuvem no ceu

Ele responde

_ Porque tem um sapao morto ali na estrada!!!( e uma crendice popular nao sei se do sul ou em de todo o Brasil)

Sai correndo de onde estava, e...la estava o Barnabe, que tinha vivido por alguns meses, que significava que eu o tinha salvo de fato.

O Fiapo colorido encardido ainda amarrado na pe,nao deixava duvidas, la estava o Barnabe de barriga para cima...

Fora atropelado! Provalemnte por algum moleque de bicicleta. Havia atravessado a Floresta Amazonica ...e encontrado o seu destino.

o de Morrer na estrada.

Convidei a Simone para o Funeral!!!

Chorei...

E fiz uma sepultura entre as flores...e pedras, entre as heras na sombra.

E essa foi a estoria do meu primeiro salvamento, e a estoria de vida e morte do Sapo Barnabe!!!

Que me rendeu piedade e simpatia pelo bixo.

onde as pessoas associam com ignorancia e crendices a imagem dos anfibios em geral com o mal, como feios e repulsivos.

Mas se dedicasem alguns minutos para ler sobre e vida fascinante dos sapos e ras, verificariam com admiracao de como protegem a familia, sao criativos e fazem coisas incriveis..alem do que pesquisadores tem descoberto substancias muito importantes na pele dos sapos e ras, com propiedades fabulosas na area de farmacologia ( diga-se de passagem que nao e nescessario disseca-los para pesquisa, uma vez que tem pele permeavel e liberam substancias quando manipulados)

Os pesquisadores tem notado o desaparecimento de algumas especies que sao importantes para o ecosistema, algumas salamandras ja desapareceram...

A melhor maneira de preserva-los e preservando o habitat natural e tambem esquecer lendas e crendices, O intituto Butantan tem informacoes sobre os anfibios e ha tambem varios sites na internet que falam sobre a vida e comportamento facinante deste grupo.

***** Bom, quem ama o feio, bonito lhe parece******