AS VERDADES DA VERDADE.

Temos na evolução histórica da humanidade, que o ser humano, desde seus primórdios, busca incessantemente interagir numa roda viva de dominadores e dominados. É a necessidade estrutural de uma sociedade, onde alguns se destacam pelo seu instinto de liderança sobre outros que necessitam ser liderados.

Essa liderança pode ser imposta pela tirania ou simplesmente pela hereditariedade, como nos atestam os relatos existentes até o século XIX (ou até mesmo em casos isolados de nossa atualidade).

À partir da Revolução Francêsa, a humanidade despertou para uma nova Era. A fraternidade e a liberdade começavam a ditar os princípios daquilo que hoje é a espinha dorçal do mundo atual. Desde então, a dominação pela imposição começou a perder forças diante da conciência popular que as classes dominadas passaram a ter sobre a sua força dentro da sociedade. A dominação "física" dá lugar à dominação "mental".

Dentro desse contexto, os "novos líderes" passaram a veicular junto aos dominados a necessidade de se viver por um conjunto de verdades que expressam bases fundamentais para o bem viver. Passemos a analisar algumas dessas verdades.

A Verdade Capitalista. O bem estar está na necessidade da liberdade irrestrita dos mercados - mesmo que essa liberdade represente a predominância de uns poucos povos em relação a outros sob o jugo econômico, o que causa cenários de profunda riqueza junto a outros de penúria completa.

A Verdade Socialista. O Estado deve ser o detentor de todos os meios pelos quais a sociedade irá se beneficiar como um todo - mesmo que isso signifique uma tirania disfarçada.

A Verdade Religiosa. Aqui fica difícil saber para que lado olharmos. Temos tantos "enviados" de Deus que não sabemos à qual nos aliarmos.

A Verdade Científica. É um conglomerado de pessoas de um lado defendendo teses sobre revoluções genéticas, de outro tentando explicar os motivos de tsunamis, furacões, camada de ozônio, etc... Tudo em prol de benefícios comerciais, religiosos, morais, e por ai vai.

A Verdade Espiritual. Nela se juntam capitalistas, socialistas, religiosos, cientistas, todos unidos dentro de seus interesses econômicos para justificar tudo aquilo que para outros é injustificável.

Se o texto se estender sobre outras tantas verdades, irei torna-lo mais enfadonho do que já está. Entretanto, minha real intenção é enfocar a "verdade indivídual" de cada um. O que aqui coloco servirá como introdução para o próximo trabalho, que, prometo aos amigos, tentarei realiza-lo de uma maneira mais agradável.

espírito do mar
Enviado por espírito do mar em 11/02/2006
Código do texto: T110473