Mata-Leão

E pisei no tatame mais uma vez, depois de tanto tempo, voltam as lembranças, o cheiro característico de palha e lona que os tatames exalam.

Fiz a reverência, típica do povo japonês, saudando com respeito Mestre Jigoro Kano, do Judô, e todos os mestres das mais variadas formas de luta, como Funakoshi do Karatê, Ueshiba do Aikidô, e o Clã Gracie do Jiu-Jitsu brasileiro.

Mais uma vez estou aqui, no lugar onde me sinto em casa, entro com coragem, respiro e digo baixinho "quem teme perder, está completamente derrotado", mentalizo o velho ditado de Mestre Jigoro Kano, que diz que "o judoca não se aperfeiçoa para lutar; luta para se aperfeiçoar".

É isso, não preciso estar no tatame, pois minha luta é diária, é uma luta contra o tempo, contra tudo o que tenta me afastar das boas ações, me arrastando para os pecados, principalmente da vaidade, do despeito e da ambição exacerbada.

O combate é estratégico, não é apenas força, é alavanca, é utilizar a fúria do mundo como impulso para uma vitória.

Se levou um estrangulamento, um mata-leão bem aplicado, você pode bater, isso é, sinalizar dando três tapinhas no adversário e desistir, pois quando se resiste, corre-se o risco de apagar por alguns segundos, sair do ar, e consequentemente, ou fica com medo pelo resto da vida, ou volta mais decidido, mais seguro e consciente de sua força interior.

Mas quando você realmente criar a fibra de um lutador, vai conseguir resistir, e mesmo durante toda dificuldade de estar sendo subjugado manter o pensamento firme: "apago, mas não bato"...

BORGHA
Enviado por BORGHA em 24/07/2008
Código do texto: T1095489
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.