V de vitória agora é V de vago

Sou desses caras que andam usando orkut, um site de relacionamentos, mascaramentos, esnobamentos, idiotamentos e algumas poucas coisas proveitosas. Mas o que quero dizer é sobre o reflexo da sociedade no orkut, por este site agente consegue tirar infinitas imagens e situações do cotidiano contemporâneo, quase sempre infelizes. Hoje minha indignação é sobre as fotos dos álbuns dos usuários dessa droga chamada orkut.

Sempre que vou ver algum álbum de fotos de alguma pessoa conhecida minha, em especial das meninas, tem lá: elas com os seus rostinhos sorridentes (normal), algumas de corpo todo e paisagem atrás (normal também), mas o que me mata são aqueles dois dedos em forma de V, popularizado pelos políticos, dito: gesto da vitória, ou Hare Hare pelos ripees. Aquele gesto domina em maioria das fotos. Ele remete à vontade de passar alguma mensagem, o jovem que ser ouvido, quer ter sua ideologia, sua luta, mas este V se tornou um absoluto vazio, um V vago, um V de que não tem o que falar, de quem não sabe porque ou por quem lutar, um V de preguiça (onde preguiça tem V? Nesse caso em tudo), preguiça de pensar numa foto, pose, mensagem, etc...

Com essa educação mixuruca. Com os novos brinquedos, todos feitos, prontos pra brincar, fácil de montar e jogar, com as novelas altamente previsíveis, os filmes(principalmente "holiúdianos)" e tudo mais que não pede ao menos um esforço de raciocínio, as crianças, a nova geração, acabam se acostumando com as mediocridades, com as coisas vagas e fáceis como as frases de refrigerantes ("é o que é"), muito usadas. E tudo isso reflete numa foto postada, num gesto inútil e sem sentido e a foto reflete não só a sua imagem mas muitas vezes a maneira de pensar, de agir reflete uma parte de quem você é, o que é, o que quer... (é o que é)

_ A mensagem não importa, não pense, olhe meu rosto, meu corpo e minha máquina nova de frente ao espelho, olhe como sou feliz. É a mensagem entre linhas que vejo na maioria das fotos, agora me pergunto se eu não deveria parar de usar esse site simplesmente pela sua mediocridade, mas acho que não, pois de tudo posso tirar algo bom, como essa crítica e, do orkut ainda, apesar de tudo, consigo tirar muita coisa boa. Eu só queria que esse V não se tornasse V de vago ou de vazio, menos ainda de vitória política. O melhor mesmo é o famoso e esquecido paz a amor. Mas pra isso ainda precisa de muitos gestos, de punho cerrado pra luta, de C de consciência, de Educação, de cifre(rock) de inquietação e alguns outros ainda não inventados.

Vixi, estou ficando com medo, do V vago, vazio, vitória, vixi...

Enzo Pinho
Enviado por Enzo Pinho em 15/07/2008
Reeditado em 01/08/2008
Código do texto: T1081750